Annie Leibovitz02
From LABMM1_IDE
Informações Sobre a Autora:
• Nome: Annie Leibovitz
• Nacionalidade: Americana (Waterbury, Connecticut , EUA)
• Idade: 61 (2 de Outubro de 1949)
Outras informações:
Annie Leibovitz é uma fotógrafa Americana, que descobriu a sua paixão pelo mundo fotográfico muito cedo.
Teve aulas à noite de fotografia e na sua viagem a Kibutz em Israel permitiu a ela para aprimorar as suas habilidades adicionais. Em 1970 Leibovitz conheceu Jann Wenner, editor-fundador da Rolling Stone. Impressionado com o portfolio da autora deu-lhe o seu primeiro trabalho, fotografar John Lennon, onde apareceu na capa de 21 janeiro de 1971. Dois anos mais tarde ela foi nomeada a fotografa-chefe da revista, Rolling Stone. Em 1975 foi enviada numa turne mundial para fotografar a banda Rolling Stones, em retratou a banda a preto-e-branco.
A revista em 1980 enviou Leibovitz para fotografa de novo John Lennon e Yoko Ono, que tinha lançado recentemente o álbum “Double Fantasy”, para tal a autora imaginou um retrato em que estariam os dois nus, um tipo de temas fotográficos de Annie Leibovitz, porem a Ono não aceitou tirar esta fotografia despida, por isso a autora teve que mudar a sua ideia inicial. Ainda fez outros trabalhos fotográficos com Lennon que fariam parte de várias capas e materiais de revista, incluindo a foto de 1980, no dia do seu assassinato.
Nesta década, anos 80, o seu talento não ficou restrito ao rock, passando a editar e fotografar pela Vannity Fair e registando capas históricas como a de Demi Moore nua e grávida. Passou também a fotografar famosos, que foram desde Whoopi Goldberg ate Arnold Schawarzenegger. Recentemente, Annie fez ensaios fotográficos com Robert Downey Jr., na sua volta ao cinema e ate astros como George Clooney e Julia Roberts. Com estas mudanças todas Leibovitz expandiu a sua abordagem e os temas das suas fotos. O surrealismo das fotos que tirava levou que o seu trabalho fosse reconhecido mundialmente, principalmente pelo seu trabalho mais recente sobre a Disney, “Year of a Million Dreams”, onde é possível perceber a evolução da técnica e a complexidade da composição fotográfica.
Publicou seis livros de fotografia: Phtotograps, American Olympians, Women, American Music e A Photographer’s Life.
Em 2008, realizou um documentário, “Annie Leibovitz:Life Through a Lens”, em que família , amigos e colegas foram entrevistados sobre o que achavam de Leibovitz, assim como esta, contou historias da vida e dos trabalhos que realizou como fotografa.
Annie Leibovitz ganhou prémios de Melhor fotografia e Photographer of the Year. Tambem ganhou o premio de Fotografa do Ano do centro Internacional de fotografia.
Links de Referência e palavras chaves de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Annie_Leibovitz
http://en.wikipedia.org/wiki/Annie_Leibovitz
http://freakshowbusiness.com/2009/02/21/portfolio-annie-leibovitz/
http://www.notcot.com/archives/2007/01/leibovitz-takes.php
http://www.andrewsmithgallery.com/exhibitions/annieleibovitz/americanmusic/annieleibovitz.htm
http://www.fullissue.com/index.php/annie-leibovitz-biography-1949%E2%80%93.html
http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/episodes/annie-leibovitz/life-through-a-lens/16/
http://art-forum.org/z_Leibowitz/Gallery.htm
-Annie Leibovitz
-Disney’s Year of a Million Dreams Annie Leibovitz
== Imagens Escolhidas ==
Fotografias da autora da camapanha "Disney’s Year of a Million Dreams"
== Análise crítica para a análise do trabalho do autor ==
A fotografia é um mundo subjectivo em que representa o momento e o seu contexto com interpretações diferentes de indivíduo para indivíduo. Tal facto verifica-se uma vez que não somos todos iguais nem totalmente diferentes, cada um vê algo com um olhar e uma mente diferente dos outros, porem podemos ser influenciados pela visão dos outros. E este mundo fotográfico permite isso mesmo: dar asas a nossa mente e capacidade de imaginar, como outras formas de criação.
O desenvolvimento deste trabalho, no âmbito da disciplina Imagem Digital Estática, regeu-se primariamente pela escolha do tema, Imagem e tratamento fotográfico digital, pois é algo que me fascina e que aprecio vivamente. A fotografia e a capacidade de manipulação deste tipo de imagem que é criado, sempre foram do meu agrado e me fazer querer aprender cada vez mais sobre este tema.
Depois da escolha do tema viria a decisão sobre o autor a realizar, algo que para mim foi difícil escolher um autor que se adequasse ao tipo de trabalho exigido e também porque nunca tinha pesquisado sobre autores de fotografia, por isso, ter uma dificuldade acrescida.
Fazendo varias pesquisas e lendo alguns livros e revistas cheguei a Annie Leibovitz, a autora pelo qual este trabalho se rege. Quando comecei a pesquisar sobre a autora e a descobrir o tipo de trabalho fotográfico e manipulação que realizava posteriormente, foi algo que me deu ainda mais vontade de me informar mais sobre ela. O tipo de ideologia de imagem que ela compõe em trabalhos que pode ter acesso são na minha opinião muito bons. Em alguns sites que pesquisei e artigos sobre ela, fez me ver que Leibovitz era uma lenda viva da fotografia e que muitos dos seus trabalhos foram marcantes na história da América e do Mundo.
As técnicas que utiliza são muito expressivas e chamativas, pois realizou fotos que ficaram marcadas na memória de pessoas que vivem no mundo fotográfico e mesmo por indivíduos que não são ligados a esta arte.
Nos trabalhos fotográficos que escolhi da autora, Annie Leibovitz, retirados da campanha da Disney, “Disney’s Year of a Million Dreams”, onde escolhi a fotografia da Pequena sereia, Peter Pan e da Fada, protagonizadas por famosos, é possível averiguar o tipo de técnicas que Leibovitz utiliza.
Na foto da “Pequena Sereia” é possível verificar a manipulação que houve em termos de cenário, com tons suaves e tranquilos transmitindo mesmo a harmonia do mar, baseando-se em tons de azul, o realce que existe na protagonista deste trabalho fotográfico e na força de imagem que tem as caldas dos elementos da fotografia, transformando-os em sereias, são algo que mostra claramente a manipulação digital que existiu.
Quanto a foto do “Peter Pan”, é uma fotomontagem em que existe uma composição visual que se nota realmente que houve edição, que é realçada em termos de fundo, onde foi colocado uma cidade totalmente “feita”, as cores esbatidas de toda a imagem, menos na fada, pois é o elemento visual que tem mais vida em toda a fotografia, onde também se pode verificar o efeito dela a flutuar.
E na foto da Fada, a imagem transmite novamente um tom harmonioso, com um cenário de fundo criado e as personagens destacadas do resto dos elementos, pois são as peças que tem mais cor e luz na fotografia.
Em suma, o trabalho desta lenda viva fotográfica, Annie Leibovitz, fez-me querer aprender muito mais sobre fotografia e melhorar o meu desempenho neste mundo. Pois a tipologia de edição que uso nos meus trabalhos fotográficos é semelhante a meu ver a da autora. E que ela so teve o sucesso que teve pois teve amor por aquilo que realmente sempre lhe interessou, a fotografia.
E em termos técnicos terei muito a aprender, para que um dia consiga alcançar o realismo que as fotos da autora escolhida tem, pois tanto fotos não manipuladas como manipuladas tem um realismo mesmo impressionante.
