Jeffrey Vanhoutte
From LABMM1_IDE
Estudos Autónomos
Trabalho individual realizado no âmbito da disciplina de Imagem Digital Estática.
Tema: Imagem e Tratamento Fotográfico Digital
Autor Escolhido: Jeffrey Vanhoutte
Ficha Biográfica
Nome e Apelido: Jeffrey Vanhoutte
Nacionalidade: Belga
Idade: 41
Site Pessoal: [Jeffrey_Vanhoutte]
Sites com informação adicional:
Dados Relevantes
Sobre o autor:
Jeffrey Vanhoutte tem uma licenciatura em fotografia profissional da escola de Coloma em Mechelen, Bélgica.
Aos 21 abriu um estúdio um Bruxelas e começou a trabalhar como freelancer.
Em 1999 começou a trabalhar com equipamento digital. Actualmente trabalha para agências de publicidade,pois segundo o próprio é mais divertido.
Trabalha para marcas como a Smart, Motilium, Nestlé, ING, Carrefour, Delta Lloyd, Vandemoortele, Russel, Axa, Cebeo, Sony, Desso sport systems, Electabel, Belgacom, etc.
Sobre a Escola:
Trabalhos do Autor
3 Trabalhos/imagens (JPG, mínimo 1024 x 768 px, RGB, 72 DPI):
Agency: 7 Beaufort ; Client: Motilium 2009
Agency: AB Advertising; Client: Uitweg
Agency: AB Advertising ; Client: OVAM
Outros trabalhos:
Técnicas e software utilizado:
O artista em causa trabalha com uma Leaf Aptus 75 digital back on a Mamya 645D e fotografa em cartões CF ou directamente no seu
MacBook Pro. Os flahs que ele usa são os Broncolor e Bowens. Os seus trabalhos usam sempre Photoshop. Assim as imagens são
retocadas por ele próprio ou por uma equipa.
Análise Crítica
Motivos que me levaram a escolher este autor
Comecei a minha pesquisa à procura de nomes de referência portugueses, contudo os nomes que encontrei não se adequavam ao trabalho em causa e tinha pouca informação disponível. Assim comecei a ver trabalhos de autores no Google e surgiram obras de Vanhoutte.
Verifiquei que já conhecia alguns dos seus trabalhos apesar de não saber inicialmente que lhe pertenciam. Na minha opinião os seus trabalhos são muito interessantes, com sentido de humor mas também com críticas. Têm por um lado uma vertente satírica e por outro lado bastante realista. Decidi então pesquisar mais sobre a vida do autor e encontrei o site oficial. Vi mais trabalhos do autor, entrevistas, e informação biográfica e resolvi fazer este trabalho sobre ele.
Escolhi Jeffrey Vanhoutte por diversos motivos. Em primeiro lugar, porque ele trabalha para marcas muito reputadas e em segundo porque me interesso por publicidade. O facto de os seus trabalhos abrangerem vários temas/ assuntos também contribuiu para a minha escolha.
Em suma, escolhi Jeffrey Vanhoutte pela qualidade do seu trabalho e essencialmente porque sabia que iria contribuir para o meu enriquecimento pessoal.
Opinião sobre o trabalho do autor
Nas pesquisas que realizei encontrei diversas obras irreverentes e originais. Jeffrey Vanhoutte tem um leque de trabalhos muito variados. Tanto trabalha para marcas de produtos alimentares, como para marcas de roupa interior feminina, passando por marcas de automóveis e até de medicamentos. Na minha opinião ele consegue adequar muito bem os seus trabalhos ao tema em causa, e em todos os casos produzir obras com um realismo e sentido de humor espectacular.
A obra do autor que mais admiro é a montagem que ele fez para a empresa Uitweg. É uma montagem bastante simples, mas com muito significado, que nos faz reflectir. Mas também gosto muito do trabalho que o autor realizou para a agência Onclinx Vierin, nomeadamente para a Self Promotion.
É uma montagem intrigante, cómica mas muito inteligente. Também não poderia deixar de falar na montagem que o autor fez para a Motilium em 2009, pelo realismo da montagem mas essencialmente pela originalidade. A forma de estar do sapo adequa-se perfeitamente à ao produto que se quer vender e parece mesmo real.
Em suma é de realçar a qualidade dos trabalhos que Jeffrey Vanhoutte consegue produzir.
Aspectos técnicos e visuais relevantes
Jeffrey Vanhoutte desde pequeno que convivia com o talento do pai e descobriu em criança o seu jeito para a fotografia. Aos 21 anos abriu o seu próprio estúdio e começou a trabalhar como freelancer. Isto significa que já tem uma grande experiencia na área tendo passado por diversas fases em termos de métodos e equipamentos utilizados. O próprio considera que o facto de usar ter começado a usar equipamento digital tem beneficiado muito o seu trabalho.
É de realçar que o artista em causa retoca sempre os seus trabalhos com o Photoshop.Ele considera que o Photoshop é uma ferramenta muito importante para o seu trabalho e por isso todas as fotografias são retocadas por ele ou por elementos da sua equipa. Ele usa as suas competências técnicas para juntar diferentes imagens e criar uma única fotografia sem que se perceba que a imagem não é de facto real mas é composta por diferentes elementos.
Como Jeffrey Vanhoutte diz “o humor está intimamente relacionado com a criatividade” por isso todas as suas obras têm muito para além do que aparentam.
Segundo o autor “fotografar é como jogar com a luz depois de ter escolhido o objecto e a situação adequada”. E “no fundo o que interessam são as boas ideias”, portanto talvez seja aqui que reside o sucesso do autor, ou seja, no facto de saber adequar as boas ideias a todos os trabalhos que executa.
Contributo do autor escolhido para a evolução da área de conhecimento
Contributo desta pesquisa para a minha formação pessoal
Webliografia
Informação recolhida em: