MoST
| Linha 50: | Linha 50: | ||
| − | [[Ficheiro:Invoko2.png | + | [[Ficheiro:Invoko2.png]] |
Revisão das 00h53min de 12 de Janeiro de 2012
Índice |
Elementos do grupo:
Artur Magalhães - 59409;
João Carvalho - 60458;
João Catarino - 65529;
Luís Brandão - 62029;
Sandra Costa - 62028;
Memória descritiva:
Aplicação interactiva do MoST (Museum of Science & Tecnology), polo Português, representativa da actividade cultural para o 1º trimestre de 2012.
Tem como principal objectivo, dar a conhecer a todos os utilizadores portugueses, o espaço de exposição, com uma galeria fotográfica e os temas expostos através de uma galeria videográfica, tendo em conta também uma pequena introdução ao Museu assim como a sua informação mais relevante.
Arborescência da aplicação:
Escolhemos a tipologia composta, visto ser aquela que mais se adapta aos conteúdos que temos para disponibilizar. Outro fator, que influênciou esta escolha relaciona-se com a abrangência da mesma.
Divisão de tarefas:
Artur Magalhães - Programação da galeria de vídeo
João Carvalho - Pesquisa e implementação de sons
João Catarino - Importação do layout para o Flash e programação da página de créditos
Miguel Brandão - Programação da galeria de fotos
Sandra Adegas - Programação da homepage
Todos os elementos do grupo participam na construção e implementação da aplicação, assim como na dinamização da página da wiki.
Relatório:
Apresentação do projeto:
No âmbito da disciplina de Laboratório Multimédia1, da Licenciatura em Novas Tecnologias da Informação (NTC) da Universidade de Aveiro foi-nos proposto a elaboração de um projeto, cujo produto final seria uma aplicação multimédia interativa. Desta forma, resolvemos desenvolver um artefacto que pretende publicitar a filial portuguesa do Museu da Ciência e Tecnologia, com o intuito de oferecer aos seus utilizadores informações relativas à atividade do MoST (Museum of Science e Technology) no primeiro trimestre de 2012. Nele encontrar-se-ão três temas em destaque: luz, nanotecnologia e fluídos, que poderão ser acedidos a partir da homepage.
Permite de igual forma o acesso à agenda cultural, à galeria fotográfica, galeria de vídeos e a informações relativas ao museu.
As principais características desta aplicação prendem-se com a sua organização, sobriedade, de aspeto clean e minimalista, ou seja, embora contenha vários elementos, estes estão devidamente estruturados, de agradável apresentação, atrativa e intuitiva.
Análise e planeamento:
Durante o período dedicado à pesquisa de exemplos para definirmos o grafismo do nosso layout, encontrámos variadíssimas opções, algumas das quais influenciaram-nos positivamente e por tal motivo passámos a destacar:
http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/ciencia-em-portugal.html
Ao analisarmos este site aquilo que prendeu a nossa atenção foi o ambiente harmonioso entre todos os elementos constituintes da homepage. O aspeto “clean” e sóbrio transmite uma experiência agradável ao utilizador, dando a sensação de um espaço bem organizado e intuitivo. Um outro fator que nos agradou e que será implementado no nosso projeto, embora com algumas alterações, é a forma de navegação embutida no cenário.
http://portfolio.invoko.com/
Aqui está outro exemplo de um site que nos serviu de referência devido às tonalidades que permitem a sobreposição para qualquer elemento gráfico, quer seja texto ou imagem, mais claro ou mais escuro.
Outro fator importante foi a esquematização e organização de conteúdos através das grelhas de estruturação visual.
Com esta aplicação pretendemos acima de tudo, estabelecer a ligação entre o edifício físico e a sua imagem difundida na web. O facto de conseguir transmitir informação relevante recorrendo a poucos elementos gráficos além de nos parecer ser um princípio fundamental de uma estética coerente, é um facto que agrada a um tipo de público que por norma procura este tipo de acontecimentos.
Este projeto foi idealizado para todos os cibernautas que procurem informação relevante nesta área, independentemente da faixa etária.

