Stefan Sagmeister (2)

From LABMM1_IDE

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
(Informação sobre o autor:)
 
(4 intermediate revisions not shown)
Line 11: Line 11:
<br>
<br>
-
Stefan Sagmeister é um designer gráfico e tipógrafo, que vive actualmente em Bali na Indonésia.
+
Stefan Sagmeister é um designer gráfico e tipógrafo austríaco que vive em Nova Iorque. Passou o último ano Sabático em Bali, na Indonésia, onde "refrescou" as suas fontes de inspiração.
Sagmeister estudou design gráfico na universidade de Artes Aplicadas em Vienna, recebendo mais tarde uma bolsa de estudo para estudar em Nova Iorque.
Sagmeister estudou design gráfico na universidade de Artes Aplicadas em Vienna, recebendo mais tarde uma bolsa de estudo para estudar em Nova Iorque.
Começou a carreira de design aos 15 anos numa revista Austríaca e em 1991 voltou para Hong Kong para trabalhar no Leo Burnett's Hong Kong Design Group.
Começou a carreira de design aos 15 anos numa revista Austríaca e em 1991 voltou para Hong Kong para trabalhar no Leo Burnett's Hong Kong Design Group.
Line 28: Line 28:
== Trabalhos: ==
== Trabalhos: ==
 +
<gallery widts=600px heights=100px perrow=4>
 +
File:Trabalho_1.jpg | Poster Lou Reed
 +
File:Trabalho_02.jpg | Poster Aiga Detroit
 +
File:Trabalho_03.jpg | Campanha global do Standard Chartered Bank
 +
File:Trabalho_04.jpg | Poster School of Visual Arts
 +
</gallery><br>
 +
 +
 +
== Análise Crítica ==
 +
 +
Quando me foi proposto este trabalho e após várias pesquisas, deparei-me com o designer e tipógrafo Stefan Sagmeister. Este artista é bastante prestigiado na área de design, prendendo-me a atenção na diversidade de clientes para quem trabalhou, resultando assim, em trabalhos bastante diferentes, desde a capa do cd de Lou Reed, passando pelo logo da casa da música, aos posters para a School of Visual Arts.
 +
Considero que o facto de este designer recorrer ao “ano sabático” revela inteligência e maturidade, visto que permite ao artista abrir os seus horizontes e renovar as suas fontes de inspiração. . De acordo com o artista, o seu primeiro ano sabático foi um fracasso devido á falta de planeamento, mas apesar disso serviu para aprender e melhorar no futuro. Do ponto de vista financeiro, e apesar de fechar o seu estudio de design durante um ano, este conceito permite retornos a longo prazo, uma vez que permite aumentar a qualidade do trabalho o que se traduz também num aumento do valor dos seus trabalhos.
 +
 +
Stefan Sagmeister recorre várias vezes ao design em conjunto com a tipografia, o que se traduz em trabalhos muito interessantes do ponto de vista técnico e visual. Sagmeister não descura a simplicidade dos seus trabalhos, mas apesar disso, envolve-os num certo misticismo que cativa os quem vê os seus trabalhos, seja um critico ou mesmo um simples comprador de música que pode apreciar o trabalho deste designer numa capa de CD dos Rolling Stones ou dos AeroSmith.
 +
O recurso a objectos simples do quotidiano em conjunto com o gosto de Stefan pela tipografia, levarm-no a criar obras em que os elementos tipográficos, se podem confundir com algo real, como é o caso do poster para o AIGA em Detroit que invoca algum Masoquismo e sofrimento humano.
 +
A simplicidade e o misticismo presentes nas suas criações são, talvez, o ponto chave do seu sucesso no mundo empresarial.
 +
 +
Stefan Sagmeister deu e continua a dar um contributo bastante importante na área do design, visto que os seus trabalhos são a fonte de inspiração de muitos outros artistas. É um marco incontornável na história do design, e continuará a sê-lo no futuro. Um dos principais motivos é o facto de sempre ter arriscado na sua vida profissional, ser inovador e a perfeição que podemos encontrar nas suas obras. Estes factores permitem a Sagmeister, hoje, ser considerado um dos melhores Designers de sempre.
 +
 +
Considero que este trabalho contribuiu muito para a minha formação pessoal e académica, pois permitiu-me ficar a conhecer diferentes conceitos. Posso agora apreciar e avaliar melhor e com mais conhecimentos técnicos diferentes obras que todos podemos apreciar no nosso dia-a-dia, estejam elas presentes em Posters publicitários ou em capas de albuns. Permitiu-me também perceber que os elementos tipográficos não têm necessáriamente de serem prejudiciais á criação de uma obra.
 +
Tive, também, a oportunidade de conhecer diferentes artistas e, apesar de ter escolhido Sagmeister para a realização deste trabalho, houve outros que também fiquei a conhecer melhor, como por exemplo Alex Trochut.
 +
-
[[File:Trabalho_1.jpg]]<br>
 
-
<br>[[File:Trabalho_02.jpg]]<br>
 
-
<br>[[File:Trabalho_03.jpg]]<br>
 
-
<br>[[File:Trabalho_04.jpg]]<br>
 
== Referências: ==
== Referências: ==

Latest revision as of 11:26, 16 December 2010

Stefan Sagmeister.jpg

Contents

Informação sobre o autor:

Nome: Stefan Sagmeister
Data de Nascimento: 1962
Local de Nascimento: Bregenz
Nacionalidade: Austríaca
Site Pessoal: Sagmeister Inc.


Stefan Sagmeister é um designer gráfico e tipógrafo austríaco que vive em Nova Iorque. Passou o último ano Sabático em Bali, na Indonésia, onde "refrescou" as suas fontes de inspiração. Sagmeister estudou design gráfico na universidade de Artes Aplicadas em Vienna, recebendo mais tarde uma bolsa de estudo para estudar em Nova Iorque. Começou a carreira de design aos 15 anos numa revista Austríaca e em 1991 voltou para Hong Kong para trabalhar no Leo Burnett's Hong Kong Design Group. Em 1993 voltou a Nova Iorque para trabalhar na Tibor Kalman's M&Co design company. Sagmeister fundou a Sagmeister Inc e trabalhou para clientes bastente diferentes como a HBO ou os Rolling Stones. Stefan colabora com músicos como David Byrne ou Lou Reed. É o autor de "Made You Look", publicado pelas edições Booth-Clibborn.

Prémios:

-2005: Grammy Award in the Best Boxed or Special Limited Edition Package category for art directing

-2005: Communications Award from the Cooper-Hewitt National Design Museum

-2010: Grammy Award in the Grammy Award for Best Recording Package.


Trabalhos:



Análise Crítica

Quando me foi proposto este trabalho e após várias pesquisas, deparei-me com o designer e tipógrafo Stefan Sagmeister. Este artista é bastante prestigiado na área de design, prendendo-me a atenção na diversidade de clientes para quem trabalhou, resultando assim, em trabalhos bastante diferentes, desde a capa do cd de Lou Reed, passando pelo logo da casa da música, aos posters para a School of Visual Arts. Considero que o facto de este designer recorrer ao “ano sabático” revela inteligência e maturidade, visto que permite ao artista abrir os seus horizontes e renovar as suas fontes de inspiração. . De acordo com o artista, o seu primeiro ano sabático foi um fracasso devido á falta de planeamento, mas apesar disso serviu para aprender e melhorar no futuro. Do ponto de vista financeiro, e apesar de fechar o seu estudio de design durante um ano, este conceito permite retornos a longo prazo, uma vez que permite aumentar a qualidade do trabalho o que se traduz também num aumento do valor dos seus trabalhos.

Stefan Sagmeister recorre várias vezes ao design em conjunto com a tipografia, o que se traduz em trabalhos muito interessantes do ponto de vista técnico e visual. Sagmeister não descura a simplicidade dos seus trabalhos, mas apesar disso, envolve-os num certo misticismo que cativa os quem vê os seus trabalhos, seja um critico ou mesmo um simples comprador de música que pode apreciar o trabalho deste designer numa capa de CD dos Rolling Stones ou dos AeroSmith. O recurso a objectos simples do quotidiano em conjunto com o gosto de Stefan pela tipografia, levarm-no a criar obras em que os elementos tipográficos, se podem confundir com algo real, como é o caso do poster para o AIGA em Detroit que invoca algum Masoquismo e sofrimento humano. A simplicidade e o misticismo presentes nas suas criações são, talvez, o ponto chave do seu sucesso no mundo empresarial.

Stefan Sagmeister deu e continua a dar um contributo bastante importante na área do design, visto que os seus trabalhos são a fonte de inspiração de muitos outros artistas. É um marco incontornável na história do design, e continuará a sê-lo no futuro. Um dos principais motivos é o facto de sempre ter arriscado na sua vida profissional, ser inovador e a perfeição que podemos encontrar nas suas obras. Estes factores permitem a Sagmeister, hoje, ser considerado um dos melhores Designers de sempre.

Considero que este trabalho contribuiu muito para a minha formação pessoal e académica, pois permitiu-me ficar a conhecer diferentes conceitos. Posso agora apreciar e avaliar melhor e com mais conhecimentos técnicos diferentes obras que todos podemos apreciar no nosso dia-a-dia, estejam elas presentes em Posters publicitários ou em capas de albuns. Permitiu-me também perceber que os elementos tipográficos não têm necessáriamente de serem prejudiciais á criação de uma obra. Tive, também, a oportunidade de conhecer diferentes artistas e, apesar de ter escolhido Sagmeister para a realização deste trabalho, houve outros que também fiquei a conhecer melhor, como por exemplo Alex Trochut.


Referências:

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox