Space Odyssey

Da Lab. Multimédia 1
Revisão das 19h08min de 13 de Janeiro de 2012 por Nuno Costa (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa
Space-Odyssey.jpg
fonte utilizada: Trajan PRO


Planetas.gif




Índice

Sobre a aplicação

O nosso grupo de trabalho, dentro das opções indicadas, decidimos optar pelo tema "Museu da Ciência". Dentro deste tema, decidimos optar pelo subtema a origem do Sistema Solar, numa aplicação interativa na qual em 1º lugar o utilizador irá observar como se formou o Sistema Solar a partir da teoria da nébula solar, e de seguida irá poder interagir com a aplicação podendo visualizar os diferentes planetas do Sistema Solar, o Sol e outros astros do nosso sistema.

Eis um rascunho da ideia para a aplicação:

Rascunho 001.jpg Arborescencia-SO.jpg Arborescencia-New.jpg

Imagens

Frost Line.jpg


Solar System.jpg


Imagens da Galeria


Galeria.gif

Layout's

Layout-Intro.png 400px Layout-Galeria.png

Mudanças

A nossa aplicação sofreu uma mudança significativa na qual é necessário explicar. A nossa ideia inicial era, como demonstrava a primeira arborescência, criar um genérico inicial na qual saltava automaticamente para o menu, e depois no menu podíamos aceder as informações dos diferentes planetas e astros do Sistema Solar. A mudança é que agora temos um video inicial que demonstra como o Sistema Solar se formou, como a possibilidade do utilizador se não desejar assistir o video na totalidade saltar para o menu, e uma seekbar para avançar no mesmo. E depois em seguida, para além do menu, temos também uma galeria de fotos retirada do site da NASA, e também uma área dedicada aos créditos.


Diário de bordo

4/12 - Idealização e realização do esboço de um tema para o projeto.

6/12 - Idealização de um outro tema para o projeto, neste caso de cinemática, utilizando um trabalhado já realizado.

8/12 - Desistência do tema antigo prosseguindo para o tema idealizado no dia 4/12, o atual tema.

10/12 - Dinamização da página Wiki.

12/12 - Realização da Arborescência.

13/12 - Vetorização de algumas Imagens.

14/12 e 15/12 - Dinamização do aspeto gráfico da aplicação.

19/12 - Melhoramento do aspeto gráfico depois da apresentação ao professor de IDE.

20/12 - Acabamentos finais e entrega da parte de IDE.

03/01 - Divisão de tarefas.

04/01 - Inicio de desenvolvimento da aplicação.

05/01 - Modificação da arborescência da wiki.

09/01 até 13/01 - Desenvolvimento da aplicação mais o relatório descritivo da aplicação.


Grupo

Nuno Costa

Paulo Ruela

Fernando Lindim

Marco Nunes (Membro do grupo da parte de labmm1)

Elena Iglesias Talavero (Membro do grupo da parte de IDE)


Divisão de Tarefas

Idealização do tema - Nuno Costa
Dinamização da Wiki - Nuno Costa
Pesquisa de Referências - Paulo Ruela e Fernando Lindim
Aborescência em formato digital - Fernando Lindim
Design Gráfico - Nuno Costa, Paulo Ruela e Fernando Lindim
Relatório - Nuno Costa e Fernando Lindim
Sonorização - Fernando Lindim
Desenvolvimento da aplicação - Nuno Costa, Paulo Ruela, Fernando Lindim e Marco Nunues

Relatório de Lbmm 1

Apresentação do Projecto

O nosso projeto consiste numa aplicação interativa educativa no âmbito da ciência sobre o Sistema Solar. O utilizador terá acesso a informações sobre os planetas do sistema, sobre o cinturão de asteroides situado entre Marte e Júpiter e sobre a nossa estrela, o Sol.

Será uma aplicação para distribuição off-line como plataforma de suporte um quiosque multimédia.

A nível de paradigma de interação, o nosso projeto possui dois géneros distintos. O paradigma índex na sua essência, com a informação indexada, em balões distintos com a possibilidade de ser acedida através de botões, ícones e menus e também o paradigma tutorial, na área da galeria.

A aplicação é baseada na sincronização temporal, mais especificamente o modelo cast/score/scripting, utilizando uma linguagem de programação (Action Script) para estabelecer a interatividade.


Análise e planeamento

Para a realização deste trabalho, procuramos em primeiro lugar fazer uma pesquisa aprofundada do nosso tema - O Sistema Solar - através da consulta de uma panóplia de aplicações, animações e sites disponíveis na internet.

Após a pesquisa de diversos sites, verificamos que uma das características comuns a todos eles era a representação gráfica, funcional do sistema solar. Observamos e concluímos por conseguinte que os sites em que a imagem do sistema solar era dinâmica cativavam consideravelmente a atenção do utilizador, sendo esse o principal factor da nossa escolha. Verificamos igualmente que uma das desvantagens comum a vários sites correspondia à informação dispersa, o que implica perca de tempo na busca de informação e desorientação do utilizador.

Procurando simplificar o nosso layout por forma a permitir que o utilizador aceda rapidamente e com facilidade à informação que se encontra disponível, optamos por um layout menos robusto; as cores dos planetas destacam-se para despertar a atenção do utilizador, os botões são facilmente visíveis e identificáveis e a informação está organizada de forma intuitiva. O nosso principal objectivo consistiu em optimizar da melhor forma o espaço de uma forma simples e prática, oferecer um fluxo eficiente de informação a quem recorre a este layout, como também aumentar a flexibilidade no que concerne a utilização e compreensão nas várias faixas etárias. No que diz respeito à conceção mais artística do layout, procuramos transmitir a sensação de uma imagem cinematográfica e futurista, quer pela representação dos limites do ecrã, semelhante a uma tela de cinema, quer pelo fundo escuro escolhido para o layout do quiosque multimédia.

Sites de Referência


Desenho Funcional

Requisitos Funcionais

A aplicação irá iniciar com um vídeo introdutório ao nosso tema, o Sistema Solar. Este vídeo é da autoria Discovery Communications, retirada do YouTube. Esta parte da aplicação terá o próprio som do vídeo. Este tipo de player para além dos habituais pause/play também irá ter um botão de skip, na qual o utilizador poderá saltar está parte introdutória diretamente para o menu, e também uma seekbar, em caso de saltar para uma parte específica do vídeo.

Cada planeta para além da informação detalhada, irá ter uma pequena calculadora na qual o utilizador a partir do seu peso normal (peso registado no planeta Terra) poderá saber o seu peso se estivesse no planeta. Este cálculo é realizado através destes valores:

Por exemplo, uma pessoa com um peso de 60kg, se estivesse em Marte, teria um peso de 22.8Kg (60 x 0.38).

Na área da Galeria, o utilizador poderá visualizar as fotos em thumbview, e de seguida ao clicar na foto irá visualizar a foto expandida, com a possibilidade de saltar para a foto seguinte, seguindo uma disposição utilizada nos paradigmas de interação tutorial. Para além dessa possibilidade, o utilizador também poderá visualizar as fotos em slideshow.

Estrutura arborescente

Arborescencia-New.jpg


A aplicação possui uma estrutura arborescente do tipo hierárquica não linear, como demostra a ilustração 1. O utilizador pode navegar entre os níveis da estrutura e navegar o 2º nível da estrutura sem restrições.

Como referido anteriormente, a aplicação começa com um vídeo inicial e passa automaticamente (no fim do vídeo) ou através de um botão (skip) para o Menu.

Uma vez no Menu, o utilizador terá acesso a informação de cada planeta, o cinturão de asteroides e o Sol, e poderá aceder as áreas da Galeria, aos Créditos e ao vídeo inicial. Tanto na Galeria como nos Créditos, é possível aceder ao Menu ou entre eles, e também ao vídeo inicial. Isto deve-se ao fato da existência de uma barra inferior que estará presente em todas as áreas, em exceção do vídeo inicial.


Desenho de interação e usabilidade

A nível de usabilidade, a aplicação possui uma organização lógica dos elementos interativos. Isto proporciona uma interação mais acessível ao utilizador. Ainda dentro da usabilidade, podemos realçar que ainda tivemos cuidado em não fugir ao princípio de simplicidade, “simplicidade nas tarefas, nos procedimentos, no acesso a conteúdos e na linguagem utilizada pela aplicação para comunicar com o utilizador” (Amaro, Ana Carla 2012). Também tivemos cuidado com o princípio de visibilidade, que consiste em não sobrecarregar o utilizador com informação desnecessária.


Desenho Técnico

A nossa aplicação possui um estilo de interação muito comum atualmente, na qual também era o mais apropriado para um quiosque multimédia, o estilo da manipulação e navegação.

Como todas as aplicações de manipulação e navegação, a aplicação têm como base a utilização de janelas, menus e ícones mediante a ações definidas por action script.

As janelas foi uma forma de dividir a informação, ou seja, existe uma janela associada a cada tipo informação sobre os astros do sistema solar. Um menu onde utilizador terá a oportunidade de selecionar qual das informações deseja aceder. E ícones, que na nossa aplicação são mais utilizados para navegar ou para realizar uma ação, como por exemplo um mute no som da aplicação, ou um simples fechar para retroceder ao menu inicial.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas