User:Luismsf
From LABMM1_IDE
(→Exercício - Aula Prática 11) |
|||
| Line 68: | Line 68: | ||
== Exercício - Aula Prática 11 == | == Exercício - Aula Prática 11 == | ||
| - | Moving Stuff -> [[Media:Moving stuff.swf]] | + | Moving Stuff -> [[Media:Moving stuff.swf]] <br> |
Bola saltitona -> [[Media:Bola.swf]] | Bola saltitona -> [[Media:Bola.swf]] | ||
Revision as of 00:58, 1 November 2010
Sou o Luís Ferreira, tenho 18 anos e venho de Vagos. Estudei na Escola Secundária de Vagos, no curso de Ciências e Tecnologias. Escolhi o curso de Novas Tecnologias da Comunicação porque me agradam os conteúdos. Entrei em primeira opção! Sou interessado por multimédia, fotografia, som, web design, etc. Ainda não tenho planos para o meu futuro. Pretendo explorar este curso ao máximo na esperança de encontrar algo com que me identifique realmente e à qual me possa dedicar mais tarde. Nos meus tempos livres gosto de assistir a espectáculos, estar com amigos, passear, conhecer sítios, navegar na internet, música, cinema, séries...
Facebook Twitter Lastfm MUBI Youtube
Contents |
Laboratório Multimédia
Análise de Aplicações
J.K. Rowling
Endereço: http://www.jkrowling.com
Nome: J.K. Rowling Official Site
Filiação: Joanne Kathleen Rowling
Autoria: Lightmaker Group
A aplicação integra media de carácter espacial/estático tais como textos e imagens. Por exemplo, na biografia de J.K. Rowling, podemos encontrar textos que descrevem os aspectos mais importantes da sua vida, acompanhados por fotografias.
A aplicação apresenta também media de carácter temporal/dinâmico como efeitos sonoros e animações. Enquanto navegamos pela aplicação existem sons de fundo tais como o som do vento ou de pássaros a chilrear. Há ainda uma secção denominada ‘‘Extra Stuff’’, cujo botão é representado por uma escova, que tem um rádio que o utilizador pode ligar e ouvir música. Na aplicação existem também animações que são maioritariamente usadas para indicar ao utilizador que aquele objecto é um botão. Assim, quando se passa com o ponteiro do rato por cima de um objecto e este mexe, é porque esse objecto é um botão que nos leva para outra localização da aplicação.
A plataforma de suporte usada nesta aplicação multimédia é o World Wide Web. Para poder a aceder à aplicação, foi necessário o uso de um explorador. A aplicação é, portanto, distribuída on-line e a sua área de conteúdo é o Marketing, dado que se destina à promoção da escritora J.K. Rowling. A aplicação conjuga os três paradigmas de interacção: index, tutorial e ambiente.
- Index: temos presente este paradigma de interacção, por exemplo, no botão ‘‘News’’ logo assim que abrimos a aplicação. Ao clicar nesse botão, aparece-nos um menu com uma lista de notícias. Ao escolher uma notícia, o seu conteúdo aparece do lado direito da aplicação.
- Tutorial: este tipo de paradigma de interacção encontra-se na secção da biografia da autora. Aqui temos um livro que podemos folhear, mas apenas página a página. Não nos é permitido chegar ao fim do livro sem ter que passar por todas as páginas. Este é um tipo de interacção tutorial.
- Ambiente: este tipo de paradigma de interacção é o que mais predomina na aplicação. Este paradigma exige que o utilizador explore a aplicação. É o próprio utilizador que vai descobrir onde se encontram os botões. Assim que iniciamos a aplicação, deparamo-nos logo com um conjunto de objectos espalhados numa mesa. Alguns dos objectos são apenas cenário, enquanto outros são botões que permitem ao utilizador ir para diferentes locais na na aplicação. Por exemplo, os óculos representam o botão que nos permite aceder a um conjunto de links relacionados com a autora.
Esta aplicação é apresentada no formato flash. Para navegar na aplicação temos uma série de botões que estão ‘‘camuflados’’ no cenário. O utilizador apenas se apercebe de que se trata de um botão com uma hiperligação quando arrasta o rato e o botão se mexe e mostra o nome do separador que lhe corresponde. Por exemplo, o livro que se encontra próximo do canto superior direito fica animado e junto aparece escrito ‘‘scrapbook’’. Estão ainda presentes animações que não se tratam de botões com hiperligações. É o caso da borboleta que aparece logo no início da aplicação. Quando passamos com o rato por cima dela, ela simplesmente foge. Também existe um telemóvel no canto superior esquerdo que toca de vez em quando, e que podemos atender a chamada, carregando no botão verde no telemóvel. Não se tratam de botões ou hiperligações que nos permitem acesso a informação. São apenas objectos que permitem ao utilizador interagir com a aplicação. Nesta aplicação não existem meios ou instrumentos de comunicação com outros utilizadores. Apenas temos acesso ao site oficial da Lightmaker Group.
Don't Click
Endereço: http://www.dontclick.it
Nome: Dontclick.it
Filiação: Alex Frank
Autoria: Alex Frank
Esta aplicação integra media de carácter espacial/estático (texto) e media de carácter temporal/dinâmico (animações).
A plataforma de suporte usada nesta aplicação multimédia é o World Wide Web. Para poder a aceder à aplicação, foi necessário o uso de um explorador. A aplicação é, portanto, distribuída on-line e a sua área de conteúdo é o entretenimento.
Os paradigmas de interacção desta aplicação são dois: index e ambiente.
- Index: esta aplicação apresenta-se na sua maioria organizada por uma lista de tópicos e subtópicos organizados em grupos, ou melhor, indexados. Podemos aceder a separadores como a história do website ou estatísticas.
- Ambiente: esta aplicação apresenta o paradigma de interacção ambiente, pois existem zonas em que o utilizador interage activamente na aplicação e tem que descobrir o que fazer.
Esta aplicação encontra-se no formato flash. Para navegar nela, temos que percorrer com o rato pelos diferentes botões indexados, mas sem clicar. O não-clique é o fundamento deste website. A aplicação dá ao utilizador um feedback com animação, que lhe indica que acabou de abrir um novo separador. Por exemplo, quando se passa com o rato por cima de ‘‘The Story’’, aparece logo uma animação seguida de textos onde é explicado como surgiu a ideia deste website. A aplicação possuí um separador ‘‘Contacts’’ onde o utilizador pode contactar com os membros do website ou até mesmo enviar um comentário sobre a sua experiência com a aplicação.
Exercício - Aula Prática 11
Moving Stuff -> Media:Moving stuff.swf
Bola saltitona -> Media:Bola.swf
Stuff
"Helvetica" é um documentário realizado por Gary Hustwit, que pretende demonstrar o papel da Helvetica na cultura visual dos últimos 50 anos. http://vimeo.com/9181881

