Touchable Sounds
Índice |
Sobre:
Área de conteúdos: Entretenimento
Plataforma: Offline
Paradigma de interacção: Ambiente
Autoria: Paulo Neves | 59734
Memória descritiva
Este projecto foi desenvolvido no âmbito da disciplica de Laboratório Multimédia I para e época de recurso e consiste numa aplicação multimédia interactiva focada no som. Esta aplicação teve como objectivo estudar um conceito para um reprodutor de pequenos Loops de Som podendo assim ajudar a combater uma lacuna ao nível da facilidade de interacção e percepção em equipamentos para o efeito. O conceito principal desta aplicação seria a utilização de um tablet com a aplicação para completar os equipamentos que acompanham um DJ.
Diário
24 de Janeiro de 2013: Decisão do tema da aplicação.
25 de Janeiro de 2013: Criação da página na Wiki do projecto. Anotação do resumo das ideias. Criação do esboço da aplicação.
Análise e Planeamento
Para perceber como deveria de construir a aplicação falei com um DJ e apliquei conhecimentos ao nível da interactividade e facilidade de utilização em dispositivos com ecrã táctil. Foi também estudado um projecto da Universidade de Barcelona que explora um conceito semelhante: http://www.dailymotion.com/video/xr3ye_demo-reactable_music#.URCXsKXNnax Foi decidido então que a aplicação iria disponibilizar um conjunto de loops de som e um "prato" onde esses loops seriam reproduzidos.
Desenho Funcional
Utilizando conceitos ligados ao mundo da música e um Paradigma Ambiente foi decidido que os pequenos loops estariam em círculos parecidos com CD's e a stage de reprodução seria um prato de um gira discos. Esta aplicação convida o utilizador a criar a sua própria música, estando apenas limitado aos sons existentes, de uma forma simples, perceptíveis e fácil de aprender baseando-se no minimalismo visual com cores claras e pouco contraste.
Estrutura Arborescente
//IMAGEM
A aplicação apresenta uma estrutura linear obrigando o utilizador a seguir para a "stage" após a introdução e sem mais conteúdo a ser apresentado.
Usabilidade
A aplicação assenta no Paradigma Ambiente e não contém informação para além da necessária para a utilização da aplicação. Foi desenhada para uma interacção intuitiva e com um mínimo de necessidade de aprendizagem para a sua utilização. A simplicidade da aplicação dá liberdade a que o utilizador se foque nos sons que cria abstraindo-se de informação desnecessária e que iria atrapalhar o ponto essencial da aplicação que é a criação de música.
A evolução da Stage
//V1 Baseada no conceito do projecto Reactable Music da Universidade de Barcelona, foi desenhada a primeira versão do design da aplicação. Nesta versão a aplicação teria a possibilidade de criação e personalização de quatro sons (no interior do rectângulo à direita) que poderiam ser arrastados para a linha central que iria reproduzir os sons nela contida de forma linear e sequencial ou poderia adicionar os sons ao circulo que teria um som central reproduzido em Loop e oito sons reproduzidos de forma sequencial e também linear. Foi abandonado pelo limite de sons a ser utilizado.
//V2 Esta versão adicionou ao ecrã um disco onde iriam ser colocados os sons que iriam ser reproduzidos ao toque pela barra que circula pelo disco. Esta versão deu origem à versão final do projecto. Foi abandonada pois arrastar os "CD's" para o disco ocuparia muito espaço e limitaria o número de CD's a serem utilizados ou criaria confusão visual.
//V3 A versão final do design do projecto, criou pequenas bolas no disco que podem ser arrastadas para os CD's ganhando assim as suas propriedades e quando a barra de reprodução passa por elas, as mesmas são dão ordem de reprodução do som associado ao CD com as suas propriedades. Foram adicionadas também a este design mais opções para a aplicação que não foram implementadas: Repetição, play/stop da barra de reprodução, criação de CD's (os CD's já estão na stage e podem ser personalizados ao nível do volume balance e sons a reproduzir).
Produção do Projecto
Legenda
loop
CD
Disco
Barra de Reprodução
Barra BPM
Desenvolvimento
O projecto baseou-se na utilização de código para reduzir o número de movie clips e botões necessários na sua concepção incluindo algumas animações como por exemplo o loop a voltar ao seu ponto inicial após ter sido arrastado para um CD ou a rotação da Barra de Reprodução.
O projecto inicia-se com a criação de um array com 8 arrays no seu interior. Este array principal tem como objectivo armazenar as propriedades