LoveitWearit

From Laboratório MM 5

Revision as of 23:59, 19 January 2012 by 49413 (Talk | contribs)
Jump to: navigation, search

Titulo rodape.png

Projeto realizado por: Ana Rita Neves | Ana Sofia Moutinho | Filipa Batista
Universidade de Aveiro | DeCA 2011/12

Contents

Introdução

O projeto Love it,wear it, surge no contexto da criação de uma aplicação Web 2.0, no âmbito da disciplina de Laboratório Multimédia 5. Com base nos conhecimentos adquiridos na UC ao longo do semestre, optou-se por criar uma rede social para venda e compra de produtos, mais especificamente, compra e venda de roupas e acessórios, onde os utilizadores podem comprar , vender, comentar e publicar. Podem ainda criar os seus looks e publicá-los.


Objetivo do documento

Este documento serve como apoio para a explicação do projeto ,descrevendo e clarificando as suas funcionalidades, assim como os procedimentos e implementação necessários, dificuldades encontradas e ultrapassadas e evoluções pretendidas no futuro.


Visão geral do projeto

Sendo a Internet cada vez mais utilizada para qualquer tipo de serviço, e com utilizadores cada vez mais exigentes, a decisão de envergar por um caminho não foi fácil. A compra de roupa online é cada vez mais uma tendência da atualidade, assim, o Love it, Wear it, permite a venda e compra de roupa de lojas e também de roupa utilizada – já em 2ª mão – um conceito quase desconhecido e ainda por explorar em Portugal mas bastante utilizado em países estrangeiros. A ideia da criação deste tipo de rede social , surgiu do desejo de querer associar a venda de roupa e representá-lo numa rede social onde se pudesse estabelecer contatos entre pessoas , facilitando assim a compra de produtos. Esta nova forma de adquirir produtos, nomeadamente a roupa , é salientada pelo fato de ser uma rede social onde é possibilitada a ocorrência de comentários entre registados , loves* e votações (no caso do Love it , Wear it). É uma aplicação Web direcionada para um público feminino, não sendo discriminado o login a pessoas do sexo masculino. Os registados no Love it, Wear it, poderão comentar, publicar, vender os seus próprios produtos se assim o entenderem e comprar produtos de lojas.

*semelhante ao like utilizado em outras redes sociais.


Base de dados desenvolvida

Implementação

Aspetos gráficos

Em relação ao aspeto geral, optou-se por criar um layout clean sem grandes cores e efeitos. As paleta de cores escolhidas foram o cor de rosa, beje e preto – imagem 2. Optou-se por criar várias zonas distintas para conteúdos distintos. Adoptaram-se alguns símbolos – imagem 3 - para tornar o reconhecimento de algumas funcionalidades mais facilmente pelo utilizador e para dar um aspeto mais característico ao site. Todos os conteúdos estão delimitados por linhas ou retângulos.
Paleta de cores.png
Imagem 2: Paleta de cores.
Encomendar.png
Adicionar.png
Imagem 3: Símbolos adoptados.

Descrição das principais funcionalidades da aplicação Web

No contexto geral, é permitido ao utilizador, comprar roupa - diretamente das lojas disponíveis ou roupa em 2ª mão de um contacto pré-estabelecido. Para puder fazer parte desta rede social, o utilizador terá de se registar obrigatoriamente – exigência de um login - se quiser estabelecer contatos e fazer compras/encomendas, entre outros. O utilizador poderá ter um perfil pessoal. No perfil, poderá publicar os seus looks, posts e produtos. Poderá também ter a possibilidade de estabelecer contatos com outras pessoas, como já foi referido anteriormente e, comentar as publicações desses contatos, assim como votar e colocar loves nas publicações. Para além desta funcionalidade, o utilizador poderá adicionar os contatos que entender como favorito. A secção dos favoritos, irá aparecer na página principal do utilizador. Antes de ser efetuada uma compra, é disponibilizada na secção de “saco de compras”, os produtos que o utilizador irá adquirir. Para facilitar a navegação do utilizador na aplicação, é disponibilizado um menu de pesquisa: um campo de texto específico para pesquisa de conteúdos que pode ser pesquisado por produto, cor, utilizador, estilo e marca. Depois da pesquisa é mostrado o respetivo resultado: se foi bem sucedida são mostrados os resultados que foram pesquisados, caso contrário o utilizador é informado que não foram encontrados resultados. Para além destas funcionalidades, existem algumas funcionalidades adicionais que tornam a aplicação mais coerente: a wishlist, a votação de looks e loves . Na wishlist, o utilizador poderá adicionar os produtos que gosta ou que pretende adquirir, disponibilizados na aplicação . Esta funcionalidade é útil para o utilizador, no sentido em que serve como um atalho/favorito que é guardado na sua página, numa área reservada para a wishlist, permitindo a sua consulta quando o utilizador o entender. A votação dos looks e loves é apenas um meio para mostrar a satisfação/gosto pelos conteúdos das lojas e/ou conteúdos publicados pelos seus contatos. O utilizador também poderá editar o seu perfil, modificando as informações pessoais, em “editar perfil”.

Mapa de páginas

Mapa.png
Imagem 4: Mapa de páginas.

Server Behaviours utilizados

Foram utilizados vários tipos de server behaviours, nomeadamente, Dynamic Attribute, Dynamic Text, Repeat regions.

Recordsets/Queries utilizados

Foram utilizados vários recordsets dado que o site é bastante complexo e com imensas funcionalidades. A página do perfil de cada utilizador, é uma página complexa, uma vez que contém uma relação diversificada com as várias tabelas da BD. Assim, achou-se conveniente a exposição dos recordsets no relatório. Criaram-se os seguintes Recordsets/queries:
$rs_utilizadorrecordset que vai buscar a informação do utilizador do perfil.
$rs_pedidos recebidosCrecordset para vai buscar os dados do utilizador que fez pedido de contato.
$rs_pedidos enviadosU – verificar se o pedido do contato foi feito.
$rs_pedidos enviadosC – verificar se algum utilizador fez um pedido de contato.
$rs_pedidos aceitesC – verificar se o pedido de contato foi aceite.
$rs_pedidos aceitesU – verificar se o utilizador com sessão iniciada aceitou o contato.
$rs_pedidos recusadosC – verificar se o utilizador recusou o pedido de um utilizador com sessão iniciada.
$rs_pedidos recusadosU – verificar se o utilizador recusou outro pedido de contato de outro utilizador.
$rs_pedido esperaU – verificar se o pedido de contato foi colocado em espera.
$rs_pedido esperaC – verificar se o utilizador colocou o pedido de contato de outro utilizador em espera.
$rs_relação1 – verificar se foi feito algum pedido, tendo sido o utilizador com a sessão iniciada o utilizador convidado.
$rs_relação2 – verificar se foi feito algum pedido tendo sido o utilizador com sessão iniciada, a pessoa que fez o pedido de contato.
$rs_favU- favoritos do utilizador do perfil que está a ser visualizado.
$rs_likePrecordset para ver quem fez like nos posts.
$rs_likeCrecordset para verificar quem fez like nos comentários.
$rs_produtoUrecordset para ir buscar informação sobre os produtos colocados pelo utilizador do qual estas a ver o perfil.
$rs_lookUrecordset para ir buscar os looks do utilizador do perfil .
$rs_votorecordset que vai buscar os valores dos votos.
$rs_votoSNrecordset que vai buscar se o utilizador votou num determinado look.

Parâmetros passados entre páginas

O parâmetro POST é utilizado para o envio e validação de formulários. Foi por exemplo utilizado no formulário de registo do utilizador, onde é registado os dados do utilizador. No Login, também são passados parâmetros POST, para o utilizador puder entrar na sua conta pessoal, assim como o formulário da pesquisa, onde o utilizador insere a sua pesquisa, por cor, utilizador, estilo e marca. Na página de pagamento este parâmetro também é passado, no formulário de recolha de dados para efectuar compras. O parâmetro GET é utilizado para passar id’s de utilizadores, por exemplo para ter acesso à informação do utilizador que corresponde a esse id. É utilizado também para verificar o estado das ações, por exemplo adicionar um produto na página adicionar produto e verificar se a ação foi bem sucedida ou não.

Integração (e.g. Flash, AJAX Frameworks, etc)

Na fase de implementação, foram utilizadas várias linguagens: PHP , HTML, CSS e Javascript. O PHP foi indispensável para puder gerir os conteúdos na base de dados e poder retornar conteúdo na aplicação para que esta funcionasse plenamente. Para além desta linguagem de programação, o HTML E CSS, não menos importantes, contribuíram para puder construir a aplicação passo a passo e conseguir o resultado final. Quanto ao Javascript, neste caso , foi útil para movimentar conteúdos e gerar alguns efeitos que o grupo achou que davam alguma dinâmica ao site, nomeadamente o menu principal, que se move de cima para baixo cada vez que se clica na opção Menu. Na página das FAQ’s, para tornar mostrar as respostas de cada pergunta, é necessário clicar na seta para as tornar visíveis e também para ocultá-las. No menu da pesquisa, optou-se por ser uma zona clicável, criando-se uma pequena animação, onde a palavra “pesquisar” disponibilizada para o efeito, ficasse invisível quando o utilizador clica nesta e torná-la visível quando não está a ser clicada. Todos os efeitos referidos anteriormente foram possíveis devido à utilização de Javascript e feitos propositadamente para dar alguma dinâmica ao site.


4.Desenvolvimentos Futuros

Num desenvolvimento futuro do projeto, as encomendas do utilizador poderiam ser acompanhadas pelo mesmo ou seja, o utilizador poderia visualizar e acompanhar o itinerário da sua encomenda, dentro do país, até chegar à sua posse. Outro aspeto que possivelmente se iria implementar seria a gestão de denúncias feitas pelos utilizadores e recebidas/resolvidas pelo gestor de denúncias. Este aspeto, conferia mais seriedade à aplicação, e como consequência, o utilizador teria mais confiança para encomendar/publicar produtos online.

5.Conclusões

Posteriormente à conclusão do projeto Love it, Wear it, o grupo conclui que, no geral, os objetivos propostos inicialmente foram cumpridos na perfeição. No entanto, alguns dos mesmos não foram alcançáveis mas, por outro lado, não comprometeram o resultado final do projeto. Com a realização deste projeto foi possível aplicar os conhecimentos aprendidos durante as aulas da disciplina e melhorá-los, através da implementação de técnicas não aprendidas. Na perspetiva do grupo, Love it, Wear it contribuiu bastante para a aprendizagem dos elementos do grupo, pois permitiu criar um site complexo, que contém bastante informação e relações entre ela, o que implicou compreender todo o funcionamento das ligações entre conteúdos, para além de apresentar diversas funcionalidades presentes nas redes sociais atuais, o que é vantajoso para possíveis projetos futuros. Em suma, o grupo considera que cumpriu na perfeição os objetivos da disciplina e do grupo, para além de ter conseguido adquirir novas competências e colocar em prática os conhecimentos e técnicas aprendidas nas aulas da disciplina de Laboratório Multimédia 5.

6.Referências bibliográficas

NIXON,Robin, Learning PHP, MySQL & Javascript, O'Reilly Media, United States of America,2009.
I.P.H - The International Picture House East-London Studio & Gallery Founded - 2011, 2011 <http://theinternationalpicturehouse.com/>

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox