Wide Angle

From Labmm2

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
(Folhas de estilo CSS)
(Principais scripts implementadas)
Line 229: Line 229:
== '''Principais scripts implementadas''' ==
== '''Principais scripts implementadas''' ==
-
Os scripts principais utilizados foi mesmo a validação do formulário, isto sem contar com o jQuery, onde deste utilizamos scripts para a construção do menu, do slide inicial, da galeria de fotos e do acordeão das Faq's.
+
Os scripts principais utilizados foi mesmo a validação do formulário, isto sem contar com o jQuery, onde deste utilizamos scripts para a construção do menu, do slide inicial, da galeria de fotos e do acordeão das Faq's.<br>
-
No formulário, foram desenvolvidos scripts e funções para ‘avisar’ o utilizador que alguns campos são de preenchimento obrigatório e, quando inválido/não preenchido, o fundo desse campo de texto preenche-se com uma cor, neste caso, avermelhada, que automaticamente denota no utilizador a obrigatoriedade do preenchimento.   
+
No formulário, foram desenvolvidos scripts e funções para ‘avisar’ o utilizador que alguns campos são de preenchimento obrigatório e, quando inválido/não preenchido, o fundo desse campo de texto preenche-se com uma cor, neste caso, avermelhada, que automaticamente denota no utilizador a obrigatoriedade do preenchimento.  <br>
-
Este script é chamado através das funções function validacampoobrigatorio(valor, tipovalidacao);  
+
Este script é chamado através das funções function validacampoobrigatorio(valor, tipovalidacao); <br>
-
O mesmo se passa no campo da idade, restringido a três caracteres, chamado pela função  function validanumero(valor, tipovalidacao);
+
O mesmo se passa no campo da idade, restringido a três caracteres, chamado pela função  function validanumero(valor, tipovalidacao);<br>
-
Já na validação do email, a função function validaemail(valor, tipovalidacao); restringe o campo para email’s válidos, ou seja, quer existam quer não existam, o campo só é validado caso o utilizador utilize o ‘@’, caso contrário, não poderá submeter a mensagem.
+
Já na validação do email, a função function validaemail(valor, tipovalidacao); restringe o campo para email’s válidos, ou seja, quer existam quer não existam, o campo só é validado caso o utilizador utilize o ‘@’, caso contrário, não poderá submeter a mensagem.<br>
Há ainda, neste formulário, através da função function contacaract(numcaract, campovalor, idvalor); a contagem de caracteres que o utilizador já utilizou.
Há ainda, neste formulário, através da função function contacaract(numcaract, campovalor, idvalor); a contagem de caracteres que o utilizador já utilizou.
-
Para complementar o preenchimento deste formulário, há, ainda, uma função que escreve na própria página uma pequena ajuda, caso o utilizador não esteja a compreender o que é pedido no campo. Esse implemento é chamado através da função function ajuda(campo); , contudo, a função function limpaajuda(), é accionada quando o utilizador clica no botão reset.  
+
Para complementar o preenchimento deste formulário, há, ainda, uma função que escreve na própria página uma pequena ajuda, caso o utilizador não esteja a compreender o que é pedido no campo. Esse implemento é chamado através da função function ajuda(campo); , contudo, a função function limpaajuda(), é accionada quando o utilizador clica no botão reset. <br>
Para finalizar, como não poderia deixar de ser, a função que valida o formulário e o envia é chamada através  da função function validacaoglobal();.
Para finalizar, como não poderia deixar de ser, a função que valida o formulário e o envia é chamada através  da função function validacaoglobal();.

Revision as of 22:07, 21 June 2011


Wideangle 2.png


Grupo:


Contents

Apresentação e contextualização do tema

Como projecto final da disciplina de Laboratório 2 foi proposto aos alunos o desenvolvimento de uma aplicação para a Web que fosse tecnicamente implementada com as linguagens aprendidas durante o 2º Semestre, nomeadamente HTML/XHTML, CSS E JAVASCRIPT.

Após a reunião de arranque, o grupo definiu como tema de projecto a fotografia. O que pretendemos com o nosso site é dar a conhecer mais um pouco da fotografia, em termos de técnica e evolução, aos mais experientes, mas também a quem é um principiante na actividade. Para isso definimos um público-alvo primário e um secundário.


  • Público-alvo primário:
  • Pessoas amantes da fotografia, com experiência e alguma conhecimento prévio. O nosso site vai permitir que estas pessoas aprofundam os seus conhecimentos.

  • Público-alvo secundário:
  • Aqui estabelecemos uma idade mínima de 16 anos. Não restringimos a idade máxima porque temos como objectivo proporcionar conhecimento e momentos lúdicos e educativos para utilizadores também mais inexperientes.

    Assim, o conceito deste projecto multimédia baseia-se na promoção da fotografia e dos seus envolventes, nomeadamente técnicas, evolução dos dispositivos e história.


    Objectivos gerais e específicos:

    Temos como objectivo geral desta aplicação multimédia fornecer ao utilizador a hipótese de aprofundar conhecimentos sobre a fotografia, de forma a despertar interesse. Como objectivos específicos, pretendemos através do menu interactivo presente em todas as páginas redireccionar o utilizador para as páginas sobre a história da fotografia, para que o utilizador que não esteja familiarizado com os desenvolvimentos que ocorreram ao longo dos tempos; teremos também um menu interactivo com as opções viáveis relativamente á captação de fotografias - menu Techniques; um outro tópico que não poderia deixar de fazer parte é a evolução dos equipamentos fotográficos; um outro menu é o More, que se considera importante pois lá se encontram e, por fim, uma última opção referente a dicas que são propostas ao utilizador para melhorar a sua técnica. Uma outra especificidade, fora de todo o menu interactivo, é a possibilidade de visualização de fotografias já existentes no site, através de um slider de fotografias dinâmico que permite dar a conhecer ao utilizador alguns trabalhos de autores conhecidos e desconhecidos.

    Brainstorming

    No processo de brainstorming foram obtidas várias ideias. Como podíamos partir de temas como objectos artísticos, personalidades, e produtos, o grupo optou por trabalhar com o tema dos objectos artísticos, nomeadamente a fotografia. A escolha incidiu sobre a fotografia por não haver consenso relativamente às outras ideias e por ser um gosto comum. Contudo, tivemos uma diversidade de temas que foram sugeridas ao longo deste processo:

    Personal tools
    Namespaces
    Variants
    Actions
    Navigation
    Toolbox