Ikob

Da Lab. Multimédia 1
(Diferença entre edições)
Ir para: navegação, pesquisa
(Relatório)
Linha 79: Linha 79:
 
'''1. Apresentação do projecto '''<br/>
 
'''1. Apresentação do projecto '''<br/>
  
 +
O projecto "ikob" tem como principal objectivo dar o conhecer o artista (ficticio) com o mesmo nome. Servindo-se do suporte on-line para mais rapidamente se difundir e chegar a seus fans. Sempre fui um grande apreciador de produtores de música electrónica e poder realizar um aplicação sobre um desses artistas foi para mim uma grande motivação. A aplicação aborda o artista, seus trabalhos e contactos.
  
 
'''2. Análise e planeamento '''<br/>
 
'''2. Análise e planeamento '''<br/>
 +
 +
Como sempre fui um apreciador de música electronica, a ideia de criar uma aplicação que de alguma forma se relaciona-e com esta temática sempre esteve bem presente. Como o tema do projecto de laboratório multimedia 1 era livre, rápidamente comecei a pensar em desenvolver esta ideia.
 +
Em primeiro lugar procurei em sites de artistas que aprecio, e que de certa forma se assemelhariam ao que "ikob" seria, tanto na musica produzida como na forma como o site destes se comporta a nível funcional e visual. Os sites de artistas como ''the Knife'', ''Kid koala'', ''Royksopp'' e ''kraftwerk'', foram visualizados na tentativa de melhor perceber como estes se organizam e qual a sua linguagem visual. Concluí que em alguns dos casos a navegação nos mesmos não era de todo intuitiva, a linguagem visual era por vez exuberante, cheio de cores e contras-tes. Isto fez-me perceber que os artistas seguem nos seus sites a mesma forma de estar na vida e na música. Foi então que comecei a pensar como seria a aplicação "ikob", e foi nesta fase que decidi que o '''paradigma de interacção seria do tipo ambiente''' (inicialmente não foi definido na página da wiki este facto, mas aqui fica a actualização), que o site seria fácil de utilizar, mas que o utilizador precisaria de se "mexer", isto é, é necessário que o utilizador vai movendo o rato para se aperceber onde se encontram os conteúdos.
 +
A aplicação foi desenvolvida para todas as idades, embora exista a consciencia que é necessário algum desenvolvimento cognitivo da parta do utilizador para navegar nesta. Os conteúdos e linguagem visual foram criados sempre destinados ao público apreciador do artista, desta forma estes rápidamente ligam a aplicação ao artista.
 +
Definidos estes aspectos foi altura de escolher qual a tipografia que compõe a aplicação, a escolha recaiu sobre o estilo "OCR A STD", esta é um tipo de letra bastante frio que entra em conformidade com o resto da linguagem visual do site, criando assim um cenário frio e mecanizado. As cores escolhidas foram o azul, amarelo, verde, vermelho, branco e preto, mais uma vez a ideia de criar algo parecido com uma maquina é aqui conseguido através da utilização de cores sólidas.
 +
De salientar uma vez mais que o processo inicial de pesquisa(estado da arte) teve uma grande importancia para o desenvolvimento da aplicação "ikob".

Revisão das 23h12min de 4 de Fevereiro de 2013

Índice


Constituição do Grupo

43901 André Arromba

Memória Descritiva

Tema - Musica
Área de conteúdo - Marketing
Para quem se destina - Todos os amantes do artista ikob (todas as idades)
Forma de distribuição - on-line
Paradigma de interacção - ambiente, tutorial e index

Apresentação do projecto

A aplicação ikob, trata-se de uma aplicação on-line, que não é mais do que o site do artista com o mesmo nome (ikob). O site tem por objectivo dar a conhecer o artista e seus trabalhos (quer em estudio quer ao vivo). Tradando-se de um artista ficticio, todos os videos e musicas utilizados na aplicação pertencem a outros artistas, apenas foram utilizados, primeiramente porque o estilo de musica que "ikob" poderia produzir se assemelharia aos originais (no seu estilo musical) e em segundo porque estes foram previamente estudados através da visualização dos seus sites, para assim melhor perceber como se comportam e o que oferecem aos seus utilizadores, para que a página de "ikob" mante-se a mesma linha visual e operacional, dentro de um determinado contexto musical.

Estado da arte

Para melhor conceber a aplicação "ikob", foi necessário um trabalho prévio de pesquisa em sites de artistas que seguissem o mesmo género músical. Esta fase foi muito importante porque alertou-me para a forma como estes se comportavam, qual a sua linguagem visual e quais os seus conteúdos. Os sites dos "the Knife" e dos "kraftwerk" foram uma grande fonte de inspiração para a realização da aplicação "ikob".

The Knfie - http://theknife.net/news/

kraftwerk - http://www.kraftwerk.com/

Diário de bordo

Segunda-feira dia 28 Janeiro

Neste dia realizei um trabalho de pesquisa, em sites que abordam as mesmas areas temáticas da aplicação "ikob". Observei a forma como estes se comportavam e a qual a sua linguagem visual.


Terça-feira dia 29 Janeiro

Neste dia comecei a pensar como seria a aplicação, e fiz os primeiros desenhos em papel.


Quarta-feira dia 30 Janeiro

Comecei a desenhar a aplicação no illustrator.


Quinta-feira dia 31 Janeiro

Terminei os trabalhos de Illustrator, de seguida comecei a pensar em qual as musicas que iria utilizar na minha aplicação. Terminada essa tarefa tratei alguns sons no Audacity, para melhor se encaixarem na aplicação "ikob"


Sexta-feira dia 1 Fevereiro

Neste dia iniciei os trabalhos ao nível do Flash


Sábado dia 2 de Fevereiro e Domingo dia 3

Durante estes dois dias continuei com os trabalhos em Flash, dando por terminada a tarefa domingo ao final da tarde.

Segunda dia 4 Fevereiro

Inicio do relatório e conclusão do relatório do projecto "ikob". Desenvolvimento da página do projecto na wiki. Conclusão de todos os trabalhos.


Relatório

1. Apresentação do projecto

O projecto "ikob" tem como principal objectivo dar o conhecer o artista (ficticio) com o mesmo nome. Servindo-se do suporte on-line para mais rapidamente se difundir e chegar a seus fans. Sempre fui um grande apreciador de produtores de música electrónica e poder realizar um aplicação sobre um desses artistas foi para mim uma grande motivação. A aplicação aborda o artista, seus trabalhos e contactos.

2. Análise e planeamento

Como sempre fui um apreciador de música electronica, a ideia de criar uma aplicação que de alguma forma se relaciona-e com esta temática sempre esteve bem presente. Como o tema do projecto de laboratório multimedia 1 era livre, rápidamente comecei a pensar em desenvolver esta ideia. Em primeiro lugar procurei em sites de artistas que aprecio, e que de certa forma se assemelhariam ao que "ikob" seria, tanto na musica produzida como na forma como o site destes se comporta a nível funcional e visual. Os sites de artistas como the Knife, Kid koala, Royksopp e kraftwerk, foram visualizados na tentativa de melhor perceber como estes se organizam e qual a sua linguagem visual. Concluí que em alguns dos casos a navegação nos mesmos não era de todo intuitiva, a linguagem visual era por vez exuberante, cheio de cores e contras-tes. Isto fez-me perceber que os artistas seguem nos seus sites a mesma forma de estar na vida e na música. Foi então que comecei a pensar como seria a aplicação "ikob", e foi nesta fase que decidi que o paradigma de interacção seria do tipo ambiente (inicialmente não foi definido na página da wiki este facto, mas aqui fica a actualização), que o site seria fácil de utilizar, mas que o utilizador precisaria de se "mexer", isto é, é necessário que o utilizador vai movendo o rato para se aperceber onde se encontram os conteúdos. A aplicação foi desenvolvida para todas as idades, embora exista a consciencia que é necessário algum desenvolvimento cognitivo da parta do utilizador para navegar nesta. Os conteúdos e linguagem visual foram criados sempre destinados ao público apreciador do artista, desta forma estes rápidamente ligam a aplicação ao artista. Definidos estes aspectos foi altura de escolher qual a tipografia que compõe a aplicação, a escolha recaiu sobre o estilo "OCR A STD", esta é um tipo de letra bastante frio que entra em conformidade com o resto da linguagem visual do site, criando assim um cenário frio e mecanizado. As cores escolhidas foram o azul, amarelo, verde, vermelho, branco e preto, mais uma vez a ideia de criar algo parecido com uma maquina é aqui conseguido através da utilização de cores sólidas. De salientar uma vez mais que o processo inicial de pesquisa(estado da arte) teve uma grande importancia para o desenvolvimento da aplicação "ikob".

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas