Annie Leibovitz

From LABMM1_IDE

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
(Biografia)
(Análise Crítica)
 
(43 intermediate revisions not shown)
Line 1: Line 1:
[[File:Annie-leibovitz-1.jpg|right]]
[[File:Annie-leibovitz-1.jpg|right]]
 +
Página de Estudos Autónomos realizada pela aluna Ana Sofia Paiva, nº 49997
=Biografia=
=Biografia=
-
Anna-Lou Leibovitz nasceu no dia 2 de Outubro de 1949 em Waterbury, Connecticut, filha de Sam e Marilyn Leibovitz. É a terceira de seis filhos: Susan, Howard, Annie, Paula, Phillip e Barbara.
+
Nascida no dia 2 de Outubro de 1949, em Waterbury, Connecticut, Anna-Lou Leibovitz tornou-se desde os anos 70 numa das mais conhecidas fotógrafas no mundo das revistas e celebridades.
-
A sua veia artística vem da sua mãe, que era professora de dança, e que adorava fotografar e filmar a família durante qualquer ocasião.
+
Um artista em Hollywood só recebe o verdadeiro estatuto de celebridade após ser capturado pelas lentes de Leibovitz. Quase todos já passaram por este tratamento: os actores Brad Pitt, Angelina Jolie, Scarlett Johansson, Natalie Portman, Meryl Streep, Tom, Katie e Suri Cruise, Demi Moore, o dançarino Mikhail Baryshnikov, os cantores Bruce Springsteen (fotografou a capa do aclamado album "Born in the USA"), John Lennon e Yoko Ono, Britney Spears, Beyoncé, os Presidentes Nicolas Sarkozy e Barack Obama com as suas famílias, e até a Raínha de Inglaterra.
-
Os Leibovitz mudavam-se com muita frequência, e praticamente viviam no carro da família. Susan refere no documentário "Annie Leibovitz: Life Through a Lens", que foi natural que as crianças se tornassem artistas pois viam o tudo através da janela do carro, uma visão emuldurada do mundo.
+
Em 2008, a fotógrafa foi o foco de um documentário, "Annie Leibovitz: Life Through a Lens". Família, amigos e colegas foram entrevistados sobre a sua relação com Leibovitz, assim como a própria, que conta histórias da sua vida e do seu trabalho. Foi com base neste documentário que a maior parte da biografia [http://wikis.ua.pt/lab1ide/index.php?title=Annie_Leibovitz_biografia aqui presente] foi escrita.
-
No final dos anos 60 a família Leibovitz muda-se dos EUA para as Filipinas, em consequência do recrutamento de Sam Leibovitz durante a Guerra do Vietname. Como forma de se distrair, Annie passava os seus dias a tirar fotografias na base onde o pai trabalhava.
+
=Bibliografia=
-
Acabou por regressar aos Estados Unidos para estudar no Instituto de Arte de São Francisco, ingressando no curso de Pintura, com o intuito de se tornar professora de arte. No verão seguinte decidiu fazer um workshop de fotografia, onde encontrou a sua verdadeira paixão.
+
*Photographs (1983)
-
Em 1970, Leibovitz candidatou-se a um lugar na recém-criada revista de musica, ''Rolling Stone''. O editor Jann Wenner, impressionado com o protfolio de Leibovitz, ofereceu-lhe um lugar como fotógrafa. Dois anos mais tarde, com 23 anos, Leibovitz foi promovida a chefe de fotografia, posto que ocupou durante 10 anos. Durante esse tempo, fotografou 142 capas para a revista.
+
*Photographs 1970–1990 (1991)
-
Foi devido à sua posição dentro da revista que teve a possibilidade de acompanhar a banda'' The Rolling Stones'' durante a sua ''tour'' internacional, em 1975.
+
*Dancers: Photographs by Annie Leibovitz (1992)
-
Em 1980, a revista enviou-a para fotografar John Lennon e Yoko Ono, que tinham lançado recentemente o album "''Double Fantasy''". Leibovitz queria fotografar o casal nu, mas Ono recusou-se a despir-se. Leibovitz diz que apenas tirou uma fotografia Polaroid dos dois, e soube logo que era perfeita. O resultado desta sessão foi a famosa fotografia de John Lennon nu, abraçando Yoko Ono. Apenas 5 horas depois, John Lennon foi assassinado em frente ao seu apartamento.
+
*White Oak Dance Project: Photographs by Annie Leibovitz
-
A fotografia foi a capa da edição comemorativa do cantor, e em 2005 a American Society of Magazine Editors nomeou-a a "melhor capa de revista dos últimos 40 anos".
+
*Olympic Portraits (1996)
-
Em 1983, Leibovitz começou a trabalhar para a revista Vanity Fair, onde ficou conhecida pelas suas fotografias provocantes de celebridades. Entre as milhares estão as fotografias de uma muito grávida Demi Moore e da actriz Whoopi Goldberg dentro de uma banheira cheia de leite.
+
*Women (1999)
-
Desde então, uma pessoa em Hollywood só recebe o verdadeiro estatuto de celebridade após ser capturado pelas lentes de Leibovitz. Quase todos já passaram por este tratamento: os actores Brad Pitt, Angelina Jolie, Scarlett Johansson, Natalie Portman, Meryl Streep, Tom, Katie e Suri Cruise, o dançarino Mikhail Baryshnikov, os cantores Bruce Springsteen (fotografou a capa do aclamado album "Born in the USA"), Britney Spears, Beyoncé, os Presidentes Nicolas Sarkozy e Barack Obama com as suas famílias, e até a Raínha de Inglaterra.
+
*American Music (2003)
-
Quase todas as suas fotografias são envoltas em polémica. Uma, que provavelmente todos nos podemos recordar por se ter tornado notícia em todo o mundo, é a fotografia da jovem cantora Miley Cyrus, mais conhecida pelo papel principal no programa infanto-juvenil "''Hannah Montana''", do canal ''Disney Channel'', enrolada num lençol. Miley, na altura, tinha apenas 15 anos, e por esse motivo muitos se revoltaram com a exposição captada pela fotógrafa.
+
*A Photographer’s Life 1990–2005 (2006)
-
Em 1998, Leibovitz juntou-se também à revista Vogue.
+
*Annie Leibovitz: At Work (2008)
-
A polémica mais recente de Annie Leibovitz é sobre a fotógrafa estar na eminência da falência. Leibovitz endividou-se ao contrair um empréstimo de 16,6 milhões de euros, e ao falhar no pagamento da sua dívida esteve prestes a perder os direitos de autor de todo o seu trabalho. Felizmente (para Leibovitz), conseguiu fazer um acordo, e manteve os direitos do seu trabalho [http://www.guardian.co.uk/business/2010/mar/09/annie-leibovitz-debt-deal].
+
=Prémios=
-
Annie Leibovitz tem três filhas: Sarah, nascida em 2001, e as gémeas Susan e Samuelle, nascidas em 2005, que concebidas com a ajuda de uma barriga de aluguer.
+
*''Clio Award'', em 1987, pela campanha da American Express
-
Leibovitz fotografou também para imensas campanhas, entre elas as campanhas da American Express “Membership”, da Gap, Milk Board, Louis Vuitton, Candies, e para a Disney, onde utilizou estrelas de Hollywood para recriar as histórias de fantasia fetiche da marca.
+
*''Infinity Award'' em Fotografia Aplicada, pelo Centro Internacional de Fotografia
-
Em 2008, a fotógrafa foi o foco de um documentário, "Annie Leibovitz: Life Through a Lens". Família, amigos e colegas foram entrevistados sobre a sua relação com Leibovitz, assim como a própria, que conta histórias da sua vida e do seu trabalho.
+
*''Barnard College Medal of Distinction''
-
=Bibliografia=
+
*''Commandeur dans l’Ordre des Arts et des Lettres'' pelo Ministro Da Cultura Francês
-
. Photographs
+
*''Living Legend Award'' pela Biblioteca do Congresso
-
. Photographs 1970–1990
+
*Um de 35 ''Innovators of Our Time'', pela Smithsonian magazine, em 2005
-
. Dancers: Photographs by Annie Leibovitz
+
*Primeiro e Segundo lugar no “''Top Forty Magazine Covers of the Past Forty Years''”, pela American Society of Magazine Editors, em 2005 (o primeiro pela fotografia de John Lennon e Yoko Ono, o segundo pela fotografia de Demi Moore nua e grávida).
-
 
+
-
. White Oak Dance Project: Photographs by Annie Leibovitz
+
-
 
+
-
. Olympic Portraits
+
-
 
+
-
. Women
+
-
 
+
-
. American Music
+
-
 
+
-
. A Photographer’s Life 1990–2005
+
-
 
+
-
. Annie Leibovitz: At Work
+
=Imagens Escolhidas (tratamento fotográfico digital)=
=Imagens Escolhidas (tratamento fotográfico digital)=
Line 70: Line 59:
Whoopi Goldberg como o Génio de Alladin numa imagem denominada de ‘Where a Whole New World Awaits’
Whoopi Goldberg como o Génio de Alladin numa imagem denominada de ‘Where a Whole New World Awaits’
-
=A visão da aluna=
+
 
 +
Técnicas de Software Utilizados: Composição e retoques na imagem e nas cores com a ajuda de um programa de Edição de Imagem (provavelmente o Photoshop)
 +
 
 +
 
 +
 
 +
'''CURIOSIDADE'''
 +
 
 +
Nesta galeria podem ver fotografias de backstage das sessões, que provam a utilização de técnicas de composição e edição nas imagens finais.
 +
 
 +
<gallery widts=100px heights=100px perrow=3>
 +
File:Beckhamprince_making_of2.jpg
 +
File:Lopez Anthony making of.jpg
 +
File:Whoopi_Goldberg_making_of.jpg 
 +
</gallery><br>
 +
 
 +
=Análise Crítica=
 +
 
 +
O motivo que me levou a escolher o trabalho da fotógrafa Annie Leibovitz para a realização deste trabalho de Estudos Autónomos foi o facto de sempre ter apreciado o trabalho desta artista. Não sabia se a autora tinha executado algum trabalho com manipulação e montagem evidente que poderia usar, pois Annie Leibovitz, por norma, não utiliza muita manipulação nas suas fotografias, a não ser com o intuito para tornar as imagens mais apelativas.
 +
 
 +
O trabalho que escolhi da autora foram três fotografias que fazem parte da campanha que esta realizou para a Disney, intitulada de ''Dream Portrait Serie''. Esta campanha consistiu em fotografias de celebridades no papel das personagens mais populares dos filmes infantis. As três fotos que escolhi foram: David Beckham no papel de Principe Encantado; Jennifer Lopez e Marc Anthony no papel de Jasmine e Alladin; e Whoopie Goldberg no papel de Génio da Lâmpada.
 +
 
 +
Achei que este trabalho foi bem executado, chegando a parecer muito realista, em especial a fotografia de David Beckham, à qual foi adicionado o fogo (provavelmente de um Dragão das histórias de encantar) que envolve a personagem e o seu cavalo branco.
 +
 
 +
Como forma de comparação, procurei encontrar imagens de backstage destas sessões fotográficas, para poder perceber o tipo de manipulação utilizada por Leibovitz nas fotografias. Cheguei à conclusão que todas as imagens foram fotografadas contra um fundo de cor sólida, que mais tarde foi trocado por um fundo específico para cada fotografia.
 +
 
 +
Na minha opinião, a escolha das celebridades foi um ponto alto destas imagens e penso que houve muita ponderação da parte da fotógrafa na escolha. Beckham retrara perfeitamente o ideal de Príncipe Encantado do século XXI, a cumplicidade entre o casal Lopez e Anthony pode ser percepcionada na sua linguagem corporal, assim como está bem retratada a personalidade leve de Goldberg, conhecida pelas personagens extravagantes que desempenhou em diversos filmes de comédia. Sem estas pessoas a representar estes papéis, provavelmente o resultado não seria o mesmo. A caracterização das personagens através da roupa também ajuda a encaixá-los perfeitamente no resultado final.
 +
 
 +
O tratamento da cor também não foi dispensado nesta série. Estas foram visivelmente trabalhadas, de modo a criar um contraste mais profundo que muito provavelmente não está presente nas fotografias originais.
 +
 
 +
Outros retoques muito evidentes são, por exemplo, o "desaparecimento" das tatuagens que Goldberg possui no braço, ombro e seio direito, que foram naturalmente escondidas por ferramentas de um editor de imagem; a série de "franjas" de missangas que parecem fazer parte natural do top usado por Lopez e que não estavam presentes nas fotografias originais, tendo, por isso, sido adicionadas mais tarde; e a capa vermelha de Beckham, que não fazia parte de nenhuma das quatro fotografias de backstage encontradas.
 +
 
 +
Apesar de ser um bom trabalho, não considero que Annie Leibovitz tenha contribuído para a evolução da área de conhecimento ou da indústria, ao contrário de outros trabalhos por si realizados nas décadas anteriores. Infelizmente, a utilização de editores de imagem é corriqueira e aparece em todo o lado, com o seu início muito anterior a Leibovitz realizar esta campanha. No entanto, sem a utilização da manipulação das imagens, não seria possível alcançar a sensação de estarmos a ver uma cena do nosso conto-de-fadas preferido.
 +
 
 +
Pessoalmente, considero que esta pesquisa contribui para a minha formação pessoal, na medida em que, além de descobrir um tipo de trabalho diferente vindo de uma quase típica "fotógrafa de retratos pouco convencionais", pude também ver um trabalho profissional de um ponto de vista mais promenorizado. Com a ajuda das aulas da Unidade Curricular de Imagem Digital Estática, aprendi a perceber e identificar com mais facilidade situações de manipulação, o que se revelou útil durante a elaboração desta crítica.
=Link's de Interesse=
=Link's de Interesse=
-
[http://www.nytimes.com/library/photos/leibovitz/bourgeois.html New York Times]
+
*[http://www.sfai.edu/People/Person.aspx?id=202&navID=6&sectionID=2&typeID=1 San Francisco Art Institute]
 +
- página da Universidade onde Annie Leibovitz estudou.
 +
 
 +
*[http://www.nytimes.com/library/photos/leibovitz/bourgeois.html New York Times]
- página criada pelo The New York Times sobre o livro "Women" (1999). Contém algumas imagens presentes no livro,
- página criada pelo The New York Times sobre o livro "Women" (1999). Contém algumas imagens presentes no livro,
um texto escrito por Susan Sontag presente no livro, e uma
um texto escrito por Susan Sontag presente no livro, e uma
entrevista onde Leibovitz fala sobre a sua carreira, o livro e comenta algumas fotografias em especial.
entrevista onde Leibovitz fala sobre a sua carreira, o livro e comenta algumas fotografias em especial.
-
[http://www.andrewsmithgallery.com/exhibitions/annieleibovitz/americanmusic/index.htm Andrew Smith Gallery]
+
*[http://www.andrewsmithgallery.com/exhibitions/annieleibovitz/americanmusic/index.htm Andrew Smith Gallery]
- Website da galeria Andrew Smith Gallery sobre a exposição das fotografias presentes no livro de Leibovitz, denominado "American Music"
- Website da galeria Andrew Smith Gallery sobre a exposição das fotografias presentes no livro de Leibovitz, denominado "American Music"
-
[http://www.vanityfair.com/contributors/annie-leibovitz Vanity Fair - Annie Leibovitz]
+
*[http://www.vanityfair.com/contributors/annie-leibovitz Vanity Fair - Annie Leibovitz]
- Website da revista Vanity Fair, para onde Leibovitz trabalha desde 1983. Contém ainda, a seguir à pequena biografia, trabalhos que a fotógrafa realizou para a revista.
- Website da revista Vanity Fair, para onde Leibovitz trabalha desde 1983. Contém ainda, a seguir à pequena biografia, trabalhos que a fotógrafa realizou para a revista.
-
[http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/episodes/annie-leibovitz/life-through-a-lens/16/ Biografia de Annie Leibovitz - Life Through a Lens]
+
*[http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/episodes/annie-leibovitz/life-through-a-lens/16/ Biografia de Annie Leibovitz - Life Through a Lens]
- Biografia escrita por Rachel Somerstein
- Biografia escrita por Rachel Somerstein
-
[http://www.vanityfair.com/contributors/annie-leibovitz?contributorName=Annie%20Leibovitz Annie Leibovitz - Vanity Fair]
+
*[http://www.vanityfair.com/contributors/annie-leibovitz?contributorName=Annie%20Leibovitz Annie Leibovitz - Vanity Fair]
-Biografia presente no site da revista Vanity Fair
-Biografia presente no site da revista Vanity Fair
-
[http://www.biography.com/articles/Annie-Leibovitz-9542372 Annie Leibovitz]
+
*[http://www.biography.com/articles/Annie-Leibovitz-9542372 Annie Leibovitz - Biography Channel]
-Biografia presente no site do canal televisivo Biography Channel
-Biografia presente no site do canal televisivo Biography Channel
 +
 +
*[http://www.answers.com/topic/annie-leibovitz Annie Leibovitz - Answers]
 +
 +
 +
NOTA: A artista não possui um website oficial.
=Outros trabalhos por Annie Leibovitz=
=Outros trabalhos por Annie Leibovitz=
 +
 +
<gallery widts=100px heights=100px perrow=7>
 +
File:Actors-directors-1003-07.jpg
 +
File:AL_LennonYokoNY1980_600.jpg
 +
File:Annie-leibovitz-demimoore2.jpg
 +
File:Annie-leibovitz-suri.jpg
 +
File:Annie-leibovitz-truecolors_(1).jpg
 +
File:Leibovitz_gallery_sting.jpg
 +
File:Leibovitz_gallery_streep.jpg
 +
File:Leibovitz gallery whoopie.jpg
 +
File:Mc2.jpg
 +
File:Roger-Federer-annie-leibovitz-1518731-1200-779.jpg
 +
File:QueenALMS0505_468x453.jpg
 +
File:Official-white-house-family-portrait-barack-obama-annie-leibovitz.jpg
 +
File:Star02_bruni0809.jpg
 +
File:World-cup-01.jpg
 +
File:26636-hi-cinderella_wout.jpg
 +
File:Annie-leibovitz-bornintheusa.jpg
 +
File:Leibovitz_gallery_schwarzenegger.jpg
 +
File:Actors-directors-1003-11.jpg
 +
File:An_image_of_cyclist_lance_armstrong_by_photographer_annie_leibovitz-1024x691.jpg
 +
File:Annie-Leibovitz1.jpg
 +
File:3769351760.jpg
 +
</gallery><br>
 +
 +
=Keywords=
 +
 +
'Annie Leibovitz'
 +
 +
'Annie Leibovitz + *'
 +
 +
  * - Nome de celebridades/artistas que tenham sido fotografados pela fotógrafa. Ex: Demi Moore, John Lennon, Whoopie Goldberg, David Beckham, Gisele Bundchen, etc

Latest revision as of 22:00, 15 December 2010

Annie-leibovitz-1.jpg

Página de Estudos Autónomos realizada pela aluna Ana Sofia Paiva, nº 49997

Contents

Biografia

Nascida no dia 2 de Outubro de 1949, em Waterbury, Connecticut, Anna-Lou Leibovitz tornou-se desde os anos 70 numa das mais conhecidas fotógrafas no mundo das revistas e celebridades.

Um artista em Hollywood só recebe o verdadeiro estatuto de celebridade após ser capturado pelas lentes de Leibovitz. Quase todos já passaram por este tratamento: os actores Brad Pitt, Angelina Jolie, Scarlett Johansson, Natalie Portman, Meryl Streep, Tom, Katie e Suri Cruise, Demi Moore, o dançarino Mikhail Baryshnikov, os cantores Bruce Springsteen (fotografou a capa do aclamado album "Born in the USA"), John Lennon e Yoko Ono, Britney Spears, Beyoncé, os Presidentes Nicolas Sarkozy e Barack Obama com as suas famílias, e até a Raínha de Inglaterra.

Em 2008, a fotógrafa foi o foco de um documentário, "Annie Leibovitz: Life Through a Lens". Família, amigos e colegas foram entrevistados sobre a sua relação com Leibovitz, assim como a própria, que conta histórias da sua vida e do seu trabalho. Foi com base neste documentário que a maior parte da biografia aqui presente foi escrita.

Bibliografia

Prémios

Imagens Escolhidas (tratamento fotográfico digital)


David Beckham como Principe Encantado

Jennifer Lopez como Jasmine e Marc Anthony como Aladdin, a voar numa noite Árabe

Whoopi Goldberg como o Génio de Alladin numa imagem denominada de ‘Where a Whole New World Awaits’


Técnicas de Software Utilizados: Composição e retoques na imagem e nas cores com a ajuda de um programa de Edição de Imagem (provavelmente o Photoshop)


CURIOSIDADE

Nesta galeria podem ver fotografias de backstage das sessões, que provam a utilização de técnicas de composição e edição nas imagens finais.


Análise Crítica

O motivo que me levou a escolher o trabalho da fotógrafa Annie Leibovitz para a realização deste trabalho de Estudos Autónomos foi o facto de sempre ter apreciado o trabalho desta artista. Não sabia se a autora tinha executado algum trabalho com manipulação e montagem evidente que poderia usar, pois Annie Leibovitz, por norma, não utiliza muita manipulação nas suas fotografias, a não ser com o intuito para tornar as imagens mais apelativas.

O trabalho que escolhi da autora foram três fotografias que fazem parte da campanha que esta realizou para a Disney, intitulada de Dream Portrait Serie. Esta campanha consistiu em fotografias de celebridades no papel das personagens mais populares dos filmes infantis. As três fotos que escolhi foram: David Beckham no papel de Principe Encantado; Jennifer Lopez e Marc Anthony no papel de Jasmine e Alladin; e Whoopie Goldberg no papel de Génio da Lâmpada.

Achei que este trabalho foi bem executado, chegando a parecer muito realista, em especial a fotografia de David Beckham, à qual foi adicionado o fogo (provavelmente de um Dragão das histórias de encantar) que envolve a personagem e o seu cavalo branco.

Como forma de comparação, procurei encontrar imagens de backstage destas sessões fotográficas, para poder perceber o tipo de manipulação utilizada por Leibovitz nas fotografias. Cheguei à conclusão que todas as imagens foram fotografadas contra um fundo de cor sólida, que mais tarde foi trocado por um fundo específico para cada fotografia.

Na minha opinião, a escolha das celebridades foi um ponto alto destas imagens e penso que houve muita ponderação da parte da fotógrafa na escolha. Beckham retrara perfeitamente o ideal de Príncipe Encantado do século XXI, a cumplicidade entre o casal Lopez e Anthony pode ser percepcionada na sua linguagem corporal, assim como está bem retratada a personalidade leve de Goldberg, conhecida pelas personagens extravagantes que desempenhou em diversos filmes de comédia. Sem estas pessoas a representar estes papéis, provavelmente o resultado não seria o mesmo. A caracterização das personagens através da roupa também ajuda a encaixá-los perfeitamente no resultado final.

O tratamento da cor também não foi dispensado nesta série. Estas foram visivelmente trabalhadas, de modo a criar um contraste mais profundo que muito provavelmente não está presente nas fotografias originais.

Outros retoques muito evidentes são, por exemplo, o "desaparecimento" das tatuagens que Goldberg possui no braço, ombro e seio direito, que foram naturalmente escondidas por ferramentas de um editor de imagem; a série de "franjas" de missangas que parecem fazer parte natural do top usado por Lopez e que não estavam presentes nas fotografias originais, tendo, por isso, sido adicionadas mais tarde; e a capa vermelha de Beckham, que não fazia parte de nenhuma das quatro fotografias de backstage encontradas.

Apesar de ser um bom trabalho, não considero que Annie Leibovitz tenha contribuído para a evolução da área de conhecimento ou da indústria, ao contrário de outros trabalhos por si realizados nas décadas anteriores. Infelizmente, a utilização de editores de imagem é corriqueira e aparece em todo o lado, com o seu início muito anterior a Leibovitz realizar esta campanha. No entanto, sem a utilização da manipulação das imagens, não seria possível alcançar a sensação de estarmos a ver uma cena do nosso conto-de-fadas preferido.

Pessoalmente, considero que esta pesquisa contribui para a minha formação pessoal, na medida em que, além de descobrir um tipo de trabalho diferente vindo de uma quase típica "fotógrafa de retratos pouco convencionais", pude também ver um trabalho profissional de um ponto de vista mais promenorizado. Com a ajuda das aulas da Unidade Curricular de Imagem Digital Estática, aprendi a perceber e identificar com mais facilidade situações de manipulação, o que se revelou útil durante a elaboração desta crítica.

Link's de Interesse

- página da Universidade onde Annie Leibovitz estudou.

- página criada pelo The New York Times sobre o livro "Women" (1999). Contém algumas imagens presentes no livro, um texto escrito por Susan Sontag presente no livro, e uma entrevista onde Leibovitz fala sobre a sua carreira, o livro e comenta algumas fotografias em especial.

- Website da galeria Andrew Smith Gallery sobre a exposição das fotografias presentes no livro de Leibovitz, denominado "American Music"

- Website da revista Vanity Fair, para onde Leibovitz trabalha desde 1983. Contém ainda, a seguir à pequena biografia, trabalhos que a fotógrafa realizou para a revista.

- Biografia escrita por Rachel Somerstein

-Biografia presente no site da revista Vanity Fair

-Biografia presente no site do canal televisivo Biography Channel


NOTA: A artista não possui um website oficial.

Outros trabalhos por Annie Leibovitz


Keywords

'Annie Leibovitz'

'Annie Leibovitz + *'

 * - Nome de celebridades/artistas que tenham sido fotografados pela fotógrafa. Ex: Demi Moore, John Lennon, Whoopie Goldberg, David Beckham, Gisele Bundchen, etc
Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox