Javier Mariscal

From LABMM1_IDE

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
(Web onde consultar o seus trabalhos)
(Web onde consultar o seus trabalhos)
Line 41: Line 41:
   
   
* [http://www.mariscal.com/blog/ Blog Mariscal]
* [http://www.mariscal.com/blog/ Blog Mariscal]
 +
 +
*[http://www.mariscaldrawinglife.com/ Mariscal Drawing Life]
==Webs con informaçao adicional==
==Webs con informaçao adicional==

Revision as of 15:06, 12 December 2010

Contents

Javier Errando Mariscal

Fevereiro de 1950 em Valencia, Espanha é um reconhecido desenhista industrial espanhol. Desde 1970 vive e trabalha em Barcelona. Tem 60 anos

Msriscal.jpg

Sua linguagem é sintética, de poucos traços e muita expressividade. Começou estudando desenho na escola Elisava de Barcelona mas cedo deixou-a para aprender directamente do meio e para seguir seus próprios impulsos criativos. Seus primeiros passos foram no mundo do comic underground, trabalho que cedo compartilha com a ilustração, a escultura, o design gráfico e o design de interiores. Em 1979 desenha o logótipo Bar Cel Ona, um trabalho que lhe contribui popularidade. Ao ano seguinte, abre em Valência o primeiro bar assinado por Mariscal, junto a Fernando Salas, o Dúplex, para o que desenha uma de suas mais famosas peças, o taburete Duplex, autêntico ícone dos anos oitenta. Em 1981, seu trabalho como desenhador de mobiliário lhe leva a participar na exposição "Memphis, an International Style", em Milão. Em 1987 expõe no Centro Georges Pompidou de Paris e participa na Documenta de Kassel.

Ao longo da década dos oitenta desenha várias colecções de têxtil para Marieta e Tráfico de Modas e expõe na sala Vinçon de Barcelona. Em 1989 Cobi é eleito como mascote para os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. A mascote foi acolhida com grande polémica por sua imagem de ruptura, ainda que o tempo deu-lhe a razão a seu criador e agora Cobi é reconhecida como a mais rentável da história dos Jogos modernos. Mais adiante viria a série de animação The Cobi Troupe.

Cria o Estudo Mariscal em 1989 e colabora em diversos projectos com desenhadores e arquitectos como Arata Isozaki, Alfredo Arribas, Fernando Salas, Fernando Amat ou Pepe Cortês. Entre seus trabalhos mais destacados estão as identidades visuais para o partido socialista sueco, Socialdemokraterna; a rádio espanhola Onda Zero; o Zoo de Barcelona; a Universidade de Valência; o centro de desenho e arquitectura Lighthouse em Glasgow, o centro cultural GranShip (Japão) ou a empresa de pós-produção londrina Framestore.

Em 1995 Twipsy é eleita mascote da Expo 2000 de Hanôver. O sucesso desta mascota dará lugar à série Twipsy, na que o protagonista é um mensageiro do espaço virtual e a acção se situa em Internet. Twipsy foi vendida a mais de cem países. Também em 1995 desenha para a produtora italiana Moroso a colecção Muebles Amorosos, que inclui um dos seus móveis de maior êxito, o cadeirão Alexandra, cujas formas orgânicas e o uso que faz da cor comunicam o estilo vitalista e extrovertido que caracteriza os objectos de Marechal.

Em 2002, sua trajectória multidisciplinar culmina com o desenho integral do Grande Hotel Domine Bilbao, assomado ao Museu Guggenheim de Bilbau e a ria-a, cujo conceito criativo baseia-se em refletir a História do desenho do século XX. Mariscal cria desde os uniformes à fachada, passando pela imagem gráfica e seu lugar site. O interiorismo do GHDB fá-lo junto a Fernando Salas, quem também colaborará em Rua 54 Clube, um projecto do que faz parte Fernando Trueba e que contribui a Madri um espaço ao vivo onde actuam os mais prestigiosos músicos do jazz latino, como Bebo Valdés ou Paquito d’Rivera. Também em Madri se localiza o Hotel Porta América, do grupo Silken, um projecto no que participam os melhores estudos de arquitectura e desenho do momento. Estudo Mariscal e Fernando Salas encarregam-se do interiorismo da planta onze.

Outra mostra de sua vocação interdisciplinar é o espectáculo audiovisual Colors, estreado em Barcelona 1999 e protagonizado pelo robô Dimitri, outra das criaturas de Mariscal. O guião de Colors adaptou-o para as frequentes conferências sobre desenho que realiza por todo mundo, que mais que conferências são divertidos espectáculos de de humor e ternura.

Em 2005 faz vários objectos para a colecção infantil Me Too, de Magis, uma frutuosa colaboração que continua na actualidade. A imagem da entidade financeira espanhola Bancaja; da 32ª edição da America’s Cup, da nova marca de bolsas de Camper, Camper Forhands, bem como o interiorismo do restaurante Ikea de Vitória são alguns de seus últimos trabalhos, que segue compartilhando com sua tarefa artística. Em 2006 participou em ARCO com a escultura Crash!, uma homenagem ao desenho optimista dos anos 50 e uma forma de dizer que aquela confiança no futuro explodiu porque agora toca pensar em como fazer possível que tenha futuro. Cadeirão Alexandra, para Moroso.



3 imagems de trabalhos



Web onde consultar o seus trabalhos

Webs con informaçao adicional

http://estosololoarreglamosentretodos.org/actualidad/javier-mariscal-43

http://www.picassomio.es/javier-mariscal.html

http://designmuseum.org/exhibitions/2009/mariscal

http://en.wikipedia.org/wiki/Javier_Mariscal

http://ideasana.fundacioneroski.es/web/es/06/mariscal/

http://www.elpais.com/todo-sobre/persona/Javier/Mariscal/1325/

http://www.youtube.com/watch?v=UOsP3VwLOYA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=UcBPsvnpAr0


Análise crítica

Eu escolhi este autor, porque eu gosto do design gráfico e o Javier é uma referencia en Espanha do desing ilustrado. Do que mais gosto do se trabalho é da simplicidade das linhas; com muito pouco consegue transmitir muito ( notável pela sua expressividade) ; sempre fidel a um estilo pessoal inequívoco. O que mais me sorprende do seu trabalho é que não se conforma com um único campo artístico, pois desenvolveu suas atividades artísticas em várias disciplinas, e em meios variados, não havendo preferência por nemun. Abarca muitos campos diferentes como o desingn imóbiliario, a pintura, a escultura, o desing de interiores,a paisagem urbana,a jardinagem e a horticultura.

Sempre conta historias que som reconhecivels polo público, episodios narrativos com enfoque poético. A maioria das vezes são assuntos cotidianos que reconstrue para mostrar a essência.

Sua linguagem é simple, com poucas pinceladas e muita expressividade. Por trás de seus desenhos ingênuos, há sempre uma intenção provocadora, que conecta com as pessoas, comunica e transmite.

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox