Hugo maciel

From LABMM1_IDE

Revision as of 19:25, 13 December 2010 by Joaocsoares (Talk | contribs)
Jump to: navigation, search

<body>João Soares - Tema D, Ilustração Digital. Autor, Hugo Maciel. Website, www.behance.net/hugomac

Hugo Maciel de nacionalidade Portuguesa, com 31 anos, nascido a Janeiro de '79. O seu link pessoal, encontra-se no behance, (www.behance.net/hugomac), no entanto há um outro, (http://www.coroflot.com/hugomac), com mais alguns projectos adicionais.

Desenho.jpg

Um desenho improvisado, cheio de detalhe e aleatoriedade.

Illustração.jpg

Quase que uma dança ilustrada, num fundo tridimensional, criando realidade.

Ilustração (2).jpg

Um mero senhor, associando música tanto a ele próprio como com a personagem da ilustração.

Recursos Utilizados: Illustrator, Photoshop, Flash, Caneta, Carvão, Plasticina, Técnicas de Ilustração (colagem, cortes)

Informações adicionais: Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e em Design Gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde frequenta o Mestrado de Ilustração e Animação. Como pintor, participou em algumas exposições colectivas e é professor desde 2002.

Recurso de Pesquisa: Hugo Maciel Design

Análise Crítica

Os motivos que me levaram a escolher este Designer, são muito simples. O facto de ser da mesma pátria que eu, influencia imediatamente a minha escolha. Sabendo que existem potencialidades, perto de mim, enormes, com grande qualidade, estilo e experiência, motivam-me a viajar, à procura desses mesmos artistas, no intuito de um dia os conhecer e aprender. Sonhar é bom, mas viver é melhor. Sonho em trabalhar com vários artistas, como Monet (http://www.monet2010.com), devido à sua grande pintura; Cyriak, com a sua criatividade excepcional de animação (http://www.youtube.com/watch?v=-0Xa4bHcJu8&feature=player_embedded), Willy Verginer, o escultor fantástico e original (http://www.verginer.com/eng/biographie.php). O facto de os conhecer pessoalmente e aprender com as várias técnicas, que aplicam ao longo de todo o seu trabalho, cativam-me. Porém, é muito complicado, sendo que a probabilidade de os encontrar, é muito reduzida, enquanto que, se tiver conhecimento de vários artistas portugueses, os quais vivem cá - claro que existem muitos a trabalhar fora – consigo, um dia encontra-lo numa viagem que faça à volta de Portugal e aí sim, aprendo e discuto. Sou português, e não estou desiludido por isso, muito pelo contrário, porque são essas marcas históricas, na vertente do Design Gráfico, que me motivam a evoluir, tanto em termos de trabalhos e projectos que possa vir a fazer, como em ambições, as quais me vão levar a fazer o que realmente quero.</br> O trabalho de Hugo Maciel, pretende combinar o desenho, manual e vectorizado, pintura, fotografia e scan de vários elementos, num só. Com estes elementos, são criadas metáforas com um forte e conceptual sentido. Todas as obras criadas, têm a sua finalidade. Por exemplo: neste trabalho - http://www.behance.net/gallery/Grilled/740970 - pretende-se veicular para um lado mais apelativo, relativamente aos incêndios consecutivos, sempre que nos encontramos na altura de verão, coisa que acontece todos os anos. </br>
O seu estilo é notório e destaca-se entre todos os outros. Os seus desenhos manuais, levam a originalidade ao extremo, com tanto padrão e pormenor, que a olho nu pouco se consegue ver, no entanto, de uma certa perspectiva, a mente pode divagar imenso. Quando vectorizados, o sentido não se altera.

Relativamente às suas pequenas esculturas (plasticina), demonstram movimento e acção, coisa que dificilmente se alcança, onde se pode criar uma história e talvez rir-se um bocado.

A evolução das tecnologias, influencia notoriamente a sociedade, tanto que se sucumbe e se rege pelo que a indústria tem para lhes oferecer. </br>
Como no Design Gráfico, o objectivo dos autores aplica-se, praticamente, no mesmo sentido. Os seus projectos, são como uma imagem abstracta do pensamento deles, como que um desanuvio desenhado. Tudo o que vemos ou lemos, em sítios espalhados pelo quotidiano, provêm do que eles fazem. Os Logotipos, o Lettering usado, mediante o assunto corrente, os vídeos publicitários, etc. Basicamente, toda a publicidade. </br> Tudo isto, influencia a área de conhecimento e a indústria, e cada um tem a sua forma de o fazer. Daí os vários estilos existentes. Todos contribuem para a sua evolução. Sejam profissionais ou não. Muitas ideias que saíram da cabeça destas mentes criativas, tiveram a sua origem noutros trabalhos de autores diferentes, havendo uma recriação da realidade, ao que eu chamo de evolução. Como quando os nossos antepassados criaram a roda, e nós agora fazemos dela um meio de transporte imprescindível. O contributo do Hugo Maciel, retrata-se nas suas obras, obras essas que transmitem uma relação entre a mente e o humano e, isso, reflecte-se na evolução do Design industrial. Como é que este autor influencia a minha formação pessoal? Uma questão fácil de se responder em duas palavras: Realização pessoal. Passo a explicar: ao longo da nossa vida, descobrimos o nosso favorito, o nosso hobbie, algo em que somos realmente bons e isso vai decidir o nosso futuro. Eu descobri o meu objectivo de vida e este, está envolvido com o design. Está claro, que a vida pode mudar abruptamente, mas isso é outro assunto a discutir. O Hugo, com as suas ideias metafóricas, ajuda-me a descobrir o ponto superior da minha criatividade, e auxilia-me nas ideias que possa vir a ter, nos meus trabalhos, tanto pessoais como educativos. Obviamente, não me influencio só por ele, existem vários, os quais eu idolatro e isso é só mais um fruto para as minhas criações.

</body>

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox