JericoSantander

From LABMM1_IDE

Jump to: navigation, search
Jerico Santander
“I am unable to work with something that looks real or common. I’m always dreaming while I am awake and conjuring up crazy images.”


Contents

Estudos Autónomos

Tema A: Imagem e Tratamento Fotográfico Digital

Sobre o autor

Nome: Jerico Santander
Idade: 25 (nasceu em 1985)
Natural das Ilhas Canárias, Espanha

Páginas Pessoais:

behance | deviantArt | twitter | carbonmade

Artistas Favoritos:

Tradicional Art: Mars-1 e Josh Keyes
Digital Art: Alex Trochut e Microbot

Informação adicional

Entrevistas: [1] [2]
Tutorial: [3]

Trabalhos

Técnicas e Software

"I guess my imagination is a huge part of my work."
design process



Começa por ter uma ideia, aponta-la num papel, fazer um esboço - "writing ideas and drawing sketches beforehand are key".
Depois parte para a pesquisa, arranjar imagens com que trabalhar. Recorre a fotografias, pintura digital e, em alguns trabalhos, 3D.

Em linhas gerais o artista vê o seu trabalho como uma colagem.
Na imagem ao lado podemos ver as fases do trabalho Own World:

1. o rascunho e as imagens base;
2. primeira parte de montagem, juntar as imagens base;
3. pintura.



Gosta de usar cores fortes, como se pode ver nos seus trabalhos, não só para conseguir a atenção dos outros mas simplesmente porque se diverte a explora-las.


Os programas que usa são Photoshop e 3dsmax, ainda que maioritariamente o primeiro. A ferramenta do PS que mais usa é a brush tool.
Para trabalhar utiliza uma Cintq 21".


Análise Critica

"The “randomness” in life makes me smile. That’s why I like surrealism."
Only The Strong Survive
Art Directors: Jason Gilliland, Pierre Chan
made for a Calder Bateman's self-promotional campaign



No momento da escolha do autor a estudar devo dizer que a minha primeira opção não foi Jericó Santader mas Joel-Peter Witkin, um artista no mínimo curioso. Todavia, este não adequava muito bem no tema e tive de procurar outro.


No momento da escolha do autor a estudar devo dizer que a minha primeira opção não foi Jericó Santader mas Joel-Peter Witkin, um artista no mínimo curioso. Todavia, este não adequava muito bem no tema e tendo assim de procurar outro mais adequado. Foi então que descobri o nome de Jericó Santander na página da disciplina. O nome chamou a minha atenção e decidi pesquisar de imediato, encontrando o behance e a minha primeira impressão foi "adoro".


Embora pessoalmente prefira a fotografia mais crua, apenas com um retoque aqui e ali, não posso dizer que arte digital não seja igualmente bela. Verdade seja dita que nunca me dediquei à manipulação digital ao ponto de conseguir algo do género, nunca sequer me despertou interesse para essa dedicação, e, quem sabe, experimentação.

Venore

Avançando para o ponto da questão, em relação ao trabalho de Jericó Santander, acho que representa muito bem a ilustração e manipulação digital, bastando para isso apreciar as suas obras e, como a própria definição de manipulação digital fotográfica diz:

"Photo manipulation is the application of image editing techniques to photographs in order to create an illusion or deception."

Todo aquele imaginário aproximado do real, todo o sonho desenhado, um pedacinho do inconsciente partilhado. "That's why I like surrealism". É incrível o que é possível fazer com determinadas ferramentas e uma visão diferente. Cada obra dele conta uma história, cada uma mais surreal do que a outra e mais bela que a anterior.

Attentions
in collaboration with Peter Jaworowski
Por exemplo em “Only The Strong Survive” o que primeiro salta à vista são as personagens, ratos com hábitos/vicios humanos: fumam, bebem, jogam. Depois podemos associar uma história de crime, dinheiro, corrupção (lado direito) e de coragem, valentia, amor (lado esquerdo) e logo ai há uma explosão de sentimentos torcendo por um ou por outro sente-se tristeza contra raiva, medo contra poder. E acreditamos que este é o clímax da história, o momento em que tudo pode mudar ou não. Contudo se olharmos ao redor da imagem deparamo-nos com uma outra ideia, isto é o consciente de uma pessoa, a sua mente a funcionar e associamos agora a imagem a escolhas. A vida é feita de escolhas, e agora a obra representa a dificuldade dessas escolhas.



Em conclusão, este trabalho contribuiu para a minha formação pessoal na medida em que me fez alargar os meus conhecimentos não só fiquei a conhecer novos artistas, Jericó Santander em especial, como também aprendi a ver arte digital com outros olhos.


Bibliografia

ethernity.deviantart.com/

behance.net/jerico

facebook.com

carbonmade.com

twitter.com

psd.tutsplus.com

formatmag.com

computerarts.co.uk

dailyinspiration.nl


keywords: jericó santander digital art illustration

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox