Talk:Web 2.0 e suas potencialidades em contexto educativo

From Web 2.0
Jump to: navigation, search

O título deve referir a aplicação destas tecnologias em Educação. A estrutura está adequada, sendo bom que a organização das secções seja uniforme. Convinha ter uma breve secção de Introdução que contextualize o trabalho neste PD e nesta uc e que apresente e justifique a estrutura adoptada. Isso ajuda a resolver o problema que tiveram sobre “como começar?” e que se percebe ao ler-se a primeira frase que está um pouco “xoxa”. Também a primeira frase da secção 1.2 deve saltar para a introdução. A numeração das secções no índice precisa ser afinada. A utilização indiferente dos termos “plataforma” e “ferramenta” parece-me ambígua. É mais correcto falar em ferramenta qd se trate de instrumentos de suporte ao desenvolvimento (PodOmatic p ex); qd se referem aos serviços web 2.0 será melhor falar em plataformas. Um blogue não é uma rede social (Twitter é parte blogue parte rede social)? Pelo menos de 1ª geração? Seia bom experimentar montar um blogue com a estrutura indicada como forma de demonstrar a exequibilidade da ideia. Não se percebe a parte final desta citação: “Um microblog pode ser visto como um blogue que é restrito a 140 caracteres por post, mas é reforçada com instalações de redes sociais”. Qual é a ideia de fazer a referência ao crowdsourcing?? O que é que isto tem a ver com o tema do trabalho? A secção sobre utilização de micriblogues nas aulas de CN precisa de ser mais específica, através de um exemplo concreto e não ficando apenas pelas generalidades. Seria interessante tb experimentar um cenário real de interação num microblogue criando contas e partilhando alguns tweets entre os membros do grupo. A secção 5.2 está muito extensa, havendo alguma repetição de conceitos/ideias. Vale a pena reorganiza-la, sistematizando melhor as ideias que se pretendem transmitir. No exemplo referido na 5.3 falta explicar qual o objectivo pedagógico do exercício proposto aos alunos e como é que o podcast contribui para isso. A lista de bibliografia é muito extensa. Provavelmente isso resulta do reaproveitamento de materiais já antes desenvolvidos para outros efeitos. Isso não é um problema desde que a autoria desses trabalhos seja dos autores deste trabalho, mas deve ser explicado na apresentação oral.



web1 para web2.0

Faz sentido no trabalho embora já seja uma caraterização muitas vezes feita. Nesse sentido, tentaria manter essa secção curta e avançar para a caraterização das ferramentas.


Plataformas web2.0

Como tratam diferentes tipos de plataformas sugiro que avancem rapidamente para as sub-secções: blogues, wikis, microblogues... Bastará uma apresentação muito sucinta para depois se avançar para a secção da plataforma em causa. Será mais correto que os exemplos de cada plataforma apareçam no texto da sub-secção e não no introdutório.

As ferramentas estão corretamente referenciadas. Mas podem incluir alguns screenshots na wiki.

Evitar texto na 1ª pessoa

Procurem evitar muitas referências citadas por outros. Procurem consultar os documentos originais.

Os cenários surgem corretamente apresentados no final da secção de cada plataforma. Em termos de conteúdo partilhos as notas do prof. Ramos.

Personal tools
Namespaces

Variants
Actions
Navigation
Toolbox