Ea nikki farquharson

From LABMM1_IDE

Revision as of 21:43, 15 December 2010 by CarolinaSeabra (Talk | contribs)
Jump to: navigation, search

Contents

Bem-Vindos!

Nesta página vou publicar o desenvolvimento do trabalho de Estudos Autónomos, da unidade curricular de Imagem Digital Estática.

Tema Escolhido

Apesar de inicialmente ter optado por investigar autores relacionado com outro tema, no decorrer dessa mesma investigação, nomeadamente com a leitura de suportes como "Computer Arts" e "The book of Inspiration" decidi optar pelo tema: Imagem e tratamento fotográfico digital (de natureza bitmap — Fotografia de estúdio, manipulação, montagem, foto-ilustração,...) em conjunto com uma forte componente de ilustração digital.

Autor Escolhido - Nikki Farquharson

Freelance designer e ilustratora

Nikki.jpg

25 anos London, UK

University of the Arts London in Graphic & Media Design, 2008.


Refere o papel e caneta como o seu meio primário de criação. O seu trabalho reflecte a combinação dos elementos de que mais gosta: cores, padrões, formas, linhas, fotografia, tipografia, linguagem e comunicação.



Fontes Informativas

official site

external photo project

Informação Adicional

http://www.thecoolhunter.co.uk/article/detail/1416

http://www.aprancheta.com/ilustracao/nikki-farquharson/

http://www.thecoolhunter.net/article/detail/1416

http://www.psfk.com/2009/08/nikki-farquharson-transforming-fashion-editorials-into-cartoons.html

http://marinadelfreo.wordpress.com/2010/04/05/nikki-farquharson-psicodelia-ilustracao-e-cores/

Trabalhos da Autora

.Mixed Media Girls

.Procrastination

.65 Modern Proverbs

.Cock. Bull. Story.

.Prediction Off

.Shooting the Shooter

.Random Got Beautiful [www.randomgotbeautiful.com www.randomgotbeautiful.com]

.Random is Good

Outros Dados

Publicações

2010 - The Book of Inspiration: Volume II

2010 - Computer Arts Projects 136

2010 - Computer Arts 173

2009 - I Swear To Good You Are God At This

2009 - Computer Arts 168

2009 - SNITT

2009 - Digital Arts

2009 - Missbehave

2009 - No Equal

2008 - Simply Packaging

2008 - YCN Book 0809

2008 - Playful Type


Clientes

Benefit Cosmetics

Computer Arts

Ellesse

Fujifilm

Holiday Matinee

Missbehave Magazine

Myspace

Nike78

Paradecka

Sims Snowboards

T-Post

The Cool Hunter

The Live Issue

Exibições

2010 - The Live Issue Launch: Issue 1

2008 - YCN Live: Kokoro & Moi

2008 - LCC Degree Show: Dialogue

Referências

Psicodelia, Ilustração, Cores, Criatividade, Design, Ilustração, Arte digital

Reflexão Crítica

Apesar de, por indecisão, ter seguido a área de Ciências e Tecnologias, a arte sempre foi um dos meus grandes interesses, não só por influência familiar, como também por iniciativa própria. Na altura de decidir que área explorar para formação futura, tinha bem presente nos meus ideias e objectivos a conjugação desta com as novas tecnologias, mas a minha perspectiva relativamente a esse aspecto nunca foi muito alargada, visto que enverguei por outras áreas de estudo. No entanto, por instinto, sempre fui levada a conhecer, explorar e analisar criticamente este aspecto. Nunca me liguei especificamente a nenhum artista e, portanto, a minha investigação para este trabalho foi bastante mais profunda, pois procurar influências e identificar-me com determinados trabalhos, técnicas, perspectivas e artistas não é de todo uma tarefa fácil. Desta forma, comecei por investigar online a área que considerava mais interessante a nível de futuro profissional "Identidade Visual", relacionada com o design de marcas. No entanto, e com o prosseguir desta pesquisa fui demonstrando interesse por outros tipos de projectos e identificando-me mais com eles, e, aquando a apresentação da "Computer Arts" e "The Book of Inspiration" durante a aula, recolhi alguns nomes de obras e autores que me despertaram o factor "UAU!". Posteriormente, depois de ter aprofundado o conhecimento sobre os mesmos, não só a nível artístico como biográfico foi-me possível escolher a artista com que mais me identifiquei e que mais me influenciou, desenvolvendo sobre ela este trabalho de Estudos Autónomos.

Nikki Farquharson, apesar de ter apenas 25 anos, já desenvolveu um notável trabalho, no conjunto de todos os seus projectos, dominados por diferentes conceitos, tendo o mérito de os ter exposto nas mais emblemáticas publicações de arte contemporânea. Tendo como base principal a Fotografia/Imagem Bitmap e o tratamento de imagem digital apresenta-o de perpectivas e formas completamente únicas, trabalhando activamente a cor (utilizando tons fortes, saturados, vivos) e juntando-as numa mesma imagem de forma coerente e criativa. O projecto de autora que mais me despertou interesse denomina-se "Mixed Media Girl" - um projecto que engloba juntamente imagem digital e tratamento assim como ilustração digital. Sendo um projecto característico do seu estilo pessoal, o tema remete para os recursos actuais relativos aos media, reflectindo a sua perspectiva contemporânea assim como a sua idade. Baseada no conceito de colagem, as suas imagens apresentam, apesar de uma certa inocência, uma juventude e energia sem igual, uma personificação dos media actuais através das cores, formas e expressões das modelos, assim como do tratamento dado às imagens.

Na minha opinião pessoal, e depois da investigação relativa ao trabalho realizado por esta autora tão jovem, considero-a importante e diria imprescindível para o desenvolvimento desta área de conhecimento e de estudos que sigo. Em primeiro plano, não só desta em particular mas de todos os que partilhe deste espírito jovem e inovador, de criação e novas formas de apresentação da arte e da criação digital, e desta artista especificamente pois considero a sua perseverança e autenticidade notável assim como as suas obras partilham destas características, o uso excessivo da cor como meio apelativo, mas de uma forma de tal forma coesa que as torna de tal forma interessantes e agradáveis.

Relativamente á influência pessoal deste trabalho considero que teve extrema importância para o início da minha formação nesta área, permitindo-me ganhar capacidades de pesquisa, conhecer novos suportes de investigação, e novos autores, projectos e conceitos que foram surgindo no caminho de encontro de influências. De facto, foi-me possível tecer uma opinião crítica sobre vários trabalhos que fui encontrando assim como preparar-me para o fazer noutras situações. Considero-me satisfeita com a concretização deste projecto autónomo, visto que investiguei sobre alguém com quem partilho o gosto pela fotografia criativa, por uma paleta de cores vivas e saturadas, e pela composição bipmap/vectorial com formas simples enriquecidas pelo uso da cor.

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox