Extreme Based jumping - Serra da Estrela
Índice |
Constituição do Grupo
43901 André Arromba
49549 João Seabra
59959 João Pedro Alegria
Memória Descritiva
Tema - Desportos Radicais
Área de conteúdo - Marketing
Para quem se destina - todos os apaixonados pelos desportos radicais (>18)
Forma de distribuição - on-line
Paradigma de interacção - ambiente, tutorial e index
Apresentação do projecto
O Extreme Base Jumping é um evento desportivo anual, a ter começo em 2013, tratando- se de uma competição aérea onde os participantes competem equipados com um wingsuit. O evento terá lugar na Serra da Estrela. Um lugar cheio de relevo, escarpas e fortes sensações. Este evento inova no ponto de vista em que cria um novo conceito de competição nos desportos radicais: usar realidade aumentada para aumentar o nível de interacção entre o participante e o espaço; promovendo também uma experiência completamente nova ao espectador. Uma das grandes ambições será aumentar o contacto com a natureza, focando os locais mais recônditos. A aplicação com o mesmo nome tem por objectivo dar a conhecer o evento, servindo-se da internet para se difundir com o intuito de chegar a uma maior número de utilizadores.
Estado da arte
Para melhor perceber como se deverá comportar a nossa aplicação, bem como quais os conteúdos que esta vai conter, foi necessário fazer uma pesquisa, para sabermos o que já tinha sido desenvolvido nesta área de conteúdos, dessa forma, organizamos o trabalho da seguinte forma :
> João Seabra - o João por já possuir alguns conhecimentos sobre os equipamentos e forma como um evento destes se comporta, ficou responsável por procurar informações sobre isso mesmo :
-> http://www.googleglass.com.br/
-> http://pt.wikipedia.org/wiki/Wingsuit
-> http://www.biodevices.pt/
> André e João Alegria - Os restantes elementos do grupo ficaram responsáveis por procurar sites que estejam relacionados com todo o tipo de actividades radicais, para melhor perceber como estes organizam a sua informação, e qual a linguagem visual que oferecem;
->http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Red-Bull.com/001242745950125< - Ménus e roll-overs interessantes. Ajudou-nos a perceber como a informação sobre os vários eventos se distribui. Informação pertinente acerca do BASE Jumping.
->http://www.brainfarmcinema.com/ - Vídeo interessante que nos ajudou a ter idéias para pradonizar a montanha (objecto que será uma das nossas bases no que toca a animação). Animações possíveis com a neve que provém da montanha. Dado que o nosso projecto tem como local a Serra da Estrela.
->http://www.artofflightmovie.com - Design dos ménus bastante interessante, onde a distribuição da informação é feita de uma maneira simples mas concisa. Consideramos o design dos botões apelativos.
->http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/B.A.S.E.-Jumping/001242752850179
->http://gopro.com/ Informações acerca da GoPro. Roll-Over do ménu principal bastante apelativo. Achamos também interessante a maneira de como o site está disposto (logística)
->http://spanishkidstuff.com/flashcards/our-world.html - Achamos bastante interessante os vários "gifs" que o site possui.
Encontramos ainda um vídeo que mostra bem o que é esta modalidade : http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Video/Freefly-Base-Soul-Flyers-freefall-from-1,000m-021243288251547
Diário de bordo
Quinta-feira 13 de Dezembro
O grupo juntou-se e decidiu como iria ser a arborescência da aplicação, e consequente a forma como esta se iria comportar. Dessa forma optámos por uma arborescência do tipo composta, onde o utilizador possuirá vários caminhos para a navegação na aplicação. A forma como se pode navegar na aplicação será em profundidade, mas também será possível navegar e aceder a conteúdos do mesmo nível hierárquico .
Extreme Based jumping - Serra da Estrela arb.pdf
Segunda-feira 17 de Dezembro
O grupo juntou-se e começou a desenvolver o esboço já começado na primeira aula prática destinada a projecto.
Domingo 6 de Janeiro (2013)
O grupo juntou-se e começou a trabalhar em conjunto na criação dos vários elementos gráficos que compõem a aplicação.
Segunda-feira dia 7 de Janeiro (2013)
Neste dia foi necessário realizar uma pesquisa sobre quais as medidas escolhidas, no desenvolvimento de páginas para a web. Após alguma pesquisa chegamos à conclusão que existem três combinações, que possuíam um maior numero de "apoiantes", sendo elas a 1025 x 768, a 960 x 570 e a 800 x 600 . A nossa escolha para a aplicação recaiu na de 800 x 600.
Neste dia procuramos ainda sons para integrar a nossa aplicação.
Quarta-feira dia 9 de Janeiro (2013)
A criação da aplicação começou a ser iniciada. O grupo dividiu tarefas e começou a estruturar o que irá ser o suposto relatório. Continuação na pesquisa de sons para incluir na aplicação.
Quinta-feira dia 10 de Janeiro (2013)
O grupo volta a reunir-se para trabalhar na aplicação . O relatório começa a ser desenvolvido e os sons estão encontrados. Reestruturação da arborescência e da wiki .
Sexta-feira dia 11 de Janeiro (2013)
Conclusão da introdução da aplicação. Continuação do desenvolvimento da aplicação e do respectivo relatatório.
Domingo dia 13 de Janeiro (2013)
O grupo conclui com êxito a segunda parte da introdução. Onde o boneco corre e salta do topo da montanha. Melhoramento do logótipo. Ainda tivemos tempo de concluir a parte "informação" do nosso menu.
Segunda-feira dia 14 de Janeiro (2013)
Começada a terceira e última parte da nossa introdução no dia anterior, deu-se apenas como terminada esta mesma parte no dia seguinte. Ainda demos como terminado o menu da nossa aplicação. É agora tempo de desenvolver o nosso menu com as informações encontradas previamente. Neste mesmo dia o grupo começou a fazer tratamento de som e introduzir o mesmo na respectiva aplicação e ainda conclui a parte "galeria" do nosso menu.
Terça-feira dia 15 de Janeiro (2013)
Com o trabalho organizado, o grupo decidiu neste último dia dedicar-se aos conteúdos em falta. Um deles era o formulário de inscrição onde utilizador pode inscrever-se e submeter o seu pedido. Para esta funcionalidade estar de facto funcionável seria necessário introduzir código ainda não leccionado e que não seria objecto de avaliação, desta forma o grupo focou as suas "energias" noutros aspectos. Um dos aspectos foi o separador do vídeo, onde após invertigarmos previamente conseguimos obter o resultado pretendido.