AlessandroBavari
From LABMM1_IDE
AndreiaCouto (Talk | contribs) (→Análise Crítica) |
AndreiaCouto (Talk | contribs) (→Análise Crítica) |
||
| Line 139: | Line 139: | ||
Para ser sincera, nunca tinha ouvido falar do autor Alessandro Bavari. Mas uma vez que para o trabalho de Estudos Autónomos da disciplina de Imagem Digital Estática era necessário pesquisar um autor relacionado com o tema por mim escolhido: “Imagem e Tratamento Fotográfico Digital”, decidi perguntar a um dos meus irmãos se conhecia algum fotógrafo interessante. O meu irmão mostrou-me trabalhos de vários autores, uns mais conhecidos do que outros, mas assim que vi os projectos de Alessandro Bavari, fiquei deslumbrada, apesar de serem trabalhos assustadores. Despertou-me um grande interesse em conhecer melhor Bavari. | Para ser sincera, nunca tinha ouvido falar do autor Alessandro Bavari. Mas uma vez que para o trabalho de Estudos Autónomos da disciplina de Imagem Digital Estática era necessário pesquisar um autor relacionado com o tema por mim escolhido: “Imagem e Tratamento Fotográfico Digital”, decidi perguntar a um dos meus irmãos se conhecia algum fotógrafo interessante. O meu irmão mostrou-me trabalhos de vários autores, uns mais conhecidos do que outros, mas assim que vi os projectos de Alessandro Bavari, fiquei deslumbrada, apesar de serem trabalhos assustadores. Despertou-me um grande interesse em conhecer melhor Bavari. | ||
Achei os trabalhos bastante curiosos, pois lembram-me o [http://www.hieronymus-bosch.ru/ Pintor Flamengo Hieronymus Bosch], moldados numa forma de representação visual única e deliciosamente surrealista. A abundância de detalhes curiosos e a interligação de elementos metafóricos provenientes de várias mitologias culmina, a meu ver, num trabalho original. Alessandro Bavari adquiriu o hábito de fotografar constantemente seres humanos e animais, objectos, elementos arquitectónicos, paisagens, materiais, fósseis, entre outros. Utiliza a manipulação digital nos seus trabalhos, desenvolvendo uma linguagem artística muito própria. Utiliza produtos orgânicos e industriais, antes de incorporar o processo fotográfico, seguido-se então a digitalização em computador, utilizando exclusivamente o Photoshop. | Achei os trabalhos bastante curiosos, pois lembram-me o [http://www.hieronymus-bosch.ru/ Pintor Flamengo Hieronymus Bosch], moldados numa forma de representação visual única e deliciosamente surrealista. A abundância de detalhes curiosos e a interligação de elementos metafóricos provenientes de várias mitologias culmina, a meu ver, num trabalho original. Alessandro Bavari adquiriu o hábito de fotografar constantemente seres humanos e animais, objectos, elementos arquitectónicos, paisagens, materiais, fósseis, entre outros. Utiliza a manipulação digital nos seus trabalhos, desenvolvendo uma linguagem artística muito própria. Utiliza produtos orgânicos e industriais, antes de incorporar o processo fotográfico, seguido-se então a digitalização em computador, utilizando exclusivamente o Photoshop. | ||
| - | Nos três trabalhos acima apresentados, podemos verificar as técnicas anteriormente referidas. É notório que Bavari utilizou elementos humanos, objectos e animais nestes trabalhos, com o Photoshop conseguiu reunir todos estes elementos e transformá-los, dando origem a um trabalho final simplesmente | + | Nos três trabalhos acima apresentados, podemos verificar as técnicas anteriormente referidas. É notório que Bavari utilizou elementos humanos, objectos e animais nestes trabalhos, com o Photoshop conseguiu reunir todos estes elementos e transformá-los, dando origem a um trabalho final simplesmente fantástico. |
Recomendo, sem dúvida alguma a todas as pessoas, a pesquisa de mais trabalhos do autor Alessandro Bavari. | Recomendo, sem dúvida alguma a todas as pessoas, a pesquisa de mais trabalhos do autor Alessandro Bavari. | ||
Revision as of 03:59, 15 December 2010
Contents |
Estudos Autónomos - Imagem Digital Estática
Tema escolhido: A. Imagem e Tratamento Fotográfico Digital
Autor: Alessandro Bavari
Alessandro Bavari
Nacionalidade. Italiano
Idade. 47 anos, nasceu no ano de 1963.
Site Pessoal. Alessandro Bavari
Breve apresentação
Alessandro Bavari nasceu em Abril de 1963, em Latina, uma cidade costeira do Sul de Roma. Cresceu numa família italiana-francesa e frequentou uma Escola de Artes, onde começou a fazer fotomontagens com apenas quinze anos de idade.
Poucos anos mais tarde, estudou Cenografia, Fotografia, História da Arte e outras matérias na Academia de Belas Artes, em Roma.
Durante estes anos, adquiriu o hábito de fotografar constantemente seres humanos e animais, objectos, elementos arquitectónicos, paisagens, materiais, fósseis, entre outros. A partir do ano de 1993, passou a utilizar a manipulação digital nos seus trabalhos, desenvolvendo uma linguagem artística muito própria e utilizando produtos orgânicos e industriais antes de incorporar o processo fotográfico, seguido-se então a digitalização em computador. Alessandro Bavari usa exclusivamente o Photoshop nos seus trabalhos. As suas obras são caracterizadas pelo Surrealismo Moderno.
Alessandro Bavari vive e trabalha em Itália. O seu currículo é notável e, para quem gostar do que vê, é recomendável visitar o seu site.
Projecto "Sodoma e Gomorra"
Quanto ao projecto "Sodoma e Gomorra", um trabalho de 2000, Alessandro Bavari diz:
"É um projecto sempre em aberto, ao qual continuarei a acrescentar outros trabalhos. É um projecto em constante expansão, como seriam Sodoma e Gomorra se tivessem sobrevivido à Ira Divina: uma expansão irracional, caótica, exuberante e espontânea, tal como a de todas as cidades modernas."
“Sodoma e Gomorra” são, de acordo com a Bíblia Judaico-Cristã, duas cidades cheias de pecado e depravação que teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre descido do céu. Segundo o relato bíblico, as cidades e os seus habitantes, os Cananeus, foram eliminados por Deus devido à prática de actos imorais. A expressão "Sodoma e Gomorra" aplica-se, às cinco Cidades-Estado do Vale de Sidim, no Mar Salgado ou Mar Morto. Eram elas: Sodoma; Gomorra; Admá; Zebolim e Bela.
O Vale de Sidim (Vale dos Campos) era descrito como um lugar paradisíaco. Ocupava uma área aproximadamente circular no vale inferior do Mar Salgado, actualmente, submerso pelas suas águas. O Vale do Rio Jordão situa-se numa importante falha tectónica que desce abaixo do nível médio do mar. A referida destruição poderia muito bem ter sido originada por um forte sismo que tivesse desencadeado a actividade vulcânica.
Não havendo certezas quanto à causa da destruição destas cidades, sabe-se pelo menos que a criatividade de Bavari foi "provocada" por este mito bíblico e com bons resultados.
As Cidades do Pecado
Algumas fotografias do Projecto de "Sodoma e Gomorra":
Sites com informação adicional
1. http://laizek.com/2010/03/homem-do-dia-alessandro-bavari/;
2. http://obviousmag.org/archives/2010/03/sodoma_e_gomorra_as_cidades_do_pecado_-_alessandro.html;
3. http://www.adobe.com/uk/print/gallery/bavari/index.html;
Três Trabalhos de Alessandro Bavari
1.
2.
3.
Análise Crítica
Para ser sincera, nunca tinha ouvido falar do autor Alessandro Bavari. Mas uma vez que para o trabalho de Estudos Autónomos da disciplina de Imagem Digital Estática era necessário pesquisar um autor relacionado com o tema por mim escolhido: “Imagem e Tratamento Fotográfico Digital”, decidi perguntar a um dos meus irmãos se conhecia algum fotógrafo interessante. O meu irmão mostrou-me trabalhos de vários autores, uns mais conhecidos do que outros, mas assim que vi os projectos de Alessandro Bavari, fiquei deslumbrada, apesar de serem trabalhos assustadores. Despertou-me um grande interesse em conhecer melhor Bavari. Achei os trabalhos bastante curiosos, pois lembram-me o Pintor Flamengo Hieronymus Bosch, moldados numa forma de representação visual única e deliciosamente surrealista. A abundância de detalhes curiosos e a interligação de elementos metafóricos provenientes de várias mitologias culmina, a meu ver, num trabalho original. Alessandro Bavari adquiriu o hábito de fotografar constantemente seres humanos e animais, objectos, elementos arquitectónicos, paisagens, materiais, fósseis, entre outros. Utiliza a manipulação digital nos seus trabalhos, desenvolvendo uma linguagem artística muito própria. Utiliza produtos orgânicos e industriais, antes de incorporar o processo fotográfico, seguido-se então a digitalização em computador, utilizando exclusivamente o Photoshop. Nos três trabalhos acima apresentados, podemos verificar as técnicas anteriormente referidas. É notório que Bavari utilizou elementos humanos, objectos e animais nestes trabalhos, com o Photoshop conseguiu reunir todos estes elementos e transformá-los, dando origem a um trabalho final simplesmente fantástico. Recomendo, sem dúvida alguma a todas as pessoas, a pesquisa de mais trabalhos do autor Alessandro Bavari.
Algumas exposições individuais
Junho.2010: (Fotografia), Argo Galleria "/ CENTRA - Centro de Estudos e documentazione Arte Moderna e Contemporanea ", Trento, Itália.
Março.2008: (Fotografia), Galleria de Faveri Arte – Lab 610 XL, Feltre, Itália.
Março.2004: (Pintura, Fotografia), "Operazione Contemporanea: 14 artisti + 2 Citta 'x 28 Chora", Itália.
Junho.2003: (Fotografia) Jungle Art Galerie, Paris, FRANÇA.
Setembro.2002: (Pintura, Fotografia), Mimi e Ian Rolland Arte e Comunicação Visual Center, Universidade de São Francisco, Fort Wayne, nos EUA.
Janeiro.2001: (Fotografia), ZoneZero, "Sodoma e Gomorra", México.
Maio.1997: (Fotografia) Latinafiori, Latina, Itália.
Fevereiro.1996: (Fotografia) PianoArt, Latina, Itália.
Janeiro.1996: (Ilustração) Mc Cann Erickson, Roma, Itália.
Junho.1987: (Pintura), Roma, Galleria Locali di Kaos, Itália.
Vídeos



