User:Adrianamendes
From LABMM1_IDE
Quem sou eu?
Olá! Eu sou a Adriana Mendes e venho da Figueira da Foz.
No secundário frequentei o curso de Música e, por consequência, fiz o conservatório.
Sempre estive muito dividida entre a música e as tecnologias e, por isso mesmo, os meus interesses profissionais ainda não estão muito bem definidos. No entanto, para já, aposto em qualquer área relacionada com as novas tecnologias deixando a música para o tempo livre.
A nível dos meus interesses pessoais adoro tocar piano e amo cantar! Sem música a minha vida não era vida! A música consegue provocar em mim sentimentos que nada mais consegue provocar.
Aqui encontram o meu canal no youtube com algumas das minhas actuações a nível da músca.
P04 | Análise de aplicações multimédia
B.
Nome: J.K.Rowling
Filiação: J.K.Rowling
Autoria: Lightmaker
Endereço Internet: http://www.jkrowling.com
Nome: Don’t click
Filiação: Institute for interactive research
Autoria: Alex Franck
Endereço Internet: http://www.dontclick.it
C.
J.K.Rowling –> Integra media de carácter espacial/estático e dinâmico.
Ao nível de media estático encontramos o recurso a texto e a imagens. Por outro lado, temos media de carácter dinâmico que se revela quando o utilizador passa com o rato nos objectos apresentados na página inicial, permitindo a navegação pelos conteúdos disponibilizados no site. Acrescento ainda outro media de carácter dinâmico: o Som. Este, é apresentado como música/sons de fundo que surge por si mesmo ou conforme as acções que o utilizador desenvolve.
Don't click -> Integra media de carácter temporal/dinâmico.
Esta aplicação multimédia é de caráter dinâmico apresentando constantes animações por cada acção que o utilzador realiza.
D.
Em ambos os casos a plataforma de suporte é World Wide Web pois são aplicações multimédia que são suportadas pela rede Internet.
Tanto num como noutro o meio de distribuição é on-line por ser tratarem de aplicações que necessitam de estar conectadas a uma rede possibilitando a transferência de dados entre um dispositivo terminal e um servidor.
A Área de conteúdo é o marketing pois estes sites têm como principal objectivo a demonstração de empresas e produtos.
A meu ver,Em J.K.Rowling, são utilizados os 3 paradigmas de interacção: Ambiente/Tutorial/Index.
Ambiente – Nesta aplicação, os botões e ícones de navegação são apresentados através de imagens metafóricas que nos enviam para outros ambientes. Pela forma como estes são apresentados é possível ao utilizador sentir-se mais inserido no site, por exemplo, através da possibilidade de ligar/desligar a luz.
Tutorial – No menu inicial não é necessário passar por cada um dos objectos de forma organizada e obrigatória. No entanto ao ingressar em alguns dos temas apresentados como a “Biography” é necessário passar pela página, por exemplo, número 2 e 3 para que se possa chegar á pagina número 4.
Index – Alguns temas são desenvolvidos e apresentados através de menus mais explícitos permitindo uma exploração mais clara e objectiva sem que seja obrigatória a passagem por determinados itens.
Em Don’t clik o paradigma de interacção é o Index.
Index - A aplicação multimédia possibilita-nos a navegação através de botões, links e ícones, que possuem informação indexada, organizados em menus claros e objectivos permitindo-nos uma exploração fácil e acessível.
E.
O site oficial de J.K.Rowling é mais complexo aceder aos conteúdos pretendidos visto que é necessário perceber a que é que os objectos estão associados para chegar ao destino, implicando uma maior "perda" de tempo. Contudo, as animações, as cores, os sons e a música de fundo criam ao utilizador um ambiente agradável que suscita interesse pela exploração.
No site Don't clik, o utilizador é posto à prova através do desafio: Conseguirá resistir a não clicar? Este desafio cria no cybernauta a vontade de experimentar. As animações constantemente presentes no site criam um enorme dinamismo à aplicação.



