IDE trabalho: João Machado

From LABMM1_IDE

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
 
Line 129: Line 129:
O que João Machado nos comunica, naquilo que publicita, é que o cartaz é uma arte que conhece a fundo e, mais do que isso, que é, ele próprio, um artista. Ou seja, alguém que ousa inventar no interior de um infinito campo de imagens algo significativo para  que essas imagens possam servir como suporte de uma determinada mensagem publicitária.
O que João Machado nos comunica, naquilo que publicita, é que o cartaz é uma arte que conhece a fundo e, mais do que isso, que é, ele próprio, um artista. Ou seja, alguém que ousa inventar no interior de um infinito campo de imagens algo significativo para  que essas imagens possam servir como suporte de uma determinada mensagem publicitária.
 +
 +
João Machado dedica-se essencialmente ao design gráfico de material impresso, possuindo um estilo depurado,  facilmente identificável e cheio de personalidade própria,  marcado por formas fortemente estilizadas ou recortadas, manchas planas de cor e gradientes, e um forte sentido dinâmico e de movimento.

Latest revision as of 21:25, 15 December 2010


João Machado



Informação Base

Joaom.jpg


Nasceu em 1942

Tem 69 anos e é de nacionalidade portuguesa (Coimbra)

Site pessoal [1]

Alguns sites com conteúdo relacionado a este autor: [2] [3]


Trabalhos


2119925121 6b64cd348e.jpg


2125134620 36decced3c.jpg


2119094346 f79ea154e9.jpg


Timor-dom.jpg


Joao-machado-cartaz.jpg


Cinanima.jpg


Exposições Individuais


- 1982 Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto

- Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

- 1985 Richmond Art Gallery, Montreal, Canadá

- 1986 Art Poster Gallery, Lambsheim, Alemanha

- Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto

- 1987 Annecy/Bonlieu - Centre d’Action Culturelle, França

- 1989 Lincoln Center, Colorado, EUA

- 1991 Dias da Cultura Portuguesa, Frankfurt, Alemanha

- 1996 Galeria de la Casa del Poeta, Cidade do México, México

- 1997 DDD Galery, Osaka, Japão

- Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil

- Memorial da Cidade, Curitiba, Brasil

- Museu Brasileiro da Escultura, S. Paulo, Brasil

- 1998 Casa Garden, Macau

- 2001 ESAD, Escuela Superior de Administración e Dirección de Empresas, Barcelona/2001 Casa da Cerca, Almada, Portugal Pécsi Galéria, Pécs, Hungria

- 2002 Dansk Plakatmuseum, Arhus


Prémios


-1º Prémio Nacional Gulbenkian para a melhor Ilustração de Livros para a Infância, Lisboa, Portugal

- 1º Prémio Grafiporto (Ilustração) 1985

- 1º Prémio Nacional de Design, Portugal 1989 Prémio Especial da “Die Erste Internationale Litfass Kunst Biennale”, Munique, Alemanha

- Medalha de Bronze da Bienal do Livro de Leipzig, Alemanha 1996

- Menção honrosa, “Computer Art Bienal”, Rzeszow, Polónia 1997

- 1º Prémio Mikulás Galanda, Bienal do livro de Martin, Eslováquia

- 1º Prémio “First International Competition for Fair Poster”, Bulgária 1996

- 1º Prémio para Logo Film Commission, Association of film Commissioners International Denver, EUA 1999

- 1º Prémio Best of Show, European Design Annual, Grã-Bretanha

- Prémio Zgraf 8 Icograda Excellence, Croácia 2004

-Medalha de Bronze, 4th International Triennal of Stage Poster, Bulgária. 2005

- Prémio “Asiago Inernational Award 2005”, para Emissão Filatelia “Europa 2004 – Turismo”, Asiago.


Comentário


João Machado, estudou na escola de Belas Artes , é um dos mais prestegiados portugueses a nível internacional. Conseguiu colocar Portugal entre os primeiros países do mundo pela sua qualidade gráfica e turística dos seus selos.

Distingue-se pela sua originalidade gráfica, que combina várias influências, desde a pop arte à arte japonesa, isto através de um domínio singular cromático e compositivo. Utiliza composições expressivas de cores vivas, conjugando formas geométricas e abstractas, tal como podemos ver nos trabalhos realizados para a cinanima.

É o único autor português que se pode orgulhar de ter exposto no DDD Gallery de Osaka, que constitui juntamente com a GGG Gallery de Tóquio uma das maiores referências mundiais de Design Gráfico.

Já fez mais de 400 cartazes entre outros trabalhos, no entanto é mais reconhecido mundialmente do que em Portugal. Referente a esta situação o autor afirma que “um designer famoso é o mesmo que um electricista famoso”, ou seja, raramente estes profissionais são reconhecidos pela sociedade apesar do seu trabalho ser visto todos os dias por nós, não é apreciado, nem lhe é atribuído o devido valor.

Através do seu trabalho para crianças da Tele- Escola este começa a trabalhar em ilustração infantil,representado na secção dos trabalhos através da capa do livro "O meu galo" (por exemplo),onde deu início à exploração de técnicas como o pastel seco, e mais tarde o aerógrafo. Devido à grande influência do cartaz polaco dos anos 60 e 70 este começa a desenhar com tesoura em vez de lápis.

Nem mesmo após todos estes avanços da tecnologia, da transição das artes gráficas analógicas para o design digital, o estilo de João Machado sofreu alterações. O seu processo de concepção é o mesmo desde os tempos do desenho com tesoura, dos anos 70, substituindo-a pelo “desenho com rato”.

Os seus cartazes recorrem á tematização de problemas que antes julgávamos apenas do âmbito da pintura que, podemos identificar como feitos de uma matéria plástica semelhante ou aparentada, mas que sofre a intervenção do designer, que refunde essa imagem noutra, transfigurando-a até que nela se perca o vestígio da sua origem. Contudo, a característica principal deste artista foi sempre um cunho de permanente surpresa, de divertimento e de humor, que inevitavelmente prolongou, explicitando-a e sofisticando-a.

O que João Machado nos comunica, naquilo que publicita, é que o cartaz é uma arte que conhece a fundo e, mais do que isso, que é, ele próprio, um artista. Ou seja, alguém que ousa inventar no interior de um infinito campo de imagens algo significativo para que essas imagens possam servir como suporte de uma determinada mensagem publicitária.

João Machado dedica-se essencialmente ao design gráfico de material impresso, possuindo um estilo depurado, facilmente identificável e cheio de personalidade própria, marcado por formas fortemente estilizadas ou recortadas, manchas planas de cor e gradientes, e um forte sentido dinâmico e de movimento.

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox