Joshua Davis

From LABMM1_IDE

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
 
(9 intermediate revisions not shown)
Line 92: Line 92:
A escolha  de Joshua Davis para a concretização do trabalho de Estudos Autónomos deve-se á sua originalidade e pelo facto de ser pioneiro da utilização de programação Action Script como meio de produção artística. Este designer realçou-se na minha pesquisa no inicio deste trabalho pela sua atitude enquanto designer, pela sua determinação, pelo seu processo criativo e as suas influências bem visíveis da aleatoriedade proveniente do pioneiro Jackson Polock, e influências do jogo de arcade  de 1978, Space Invaders, que me despertou alguma curiosidade.
A escolha  de Joshua Davis para a concretização do trabalho de Estudos Autónomos deve-se á sua originalidade e pelo facto de ser pioneiro da utilização de programação Action Script como meio de produção artística. Este designer realçou-se na minha pesquisa no inicio deste trabalho pela sua atitude enquanto designer, pela sua determinação, pelo seu processo criativo e as suas influências bem visíveis da aleatoriedade proveniente do pioneiro Jackson Polock, e influências do jogo de arcade  de 1978, Space Invaders, que me despertou alguma curiosidade.
-
O seu processo de criação da obra provém da tentativa consecutiva até alcançar um resultado visualmente agradável e com interesse. Os objectos importados para o Flash não multiplicados , rodados e alterados de forma aleatória, e após um número enorme de tentativas e de mudanças de cor são atingidos resultados visualmente agradáveis. O resultado final das suas obras é assim completamente imprevisível.
+
O seu processo de criação da obra provém da tentativa consecutiva até alcançar um resultado visualmente agradável e com interesse. Os objectos importados para o Flash são multiplicados , rodados e alterados de forma aleatória, e após um número enorme de tentativas e de mudanças de cor são atingidos resultados visualmente agradáveis. O resultado final das suas obras é assim completamente imprevisível.
-
Joshua Davis é bastante versátil no que diz respeito ao meio de produção e a aplicação das suas imagens. As suas obras saem do ecrã , do meio 2D e a ganham forma física em muitos dos seus trabalhos, como em artigos de decoração e mochilas por si criadas vendidas no Japão e tem demonstrado, nas suas entrevistas e artigos, interesse em lançar-se na área do design de moda.
+
Joshua Davis é bastante versátil no que diz respeito ao meio de produção e aplicação das suas imagens. As suas obras saem do ecrã , do meio 2D, e a ganham forma física em muitos dos seus trabalhos, como em artigos de decoração e mochilas por si criadas , recentemente vendidas no Japão, e tem demonstrado, nas suas entrevistas e artigos, interesse em lançar-se na área do design de moda.
-
[[File:joshua1.jpg|125 px|alt=concept pillows]]    [[File:joshua2.jpg|100 px|alt=cup and saucer]]    [[File:joshua3.jpg|100 px|alt=house of yamake]]
+
<gallery>file:joshua1.jpg|Umbra Concept Pillow (04.2008)
 +
file:joshua2.jpg|Cup and Saucer (11.2009)
 +
file:joshua3.jpg|House of Yamake (11.2008)</gallery>
-
Os seus métodos de trabalho evoluem de acordo com a própria evolução das ferramentas e dos programas que usa onde são constantemente adicionadas novas funções que lhe permite ter novas ideias e uma maior liberdade.
+
Os seus métodos de trabalho evoluem de acordo com a própria evolução das ferramentas e dos programas que usa onde são constantemente adicionadas novas funções que lhe permite atingir resultados nunca antes obtidos e confere-lhe uma maior liberdade.
-
O trabalho de Joshua Davis tornou-se uma grande influencia no design gráfico principalmente a partir do ano 2000, quando se deu a "explosão" do universo da Internet.  Joshua abriu portas a uma nova era de criação artística, desenvolvendo uma nova linguagem visual.
+
O trabalho de Joshua Davis tornou-se uma grande influência no design gráfico principalmente a partir do ano 2000, quando se deu a "explosão" do universo da Internet.  Joshua abriu portas a uma nova era de criação artística, desenvolvendo uma nova linguagem visual.
-
Os seus clientes são a BMW, Kanye West, Motorola, Amp'd Mobile, Nike, Volkswagen, Umbra, Miquelrius, Sony, Motown Records, Barneys, Puff Daddy, Bad Boy Entertainment, TOOL, Universal Records, Atlantic Records, HBO, Canon, Nokia, Charles Schwab, New Riders Publishers , entre muitos outros.
+
Os seus clientes são a [http://www.bmw.com/com/en/insights/explore/z4_modern_art/z4_modern_art_davis.html BMW], [http://hxfour.wordpress.com/2008/07/10/joshua-davis-x-upso-x-alexandru-sacui-x-kanye-west/ Kanye West], [http://www.joshuadavis.com/portfolio/motorola-rizr/ Motorola], Amp'd Mobile, [http://www.flickr.com/photos/joshuadavis/2259863658/lightbox/ Nike],[http://thefwa.com/site/vw-phaeton/p=joshua-davis-studios Volkswagen] , [http://www.umbra.com/about/conceptstore/events/jd/ Umbra],[http://www.joshuadavis.com/portfolio/miquelrius-bags/ Miquelrius] , Sony, Motown Records, [http://www.joshuadavis.com/portfolio/barneys-new-york/ Barneys], Puff Daddy, Bad Boy Entertainment, [http://www.joshuadavis.com/portfolio/tool-swarm-red/ TOOL], Universal Records, Atlantic Records, HBO, Canon,[http://www.joshuadavis.com/portfolio/nokia-n-gage-sweepstakes/ Nokia] , Charles Schwab, New Riders Publishers , entre muitos outros.
-
Recentemente criou uma ferramenta para o iPhone, "Reflect", que permite ao utilizador criar utilizando padrões/elementos e paletes de cores pré-definidos imagens através do toque.
+
Recentemente criou uma ferramenta para o iPhone,[http://www.joshuadavis.com/portfolio/reflect/ "Reflect"], que permite ao utilizador criar ,utilizando padrões/elementos e paletes de cores pré-definidos, imagens através do toque.
-
[[File:iphone_reflect_01.jpg|100 px|alt=iphone reflect]]      [[File:iphone_reflect_02.jpg|100 px|alt=iphone_reflect_02]]    [[File:iphone_reflect_03.jpg|100 px|alt=iphone_reflect_03]]    [[File:iphone_reflect_04.jpg|100 px|alt=iphone:reflect_04]]    [[File:iphone_reflect_05.jpg|100 px|alt=iphone:reflect_05]]
+
<gallery>file:iphone_reflect_01.jpg|Reflect (06.2009)
 +
file:iphone_reflect_02.jpg
 +
file:iphone_reflect_03.jpg
 +
file:iphone_reflect_04.jpg</gallery>
Line 117: Line 122:
-
[[File:bmw1.jpg|100 px|alt=bmw1]]    [[File:bmw2.jpg|100 px|alt=bmw2]]    [[File:bmw3.jpg|100 px|alt=bmw3]]
+
<gallery>file:bmw1.jpg|BMW Z4 (02.2006)
 +
file:bmw2.jpg
 +
file:bmw3.jpg</gallery>
-
Este trabalho de pesquisa de  Estudos Autónomos sobre Joshua Davis contribuiu para a minha formação pessoal na medida em que todo o seu trabalho e conselhos mostraram-me um nova forma de ver a arte e de fazer arte, com o único objectivo de criar e não replicar, de rejeitar os padrões e criar novas ideologias e experiencias visuais, criar o nosso estilo próprio .
+
Este trabalho de pesquisa de  Estudos Autónomos sobre Joshua Davis contribuiu para a minha formação pessoal na medida em que todo o seu trabalho e conselhos mostraram-me um nova forma de ver a arte e de fazer arte, com o único objectivo de criar e não replicar, de rejeitar os padrões e criar novas ideologias e experiências visuais, criar o nosso estilo próprio.
 +
As minhas expectativas relativamente ás competências que virei a desenvolver e a adquirir no curso de Novas Tecnologias da Comunicação aumentaram, pois o estudo de Joshua Davis  mostrou-me a diversidade de utilizações e resultados finais que posso adquirir da linguagem de programação.
 +
Não tenciono aplicar as suas técnicas nesta fase do meu percurso académico, mas não excluo a ideia de vir mais tarde testá-las.
-
''" The type of work that you present is the type of work you'll get hired to do."''
+
[http://www.coolhunting.com/design/joshua-davis-fi.php " The type of work that you present is the type of work you'll get hired to do."]
-
''" (...)make work for love, not for awards or acceptance"''
+
[http://www.youtube.com/watch?v=UYdQEk7BNGY " (...)make work for love, not for awards or acceptance"]
-
A valorização e a aceitação da identidade própria sobrepõe-se a qualquer outro factor. Essa identidade não deve ser perdida  com o passar tempo. É essa identidade única é o que nos permite criar algo novo e único.
+
A valorização e a aceitação da identidade própria sobrepõe-se a qualquer outro factor. Essa identidade não deve ser perdida  com o passar tempo. É essa identidade que nos permite criar algo de novo e único.No entanto, essa unicidade poderá causar conflitos no que diz respeito á comercialização e á produção á escala industrial.
-
 
+
O cliente tem como objectivo algo que já existe e que tem conhecimento dos seus resultados positivos na comercialização, não querendo arriscar em algo novo e diferente por duvidar da sua eficácia. O público, em geral, tende a , numa primeira fase, rejeitar o que foge aos padrões já conhecidos e aceites.
----
----

Latest revision as of 19:09, 15 December 2010

Andreia Bastos nº59805

Estudos Autónomos I.D.E.

Campanha BMW Z4 alt text
Campanha BMW Z4


Once upon a forest alt text
Outside the Lines


OFFF Oeiras Bezier Grid alt text
OFFF Oeiras Bezier Grid

JoshuDavisSmall.jpg


Autor : Joshua Davis


Nacionalidade: Norte Americano


Idade: 39


Site pessoal:

http://www.joshuadavis.com


Sites adicionais:

http://www.once-upon-a-forest.com

http://www.hyperframework.com

http://www.apple.com/pro/profiles/joshuadavis/

http://www.youtube.com/watch?v=2rCO4pcFsfw


Software utilizado,Influências e Técnicas:

Este autor é conhecido como sendo pioneiro na utilização do Flash e programação ActionScript como meio de produção artística.

Joshua Davis é também pioneiro na exploração a nível do design gráfico da chamada "Teoria do Caos" que consiste na utilização da aleatoriadade em espaços e ambientes controlados.

São visíveis as influencias do expressionismo abstracto de Jackson Polock ( Joshua não é grande apreciador do trabalho final de Polock, mas assemelha-se com ele pela sua espontaneidade no acto da produção artística) e dos clássicos dos jogos como Space Invaders , chegando ate mesmo a utilizar a imagem dos aliens deste mesmo jogo como logótipo para o seu site Praystation (site do autor criado para a divulgação não só de trabalhos como também de experiências).

Joshua Davis foi o vencedor do Prix Ars Electronica Golden Nica 2001, na categoria de "Net Excellence" e exibiu o seu trabalho na Tate Modern (Londres), Ars Electronica (Austria), Design Museum (Londres), Centre Pompidou (França), Institute of Contemporary Arts (Londres), PS. 1 MOMA (Nova York), entre outros."Praystation" em Dezembro de 2006, foi introduzido na Smithsonian's Cooper-Hewitt, National Design Museum's "National Design Triennial: Design Life Now"


Bibliografia:

Keywords: Joshua Davis, Webdesign , Artist, Programming , Apple .

Davis, Joshua (2000), "New Masters of Flash", Friends of Ed., ISBN 1-59059-209-3.

Davis, Joshua (2002-07-24) "Flash to the Core: An Interactive Sketchbook" New Riders Publishing, ISBN 0-7357-1288-3.

http://en.wikipedia.org/wiki/Joshua_Davis_(web_designer)

http://www.apple.com/pro/profiles/joshuadavis/

http://www.youtube.com/watch?v=2rCO4pcFsfw

http://www.joshuadavis.com

http://www.bmw.com/com/en/insights/explore/z4_modern_art/z4_modern_art_davis.html

http://www.youtube.com/watch?v=UYdQEk7BNGY

http://www.youtube.com/watch?v=DIKbCeJx6Jg&playnext=1&list=PL97B57F52395E7B32&index=39

http://blog.skive.co.uk/index.php/category/things-we-like/development/flash/

http://abduzeedo.com/design-legends-2-joshua-davis

http://www.coolhunting.com/design/joshua-davis-fi.php


Análise Critica

A escolha de Joshua Davis para a concretização do trabalho de Estudos Autónomos deve-se á sua originalidade e pelo facto de ser pioneiro da utilização de programação Action Script como meio de produção artística. Este designer realçou-se na minha pesquisa no inicio deste trabalho pela sua atitude enquanto designer, pela sua determinação, pelo seu processo criativo e as suas influências bem visíveis da aleatoriedade proveniente do pioneiro Jackson Polock, e influências do jogo de arcade de 1978, Space Invaders, que me despertou alguma curiosidade.

O seu processo de criação da obra provém da tentativa consecutiva até alcançar um resultado visualmente agradável e com interesse. Os objectos importados para o Flash são multiplicados , rodados e alterados de forma aleatória, e após um número enorme de tentativas e de mudanças de cor são atingidos resultados visualmente agradáveis. O resultado final das suas obras é assim completamente imprevisível.

Joshua Davis é bastante versátil no que diz respeito ao meio de produção e aplicação das suas imagens. As suas obras saem do ecrã , do meio 2D, e a ganham forma física em muitos dos seus trabalhos, como em artigos de decoração e mochilas por si criadas , recentemente vendidas no Japão, e tem demonstrado, nas suas entrevistas e artigos, interesse em lançar-se na área do design de moda.



Os seus métodos de trabalho evoluem de acordo com a própria evolução das ferramentas e dos programas que usa onde são constantemente adicionadas novas funções que lhe permite atingir resultados nunca antes obtidos e confere-lhe uma maior liberdade.

O trabalho de Joshua Davis tornou-se uma grande influência no design gráfico principalmente a partir do ano 2000, quando se deu a "explosão" do universo da Internet. Joshua abriu portas a uma nova era de criação artística, desenvolvendo uma nova linguagem visual.

Os seus clientes são a BMW, Kanye West, Motorola, Amp'd Mobile, Nike,Volkswagen , Umbra,Miquelrius , Sony, Motown Records, Barneys, Puff Daddy, Bad Boy Entertainment, TOOL, Universal Records, Atlantic Records, HBO, Canon,Nokia , Charles Schwab, New Riders Publishers , entre muitos outros.

Recentemente criou uma ferramenta para o iPhone,"Reflect", que permite ao utilizador criar ,utilizando padrões/elementos e paletes de cores pré-definidos, imagens através do toque.



Um dos seus trabalhos, também bastante conhecido e comentado, foi a colaboração com a BMW para a definição do design para o Z4 Coupé.



Este trabalho de pesquisa de Estudos Autónomos sobre Joshua Davis contribuiu para a minha formação pessoal na medida em que todo o seu trabalho e conselhos mostraram-me um nova forma de ver a arte e de fazer arte, com o único objectivo de criar e não replicar, de rejeitar os padrões e criar novas ideologias e experiências visuais, criar o nosso estilo próprio. As minhas expectativas relativamente ás competências que virei a desenvolver e a adquirir no curso de Novas Tecnologias da Comunicação aumentaram, pois o estudo de Joshua Davis mostrou-me a diversidade de utilizações e resultados finais que posso adquirir da linguagem de programação. Não tenciono aplicar as suas técnicas nesta fase do meu percurso académico, mas não excluo a ideia de vir mais tarde testá-las.


" The type of work that you present is the type of work you'll get hired to do."


" (...)make work for love, not for awards or acceptance"


A valorização e a aceitação da identidade própria sobrepõe-se a qualquer outro factor. Essa identidade não deve ser perdida com o passar tempo. É essa identidade que nos permite criar algo de novo e único.No entanto, essa unicidade poderá causar conflitos no que diz respeito á comercialização e á produção á escala industrial. O cliente tem como objectivo algo que já existe e que tem conhecimento dos seus resultados positivos na comercialização, não querendo arriscar em algo novo e diferente por duvidar da sua eficácia. O público, em geral, tende a , numa primeira fase, rejeitar o que foge aos padrões já conhecidos e aceites.



Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox