Mário Belém

From LABMM1_IDE

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
(Outros Dados | Interesses)
(Análise Crítica)
 
(13 intermediate revisions not shown)
Line 42: Line 42:
[http://www.mariobelem.com www.mariobelem.com]<br>
[http://www.mariobelem.com www.mariobelem.com]<br>
[http://www.behance.net/mariobelem http://www.behance.net/mariobelem]<br>
[http://www.behance.net/mariobelem http://www.behance.net/mariobelem]<br>
-
Em 2005, juntamente com Juan Carmona e André Ribeiro, fundou The Studio, um atelier de comunicação que se especializa em criar imagens de impacto. [http://www.thestudiosite.com www.thestudiosite.com]
+
Em 2005, juntamente com Juan Carmona e André Ribeiro, fundou The Studio, um atelier de comunicação que se especializa em criar imagens de impacto. [http://www.thestudiosite.com www.thestudiosite.com]<br>
 +
[http://www.facebook.com/profile.php?id=640260061 Facebook]
'''Outros Links'''
'''Outros Links'''
Line 99: Line 100:
O autor provém de uma família com tradição artística, visto que o seu pai já estava ligado ao mundo da arte. Pratica bodyboard, desporto de ondas. E é um Apple "Freak".
O autor provém de uma família com tradição artística, visto que o seu pai já estava ligado ao mundo da arte. Pratica bodyboard, desporto de ondas. E é um Apple "Freak".
-
Colabora com alguns artistas como o exemplo de Rui Aguiar, e por sua vez na empresa que conjutamente com dois amigos criou
+
Colabora com alguns artistas como o exemplo de Rui Aguiar, e por sua vez na sua empresa conjutamente com dois amigos(Juan Carmona e André Ribeiro), os três em conjunto formaram a The Studio.
 +
 
 +
===Keywords===
 +
 
 +
- Keywords : ''mario belem'', ''ilustracao mario belem'' , ''design mario belem''
== '''Análise Crítica''' ==
== '''Análise Crítica''' ==
 +
 +
Mário Belém tem 29 anos e pertence a nova geração de designers/ilustradores portugueses, é Português e trabalha como freelancer na capital. Em 2005 resolveu em conjunto com dois amigos Juan Carmona e André Ribeiro abrir uma empresa a que chamaram de TheStudio.
 +
O primeiro contacto que tive com o Mário Belém foi através do meu primo, ele mostrou-me o seu site e disse-me que provavelmente iria gostar dos trabalhos dele, nem ele podia estar mais certo. Assim que vi os seus trabalhos fiquem impressionado e com vontade de criar, todos os seus trabalhos são vivos e comunicam muito através da imagem, o que me agradou imenso. Para além do mais apercebi-me que tinha trabalhos relacionados com o mar e com o surf/bodyboard, e para além do mais pelo que me fui apercebendo é também ele um praticante de bodyboard, e tinhamos aí algo em comum e que me relacionava com o trabalho dele, a linguagem que ele usa,  a influência e o sítio onde ele vai buscar a sua inspiração(penso eu).
 +
E depressa me fui apercebendo que era muito provavelmente um dos melhores ilustradores/designers portugueses presente.
 +
Sendo assim a minha escolha recaiu logo de imediato sobre ele, e outro dos factores que teve influência foi precisamente o facto de ele ser Português.
 +
Começei então a pesquisa sobre o seu trabalho pela mundo virtual fora, mas o que depressa me fui apercebendo é que não havia muita informação, talvez por ser um nome “recente” na área ou até por ser um artista nacional e por isso o facto da falta de informação aumentou.
 +
Por sua vez e com aquilo que ia encontrado, fui me inteirando ainda mais da sua obra e fiquei fascinado com a qualidade técnica e principalmente criativa dos seus trabalhos. A base do desenho é fundamental e é a base do seu trabalho, depois vem as cores, a composição e o conceito. Todos estes factores funcionam da melhor forma. Os seus trabalhos funcionam muito a base do redondo e do desenho como que “street art”.
 +
Aparte a qualidade técnica que cada trabalho seu têm, todas as obras têm uma qualidade técnica impressionante, e é ao mínimo detalhada.
 +
Mário Belém tem um portfólio invejável e que até já é uma referência em sites internacionais, todo isto fez com que ele seja um marco na industria actual e acho que conseguiu criar e ser único.
 +
Já para a minha formação pessoal, toda esta pesquisa fez com que também encontrasse um vídeo que está precisamente postado na wiki do autor e que está divido em três partes, foi criado pela Universidade Lusófona e tem como intuito dar a conhecer o estado da nova geração de design em Portugal e em que Mário Belém participa, e fez-me compreender alguns aspectos de como se encontra o design actualmente em Portugal como é encarado pelas pessoas do meio, e como ele é vistos em termos de futuro, qual o rumo que está a tomar. A pesquisa sobre o trabalho de Mário Belém deu-me alguma vontade de querer evoluir mais e de também querer criar mais, ficar mais interessado, e de continuar a acompanhar o seu trabalho. E certamente irei pois estando ele ligado a marcas do mundo do surf o que não faltará é publicidade/design/ilustração criada por ele, o que certamente me irá fazer continuar a acompanhar o resto do seu trabalho.
 +
 +
por [http://wikis.ua.pt/lab1ide/index.php/User:Irfernandes Ivan Fernandes]

Latest revision as of 21:32, 16 December 2010

Contents

Sobre o Autor

Dados Pessoais

Mariobelem.png

Nome: Mário Belém.

Idade: 29 anos.

Naturalidade/Nacionalidade: Lisboa, Portugal.

Profissão: Freelancer como Ilustrador/Designer.

Site: www.mariobelem.com | www.thestudiosite.com


Técnicas e Software utilizado

Técnicas


-Ilustração;
-Manipulação fotográfica;
-Trabalho realizado de forma manual(hand-made) para depois ser posteriormente editado de forma digital; Camané Album ArtWork

Software


-Photoshop (essencialmente);
-Illustrator;
-Indesign;
-FreeHand;

Galerias Online | Site Pessoal | Outros Links

Site Pessoal


www.mariobelem.com
http://www.behance.net/mariobelem
Em 2005, juntamente com Juan Carmona e André Ribeiro, fundou The Studio, um atelier de comunicação que se especializa em criar imagens de impacto. www.thestudiosite.com
Facebook

Outros Links


Exposição "Nada a Esconder" Restart 08

Cartaz Debate sobre Design com a presença de Mário Belém

Mário Belém@DesignCollector

Ícon Design do Mês@Computer Arts Pt

Jornadas Académicas de Arte e Design Universidade da Madeira com a presença de Mário Bélem

"Pequeno documentário elaborado para Uni. Lusófona sobre o movimento de designers em Lisboa. Quem são estes indivíduos que embelezam a nossa cidade? O que eles pensam sobre os conceitos, a nova geração, o aumento de poluição gráfica e o futuro do design português." A empresa The Studio participa neste documentário, e em que Mário Belém faz parte e foi precisamente um dos fundadores da empresa. O documentário está dividido em três partes:

Part I
Part II
Part III

Trabalhos & Clientes

Clientes


-Optimus;
-Rip Curl;
-Camané (Album Artwork);
-Vert Mag;
-Jornal i;
-CIN;
-KOOL (Revista Angolana);
-Black Box (Identity);
- Vodafone;
-Young&Rubicam;
-Comfort;
-Galp;
-Digit;
-Entre outros...

Trabalhos/Imagens


2010 10 Optimus Natal.jpg
Campanha de Natal Optimus 2010

2010 05 RipCurl.jpg
Poster Rip Curl Pro Search 2010, Campeonato Mundial de Surf

2010 08 Camane.jpg
Album ArtWork para Camané

Outros Dados | Interesses

O autor provém de uma família com tradição artística, visto que o seu pai já estava ligado ao mundo da arte. Pratica bodyboard, desporto de ondas. E é um Apple "Freak". Colabora com alguns artistas como o exemplo de Rui Aguiar, e por sua vez na sua empresa conjutamente com dois amigos(Juan Carmona e André Ribeiro), os três em conjunto formaram a The Studio.

Keywords

- Keywords : mario belem, ilustracao mario belem , design mario belem

Análise Crítica

Mário Belém tem 29 anos e pertence a nova geração de designers/ilustradores portugueses, é Português e trabalha como freelancer na capital. Em 2005 resolveu em conjunto com dois amigos Juan Carmona e André Ribeiro abrir uma empresa a que chamaram de TheStudio. O primeiro contacto que tive com o Mário Belém foi através do meu primo, ele mostrou-me o seu site e disse-me que provavelmente iria gostar dos trabalhos dele, nem ele podia estar mais certo. Assim que vi os seus trabalhos fiquem impressionado e com vontade de criar, todos os seus trabalhos são vivos e comunicam muito através da imagem, o que me agradou imenso. Para além do mais apercebi-me que tinha trabalhos relacionados com o mar e com o surf/bodyboard, e para além do mais pelo que me fui apercebendo é também ele um praticante de bodyboard, e tinhamos aí algo em comum e que me relacionava com o trabalho dele, a linguagem que ele usa, a influência e o sítio onde ele vai buscar a sua inspiração(penso eu). E depressa me fui apercebendo que era muito provavelmente um dos melhores ilustradores/designers portugueses presente. Sendo assim a minha escolha recaiu logo de imediato sobre ele, e outro dos factores que teve influência foi precisamente o facto de ele ser Português. Começei então a pesquisa sobre o seu trabalho pela mundo virtual fora, mas o que depressa me fui apercebendo é que não havia muita informação, talvez por ser um nome “recente” na área ou até por ser um artista nacional e por isso o facto da falta de informação aumentou. Por sua vez e com aquilo que ia encontrado, fui me inteirando ainda mais da sua obra e fiquei fascinado com a qualidade técnica e principalmente criativa dos seus trabalhos. A base do desenho é fundamental e é a base do seu trabalho, depois vem as cores, a composição e o conceito. Todos estes factores funcionam da melhor forma. Os seus trabalhos funcionam muito a base do redondo e do desenho como que “street art”. Aparte a qualidade técnica que cada trabalho seu têm, todas as obras têm uma qualidade técnica impressionante, e é ao mínimo detalhada. Mário Belém tem um portfólio invejável e que até já é uma referência em sites internacionais, todo isto fez com que ele seja um marco na industria actual e acho que conseguiu criar e ser único. Já para a minha formação pessoal, toda esta pesquisa fez com que também encontrasse um vídeo que está precisamente postado na wiki do autor e que está divido em três partes, foi criado pela Universidade Lusófona e tem como intuito dar a conhecer o estado da nova geração de design em Portugal e em que Mário Belém participa, e fez-me compreender alguns aspectos de como se encontra o design actualmente em Portugal como é encarado pelas pessoas do meio, e como ele é vistos em termos de futuro, qual o rumo que está a tomar. A pesquisa sobre o trabalho de Mário Belém deu-me alguma vontade de querer evoluir mais e de também querer criar mais, ficar mais interessado, e de continuar a acompanhar o seu trabalho. E certamente irei pois estando ele ligado a marcas do mundo do surf o que não faltará é publicidade/design/ilustração criada por ele, o que certamente me irá fazer continuar a acompanhar o resto do seu trabalho.

por Ivan Fernandes

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox