File:Arte-pintura-rosseau-le-douanier-o-sonho.jpg

From LABMM1_IDE

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
Line 1: Line 1:
-
 
== Henry Rosseau ==
== Henry Rosseau ==
[[File:o-sonho.jpg]]
[[File:o-sonho.jpg]]
-
[[Media:http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/rousseau/]]
 
----
----
 +
 +
Trabalho de Lab. Multimédia-05/10/10
http://www.jkrowling.com
http://www.jkrowling.com

Revision as of 21:09, 5 October 2010

Henry Rosseau

File:O-sonho.jpg




Trabalho de Lab. Multimédia-05/10/10

http://www.jkrowling.com Autoria:Lightmaker Filiação:J.K.Rowling


http://www.dontclick.it/ Autoria:Imprint Filiação: Don´t click

O Site da aclamada escritora J. K. Rowling, leva-nos a explorar as obras literárias de Harry Potter e Os contos de Beedle o Bardo. No site, a vida e o quotidiano da autora giram em torno de um ambiente mágico, similar á sua obra de que sou fã, e que devorei desde o 1º ao último livro, acabando um dia por quase perder o comboio de volta a casa por causa de comprar o livro seguinte pois não conseguia parar de ler esta colecção.

Por sua vez, o site don´t click it, será mais apetecível para quem gosta da temática design e arquitectura na Web, expondo de forma fluida o significado e importância dos interfaces, complementando com informação histórica da informática entre outros.

Ponto C-O site da escritora J.K.Rowling usa de certa forma a intuição do utilizador para aceder á informação disponível sobre os gostos pessoais, a vida e obra da autora. Invoca o ambiente literário pelo qual é conhecida, com a informação “escondida” por detrás de objectos do quotidiano (papel jornal/notas/escova…borracha) que, como por MAGIA são transformados em ícones de acesso á informação. Considero que o site se define como sendo de integração dinâmica quando o utilizador tem ao seu dispor um ambiente dinâmico onde intuitivamente vai consultando as várias aplicações do site, escolhendo ícones que sobressaem accionados pelo rato sempre sob uma linha de descoberta dos menus com a ajuda de imagens-pista, sons e legendas. Também se define como um ambiente media espacial estático quando o utilizador tem a opção de escolha na informação que deseja “descobrir” nos ícones e botões disponíveis.

Don´t click it, leva os utilizadores a visitar pela frase de NÃO CLIQUES, o que convida imediatamente a clicar. Tem um design interactivo muito atractivo com objectivos claros e menus de fácil acesso simplesmente accionados pelo rato (mas sempre sem clicar) … Brincando de forma original, de que forma o “clic” está presente, na forma de navegar na Web e provocando o seu utilizador com interrupções na consulta do site, quando este clica desnecessariamente…o que me deixou algo desconcertada e ao mesmo tempo presa ao objectivo do site. Novamente considero um ambiente com alguma integração dinâmica quando tenho a sensação de deslizar entre opções e pequenos exercícios para treinar o NaoClique , apesar de ser de natureza predominantemente estática com menus e opções bem definidas com um formato de natureza geométrica; tipicamente seguido do respectivo conteúdo.

Ponto D-Ambas as aplicações usam a World Wide Web suportadas online pela internet.

A área de conteúdo do site JKRowling é educacional, fundindo-se um pouco com o entretenimento, expondo a obra da autora e o seu modo de escrita bem como toda uma panóplia de informações curiosas interagindo com o utilizador na forma de alguns mecanismos engraçados (tais como a caneta que ao ser accionada finge escrever e 2 frascos que o utilizador pode “verter” sobe a imagem).

Com base nesta análise concluo que o paradigma de interacção se define como sendo Ambiente, porque as ferramentas de navegação foram criadas de forma a recriar um ambiente característico, obrigando o seu utilizador a explorar e descobrir a informação quase escondida por detrás dos grafismos, quase como um jogo, sem ter uma ordem pré definida relacionada com a temática da imaginação literária.

No site don´t click considero a área educacional combinada com edutainement; sempre com o marketing como objectivo principal. Ao mesmo tempo que fornece factos históricos relacionados com a informática e ergonomia/comportamento humano no âmbito do interface “mouse”, consegue entreter o seu utilizador com jogos e animações accionadas pela passagem do rato. Em resumo promove o Webdesign da empresa pela sua eficácia e minimalismo lançando no ar…”não precisam de tantos cliques, apenas de bom software”. O paradigma de interacção define-se como index, com a acção seguida do objecto e detalhes bem definidos como descrito anteriormente.

Ponto E-(J.K.Rowling). Nesta aplicação o utilizador pode usar ferramentas comuns a quase todas as aplicações informáticas (por ex. scroll /close/help); que adiciona um pouco da uniformização necessária para não tornar a aplicação demasiado confusa, facilitando a navegação. Assim como uma forma mais criativa e interactiva usando os objectos da secretária: menus activados parecidos com “popups”, captando de imediato a atenção de quem consulta direccionando intencionalmente a navegação. Permite o registo no site e a ligação de vários links tais como página de fãs etc.

Don´t click it usa somente menus identificados apenas com uma palavra-chave para evitar justamente os clicks. A navegação e consulta é fácil e fluida e a informação despoletada apenas pelo arraste do rato. Permite o envio da opinião sobre o site ou uma frase/palavra da inteira preferência do utilizador, que ao gravar é automaticamente apresentada ao arrastar o rato para os bonecos do lado direito representando uma multidão de opiniões também de outros utilizadores que deixaram o seu testemunho. Para questões mais pertinentes existe um link com o email do staff da don´t click, apresentando um espaço para submeter o mesmo... sempre usando a ideia principal: NÃO CLIQUES TANTO NABIÇA…

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current09:35, 30 September 2010Thumbnail for version as of 09:35, 30 September 2010560×376 (60 KB)Isabel.varela (Talk | contribs) ("O Sonho" Rosseau)

There are no pages that link to this file.

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox