User:AjuDAR
From Laboratório MM 5
(→Estudo da cor e interface gráfica) |
(→Estudo da cor e interface gráfica) |
||
| Line 27: | Line 27: | ||
== Estudo da cor e interface gráfica == | == Estudo da cor e interface gráfica == | ||
Optámos por estas cores para conseguir alguma sobriedade e indução de respeito, sendo uma plataforma dedicada à ajuda social e voluntariado não queríamos optar por um visual demasiado excêntrico. | Optámos por estas cores para conseguir alguma sobriedade e indução de respeito, sendo uma plataforma dedicada à ajuda social e voluntariado não queríamos optar por um visual demasiado excêntrico. | ||
| - | [[File:/Users/AnaJoao/Desktop/Captura de ecrã 2012-01-20, às 03.28.59.png]] | + | [[File:MacintosHD/Users/AnaJoao/Desktop/Captura de ecrã 2012-01-20, às 03.28.59.png]] |
== Estudo do logo == | == Estudo do logo == | ||
Revision as of 08:47, 20 January 2012
46600 Ana João Carneiro
45540 Carolina Frazão
42529 João Miguel Andrade
47173 João Nuno Marques
46857 Rui Rio
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Laboratório Multimédia V foi-nos proposta a realização de um trabalho de grupo em articulação com a disciplina de Implementação e Controlo de Projectos Multimédia, que abarcasse os princípios da Web 2.0. Recorrendo a tecnologias server-side e client-side, desenvolveu-se um website que funciona como uma “rede social” das instituições de solidariedade portuguesas .Este relatório propõe-se apresentar todo o processo de concepção e desenvolvimento da plataforma, assim como todas as dificuldades sentidas e as soluções adoptadas pelo grupo de trabalho.
Objectivo do documento
Este documento tem como objectivo fazer o acompanhamento escrito dos processos realizados aquando a realização da plataforma AjuDar. O objectivo do mesmo é planificar e desenvolver um website no contexto da Web 2.0.Com a explicação teórica, pretende-se, eliminar quaisquer dúvidas que o projecto possa criar.
Visão geral do projecto
A ajuDar tem como objectivo divulgar e facilitar o trabalho das intituições de solidariedade portuguesas. Entrando na plataforma o utilizador registado poderá tomar conhecimento das novas acções, eventos, etc, organizados pelas instituições e seus colaboradores. De uma forma inovadora, o site AjuDar associar-se-à a instituições do país para lhes proporcionar uma nova comunidade de voluntariado.
Estudo da cor e interface gráfica
Optámos por estas cores para conseguir alguma sobriedade e indução de respeito, sendo uma plataforma dedicada à ajuda social e voluntariado não queríamos optar por um visual demasiado excêntrico. File:MacintosHD/Users/AnaJoao/Desktop/Captura de ecrã 2012-01-20, às 03.28.59.png
Estudo do logo
Com o estudo do logo pretende-se criar um símbolo de reconhecimento por parte do nosso publico alvo. Inspirado no nome do projecto que inclui os dois verbos Ajudar e Dar, e depois de varias tentativas surgiu o conceito principal do abraço. O Logo assenta na ideia de voluntariado e ajuda social, representámos duas pessoas onde uma ajuda a outra.
Base de dados
A informação que o nosso website contém, passará sempre pela base de dados da seguinte forma:
Utilizador: aqui será armazenada toda a informação sobre o utilizador registado, sendo que existem 4 tipos de utilizadores (registados, não registados, premium e administradores) definidos na tabela tipoutilizador;
Instituição: qualquer utilizador registado poderá criar uma página para uma ou mais instituições. A página de cada instituição conterá informações e contactos da mesma, com o pormenor de informar se esta tem produtos para troca com outras instituições, e quais os produtos de que necessitam mais urgentemente.
Eventos/Noticias: também poderão ser adicionados por qualquer utilizador registado e dão a conhecer, aos visitantes e utilizadores da plataforma, as noticias e eventos mais recentes. Ambos serão datados e podem ser comentados.
Newsletter: tabela de armazenamento de e-mails que queiram subscrever a newsletter do site.
Implementação
Na implementação do projecto foi utilizada maioritariamente a Dropbox. Ainda assim, o grupo trabalhou sempre em conjunto com a presença de todos os elementos em todas as reuniões. A Dropbox foi importante devido à facilidade com que nos premite partilhar com todos os elementos do grupo as imagens, scripts, paginas, etc.. Para a página ficar mais leve utilizámos vários includes e requires. Descrição das principais funcionalidades da aplicação Web
As principais funcionalidades da aplicação: Registo; Login; Logout; Newsletter.
Com sessão iniciada: Alteração de dados pessoais; Alteração do tipo de conta ; Inserção de produtos e respectiva visualização e edição; Pesquisa de produtos; Mudança de tipo de utilizador;
Tipos de Utilizador
Através da listagem dos requisitos funcionais do projecto, poder-se-á determinar a funcionalidade do projecto para os diferentes utilizadores e consequentemente organizar as tarefas relacionadas com as competências/personalidade de cada elemento do grupo. Após a listagem dos requisitos funcionais, identificamos quatro diferentes utilizadores: o não registado, o registado, o premium e administrador. Em termos de acesso/visualização de conteúdos os utilizadores não registados conseguem ver tudo menos os perfis dos utilizadores registados, nem comentar ou adicionar qualquer tipo de info. Os utilizadores registados podem criar instituiçoes e adicionar noticias/eventos, bem como efectuar comentários. O utilizador premium é qualquer utilizador registado que tenha feito um donativo a uma ou mais instiutições. Administradores poderão moderar toda a plataforma.
Mapa de Páginas
Server Behaviours utilizados
Restric Access to Page
Dynamic Text Field
Insert Record
Dynamic Atribute
Dynamic CheckBox
Delete Record
Check New Username
Update Record
Log out User
Log in User
Repeat Region
Validate Form
Recordsets/Queries utilizados
rs_editar
rs_all_noticias
rs_eventos
rs_instituicao
rs_listaevento
rs_vermais
rs_tdnoticias
rs_idnoticia
rs_p_intituicao
rs_todasnoticias
rs_todoseventos
SELECT *, comentarios.comentario
FROM noticia INNER JOIN comentarios ON noticia_idnoticia = idnoticia
WHERE idnoticia = colname
Parâmetros passados entre páginas
Optou-se pelo método POST ($_POST) para a passagem de parâmetros entre páginas, uma vez que este método é utilizado quando a informação contida pelos parâmetros é relevante em termos de segurança ou quantidade de caracteres. Porém, o metodo GET ($_GET) também foi utilizado.
Integração (CSS, JQuery, XML, Spry)
O Layout foi desenvolvido em HTML e CSS. Com o objectivo de tornar o layout mais interessante, recorremos ao JQuery para realizar a animação da light box do login e também um slideshow que mostrasse algumas imagens que se contextualizassem com o nosso projecto. Para este efeito foram chamados os elementos que queríamos através das classes. A animação da light box é feita recorrendo à biblioteca JQuery onde já se encontram funções para realizar o efeito pretendido.
Desenvolvimentos Futuros
As componentes que ficaram por implementar, de ideias que foram surgindo no desenvolvimento do projecto são:
Trocas – Onde vai ser possível às intituiçoes efectuarem as trocas de produtos pelo site;
Cronologia - Onde seria possivel procurar os eventos por data.
Categorias instituições – Listagem completa das intituições por categorias.
Cookies – Guardar a sessão em cookies
Donativos - A possibilidade dos donativos serem efectuados através da plataforma e também, os ‘owners’ das instituiçoes terem acesso ao valor de donativos já recebidos por este método.
Conclusão
Ainda que o projecto não tenha todas as funcionalidades previstas, devido a contra-tempos, e problemas no desenvolvimento das mesmas, nesta plataforma estão aplicados todos os conhecimentos mínimos aprendidos no decorrer do semestre e definidos pelos docentes, no que respeita à disciplina de laboratório multimédia IV. Além disso durante a realização deste projecto foi necessário recorrer a bastante pesquisa, seleccionar, perceber e aplicar toda a informação. Este projecto tornou-se especialmente importante devido à percepção que nos dá de como serão os nossos desafios, daqui para a frente, no mercado do trabalho.