Eventster
From Laboratório MM 5
Contents |
Introdução
O presente relatório surge no âmbito da disciplina "Laboratório Multimédia 5" do curso "Novas Tecnologias da Comunicação" da Universidade de Aveiro. Nele serão descritas as fases de produção do website "Eventster". O documento apresenta-se estruturado em várias secções. Expomos na introdução tanto os objectivos como uma visão global de todo o projecto desenvolvido. Na secção "Design" explicamos os estudos desenvolvidos até à obtenção do protótipo final. Na secção "Bases de Dados Relacional" explicamos como a base de dados foi construída e de que forma as tabelas se relacionam. Na secção “Implementação” são explicados os processos e as tecnologias utilizadas durante o desenvolvimento. Na secção "Sugestões de Desenvolvimento" indicamos possíveis modificações à aplicação final. Na secção "Conclusão" reflectimos sobre o projecto de uma forma geral, o que correu bem e o que podia ter corrido melhor. Temos por fim a secção "Bibliografia" onde enunciamos os recursos externos que consultamos.
- Visão geral do projecto
O presente projecto denomina-se “Eventster” e consiste na criação de um website de acordo com as temáticas de programação abordadas nas aulas de Laboratório Multimédia 5, tendo por suporte o programa Adobe Dreamweaver CS5, MySQL Workbench e XAMMP. O produto deste projecto é um website com fins lucrativos, tendo como público-alvo os jovens. Através desta aplicação web, os utilizadores podem encontrar eventos na sua área, encontrando informações sobre a sua localização e data de realização. Os utilizadores podem também encontrar outros utilizadores, partilhar mensagens, links e fotografias dos eventos.
Design
Todos os elementos gráficos presentes na aplicação foram desenvolvidos por elementos do grupo. O logótipo escolhido foi o seguinte:
[colocar imagem]
Na criação do produto multimédia tivemos em consideração a mobilidade do utilizador pela aplicação. Sendo assim, em todas as páginas está incluída a barra de navegação geral do website.
[colocar imagem]
Base de Dados Relacional
- Entidades e relações
A base de dados "EVENTSTER" armazena os dados de ... tabelas: (especificar tabelas) As relações existentes entre elas são as seguintes:
(especificar ligações)
- Tabelas e campos
(especificar tabelas e campos existentes)
- Preview da Base de Dados MySQL Workbench
[colocar imagem]
Implementação da aplicação
- Descrição das principais funcionalidades da aplicação Web
As principais funcionalidades da nossa aplicação web são:
- Registo - O utilizador pode registar-se no site através de um formulário básico. Os campos são todos de preenchimento obrigatório.
- Login – Após o registo, o utilizador pode fazer login na aplicação e obter acesso às páginas de acesso restrito.
- Logout - Permite que o utilizador termine a sessão iniciada.
1. Recordsets:
Foram desenvolvidos (x) Recordsets:
2. Server behaviours:
Log In User – permite realizar o login do utilizador.
Log out user- permite realizar o logout do utilizador
Repeat region- usado para repetir elementos vindos da base de dados, nomeadamente, listas criadas como resultados de pesquisas.
3. Queries:
(por adicionar)
4. Parâmetros passados entre páginas:
Os parâmetros passados entre páginas foram feitos pelos métodos get e post.
GET:
- Resultados da pesquisa de eventos e utilizadores.
POST:
- Parâmetros de username e password
- Variáveis de sessão
- Integração
O layout do site foi desenvolvido com o uso de formatações através de CSS.
Sugestões de Desenvolvimento
Devido a constrangimentos de recursos, tempo e conhecimento, muitas das ideias iniciais foram abandonadas. No entanto gostaríamos de ter implementado:
1 - Integração com GoogleMaps;
2 - Sistema de localização de festas numa área a "x" distância do utilizador;
3 - Partilha de fotografias/vídeos por parte dos utilizadores;
4 - Sistema de notificação via e-mail.
Conclusões
Apesar do produto final ter ficado muito aquém das nossas expectativas, pensamos que o conceito da aplicação tem potencial para o sucesso. Temos consciência de que o mesmo não está completamente funcional, devido a problemas que nos ultrapassam e falta de meios, tempo e conhecimento, sendo que o produto final se assemelha mais a um protótipo/prova de conceito do que a um produto comercial.