The Godfather

Da Lab. Multimédia 1
(Diferença entre edições)
Ir para: navegação, pesquisa
(Diário de Bordo)
(7. Referência Web e Bibliográficas)
Linha 147: Linha 147:
  
 
=== 7. Referência Web e Bibliográficas ===
 
=== 7. Referência Web e Bibliográficas ===
 +
 +
Para a criação da aplicação The Godfather, recorremos aos seguintes sites:
 +
 +
http://www.jgeoff.com/godfather/<br/>
 +
 +
http://www.imdb.com/title/tt0068646/<br/>
 +
 +
http://www.thegodfather.com/<br/>
 +
 +
http://www.imdb.com/title/tt0442674/<br/>
 +
 +
Ao nível de referências bibliográficas, recorremos por diversas vezes aos slides disponibilidades pela professora Ana Carla Amaro.
 +
 
=== 8. Anexos ===
 
=== 8. Anexos ===

Revisão das 08h16min de 31 de Janeiro de 2012

The Godfather Logo 2.jpg

Índice

Constituição do Grupo

43901 André Arromba
47574 Hugo Ribeiro
59959 João Pedro Alegria
60582 Fábio Silva

Memória Descritiva

Tema - cinema
Área de conteúdo - Entretenimento
Para quem se destina - todos os seguidores dos filmes The Godfather (+18)
Paradigma de interacção - ambiente, tutorial e index
Objectivos

criar uma aplicação multimedia para todos os fãs dos filmes do " The Godfather". A aplicação irá conter informações sobre os filmes, bem como dos seus intervenientes, mas o seu ponto forte, vai ser as inúmeras "mini-aplicações", que deixaram os mais fanáticos seguidores da série no paraíso. Aproveitando a altura do Natal, esta será uma boa prenda a oferecer, a que mais gosta, ou si mesmo.


Diário de Bordo

Segunda-Feira, 12 de Dezembro


Terça-Feira, 24 de Janeiro

No dia 24 de Janeiro, já com o grupo completo, começamos por colocar o novo membro ocorrente do estado do projecto, e fizemos a divisão de tarefas.

Quarta-Feira, 25 de Janeiro

Neste dia voltamos a nos encontrar, fizemos um ponto de situação, nomeadamente ao que cada um tinha sido responsável de fazer, e chegamos à conclusão que os trabalhos tinham avançado a bom ritmo. Nesta altura já tínhamos praticamente todos os elementos que compõem a aplicação vectorizados, era então tempo de começar a aplicação ao nível do flash.

Sexta-Feira, 27 de Janeiro

Neste dia o grupo voltou a reunir-se, voltamos a fazer um ponto da situação, tudo estava bem encaminhado, todo os elementos que compunham a aplicação estavam terminados, os trabalhos ao nível do Flash procediam a bom ritmo.

Sábado 28 e Domingo 29

Luto. Todo o grupo se encontrava de luto pelo falecimento de um familiar de um dos elementos do grupo.

Segunda-Feira, 30 de Janeiro

Os elementos do grupo voltaram-se a reunir, desta vez com a cabeça um pouco mais fria. Os trabalhos ao nível do Flash foram terminados, bem como o relatório do projecto.

Divisão de tarefas

Todos os elementos participaram activamente em todas as fases que constituíram a criação da aplicação The Godfather.

Layout

Arborescência

GODFATHER Arborescencia .jpg


Relatório

1. Apresentação do projeto

(apresentação e caracterização do produto multimédia)

The Godfather é um projecto de uma aplicação interactiva offline. A escolha deste tema, nasceu da articulação das unidades curriculares de imagem digital estática com laboratório multimédia 1. Na disciplina de imagem digital estática foram criadas todos os elementos gráficos que compunham a aplicação, mais tarde na disciplina de laboratório multimédia 1, esses elementos foram posteriormente montados, editados e programados no programa flash, com recurso a linguagem de programação as2. As motivações que nos levaram a criar uma aplicação que abordasse a trilogia dos filmes The Godfather, foi numa primeira fase o gosto que todos os elementos do grupo nutrem pela mesma, e numa segunda fase, o facto de não existir muitas aplicações do género, sobre esta temática. Desta feita a aplicação The Godfather viria colmatar essa falha a nível de oferta de mercado, e satisfazer assim os fãs mais entusiasta da trilogia.

2. Análise e planeamento

(investigação temática, estado da arte, definição do conceito…)

Após algum processo de Brainstorming, chegamos finalmente a uma decisão unânime, quanto à forma como a aplicação se iria comportar e como seria esta do ponto de vista visual. No que ao visual diz respeito, começamos numa primeira fase por visualizar os três filmes que compõem a trilogia, e após essa visualização chegamos às seguintes conclusões:

- As cores predominantes na aplicação seriam o preto, branco e alguns tons de cinza.
- A única cor que destoaria das restantes seria o vermelho, muito por culpa da rosa que a personagem representada por Marlon brando usa colocada no seu fato, no primeiro filme da trilogia.
- Toda a linguagem visual da aplicação seria muito sóbria, estando esta assim mais relacionada com a linguagem dos próprios filmes.


Num segundo momento, realizamos uma cuidada análise sobre as aplicações do género. Visualizamos também alguns sites que abordavam a temática da trilogia dos filmes, e mais uma vez chegamos a conclusões:

- As cores das aplicações existentes, como o video jogo com o mesmo nome da trilogia, continuavam a ter tons de preto, branco e cinzento, sendo o vermelho a única cor que se destaca.
- Gostamos todos da forma como o menu do video jogo estava construído, servindo este de fonte de inspiração para a nossa própria aplicação.
- visualizamos sites que abordavam a temática dos filmes do The Godfather, sendo que os seguintes nos conferiram informações bastante úteis :

.http://www.jgeoff.com/godfather/
.http://www.imdb.com/title/tt0068646/
.http://www.thegodfather.com/
.http://www.imdb.com/title/tt0442674/


Para estilo de letra da aplicação, escolhemos a fonte Corleone e Corleone Due, a primeira foi utilizada em alguns títulos, já a segunda foi utilizada no corpo dos textos contidos na aplicação.


Corleone e corleone due.png


As cores da aplicação foram as seguintes :

Cores godfather.png

3. Desenho funcional

3.1 Requisitos funcionais

Nesta aplicação Multimédia, aborda-se a temática da trilogia Godfather onde existe uma interação de nível básico entre utilizador e máquina, através de um estutura arborescente .................... e uma interface facilmente perceptiva pela maioria dos utilizadores conhecedores da saga. Ao concebermos esta aplicação tivemos em conta o perfil dos utilizadores alvo, assim como os seus aspectos cognitivos, tendo com esta aplicação, o objectivo de provocar nos seus futuros utilizadores um sentimento de bem-estar, ao utilizar um esquema de cores sóbrio de acordo com toda a temática do Mundo Godfather(filmes, jogos e outras aplicações dentro do contexto) à base do preto, branco e cinzento, utilizando o vermelho como contraste para destacar os objectos de maior relevância.

Para além de todo o design ser de fácil reconhecimento, graças a uma focalização num design simples, onde destacamos visualmente os diferentes objectos da aplicação e optámos pela utilização de imagens clássicas e características dos filmes, com o objectivo de despertar as mais variadas emoções consoante as experiências prévias de cada user, mantendo sempre um principio de consistência através de toda a aplicação e com toda a sua informação disponivel a 3 cliques no máximo.

3.2 Estrutura arborescente

(apresentação e descrição da arborescência)

3.3 Desenho de interação e usabilidade

(princípios de interação e usabilidade considerados no desenho da estrutura, percursos e meios de navegação)

Com esta aplicação pretende-se uma interação simples e objectiva ao mesmo tempo com o intuito de proporcionar uma experiência rápida e eficaz, de maneira a que o utilizador consiga aceder aos diferentes conteúdos sem ter necessidade de decorar os passos para lá chegar.

Embora seja uma aplicação ambiciosa no sentido de promover a sua usabilidade, através de um design apelativo e uma interação user-friendly, e que tem como público alvo, os milhões de apreciadores(antigos e futuros) de uma das maiores criações cinematográficas até à data.

4. Desenho técnico

(identificação dos requisitos técnicos para a operacionalização dos aspectos funcionais)

A aplicação foi desenvolvida tendo sempre em vista os futuros utilizadores da mesma, dessa forma toda a linguagem visual e de programação foi concebida para um público amante da trilogia, sendo este um público maior de 18 anos (dada a temática e violência expressa nos filmes), que aprecie uma navegação sóbria, mas ao mesmo tempo bem construída. Todos os botões são de directa familiarização, visto que são símbolos do dia-a-dia de qualquer utilizador de aplicações ou serviços multimédia. Todo o botão que não seja de imediata percepção, está devidamente identificado. No que a layouts diz respeito, estes foram desenvolvidos partindo das premissas anteriormente descritas, e nesse sentido tudo se encontra muito sóbrio e simplificado, no entanto o utilizador imediatamente se vai aperceber que se trata de uma aplicação do The Godfather, uma vez que a linguagem visual rapidamente remetem para a trilogia.

5. Produção do projeto

(descrição dos aspectos técnicos da produção do projeto)

5.1 Estrutura e meios de navegação/interação

A aplicação The Godfather é composta por um menu principal de onde se pode descer para quatro sub-menus, sendo que nestes quatro últimos é onde se encontram todas a informações e mini aplicações que compõem a aplicação. O menu principal permite ao utilizador escolher qual os conteúdos a consultar, sendo que dispõe de um sub-menu chamado Trilogy, que é onde estão todas as informações relativas aos três filmes da trilogia. Outro sub-menu (nó) da aplicação é a Music, onde está um player que contém toda a banda sonora da trilogia. Temos também um sub-menu chamado Extras, onde será possibilitado ao utilizador ver vídeos relacionados com a trilogia. Por fim mas não menos importante é o sub-menu Art, onde o utilizador poderá visualizar uma vistosa galeria de imagens. Em todos os menus (nós) estão presentes os botões de controlo de som, possibilitando ao utilizador desligar ou ligar a música de fundo, consoante o seu gosto.

5.2 Integração e controlo de som

5.3 Animação

No que a animações diz respeito a aplicação The Godfather, possui animações ao nível Roll Over, que fazem mudar a cor do menu seleccionado. Possui ainda animações de Motion Tween.

5.4 Soluções técnicas adoptadas para a resolução de problemas

(problemas encontrados durante o desenvolvimento do projeto e soluções técnicas adoptadas na sua resolução)

6. Conclusões

6.1 Reflexão crítica

Após a conclusão deste trabalho, todos os elementos do grupo evoluíram ao nível dos conhecimentos aprendidos ao longo do semestre na unidade curricular de laboratorio multimédia 1, tanto a nível do software audacity como do software adobe flash. Com algumas contrariedades, o grupo manteve-se unido nas horas mais difíceis, e com a solidariedade de todos fomos ultrapassando todos os obstáculos. A nível das relações pessoais, este trabalho serviu para fortalecer amizades, o que, por si só já foi uma vitória.

6.2 Sugestões para o aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento futuro do projeto

(no âmbito dos conteúdos programáticos da unidade curricular)

No final da conclusão do projecto The Godfather, o balanço acaba por ser positivo, pois conseguimos completar alguns dos objectivos previamente estabelecidos. No entanto e em como em todo os projectos multimédia algumas arrestas poderiam ter sido melhor limadas, encontramos alguns problemas de última hora, que por serem de última hora, acabamos por não os conseguir resolver. Pensando no futuro, com mais tempo e esses pequenos problemas resolvidos, a aplicação The Godfather poderia alcançar um nível, que poderia catapultar esta no mercado real.

7. Referência Web e Bibliográficas

Para a criação da aplicação The Godfather, recorremos aos seguintes sites:

http://www.jgeoff.com/godfather/

http://www.imdb.com/title/tt0068646/

http://www.thegodfather.com/

http://www.imdb.com/title/tt0442674/

Ao nível de referências bibliográficas, recorremos por diversas vezes aos slides disponibilidades pela professora Ana Carla Amaro.

8. Anexos

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas