Studentslife
From Laboratório MM 5
Relatório de Laboratório multimédia 5
Contents |
Introdução
O presente trabalho surge no contexto da disciplina de Laboratório Multimédia 5, do terceiro ano da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, da Universidade de Aveiro. O seu objectivo é a concepção e desenvolvimento de um Web site atendendo aos princípios da Web 2.0 e ao aparecimento de redes sociais on-line, recorrendo a tecnologias server-side (em especial PHP) e client-side (como HTML/XHTML e JavaScript) e sob a coordenação dos docentes Hélder Caixinha e Licínio Mano, responsáveis pela unidade curricular anteriormente citada e, ainda, da docente Margarida Almeida, responsável pela disciplina de Implementação e Controlo de Projectos Multimédia.
Objectivo do documento
Este documento visa apresentar todo o processo de concepção e desenvolvimento do website em questão (Student’s Life), assim como todas as dificuldades sentidas e as soluções adoptadas pelo grupo de trabalho. Pretende, ainda, abordar questões relativas à implementação técnica de todas as componentes leccionadas durante o período de aulas e, por fim, realizar uma reflexão acerca do trabalho realizado.
Visão geral do projecto
O projecto prende-se com a partilha de trabalhos entre uma comunidade académica e empresas a ela associados, para tal existem, como é natural a presença de diversos utilizadores: professores, alunos, empresas. Os alunos podem criar o seu portfolio com os respectivos trabalhos por áreas de interesse/temas, que por sua vez podem comentar/avaliar ou comentar/sugerir os trabalhos dos seus amigos ou mesmo da comunidade académica, podem, ainda, candidatar-se a um trabalho/projecto de uma empresa, de modo a, dessa forma, puder receber informações/notificações sobre a mesma no seu perfil. As empresas, na comunidade académica, podem visualizar os portfolios e inspirar-se para a criação de novos projectos, adquirir trabalhos dos respectivos alunos, encontrar/visualizar o(s) perfil(s) do(s) candidato(s) a contratar, publicar projectos na rede, sugerir estágios na sua empresa, publicação de vagas na sua empresa.
Base de dados desenvolvida
A base de dados utilizada (Mysql), sendo um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular, possibilita a organização dos mesmos [registos] e a produção de informação. A relação existente entre as várias tabelas é, maioritariamente, uma relação de “um para muitos”, sendo que existem algumas relações “de si para si”. (...)
Narrativa
A empresa MicroWeb, orientada para o ramo da multimédia e das novas tecnologias da comunicação, quer apresentar no mercado uma plataforma de integração em comunidades académicas denominada de Student’s Life. Este projecto será uma mais-valia para as universidades interessadas uma vez que contribuirá para aumentar os índices de empregabilidade dos seus estudantes em fim de curso bem como o seu rendimento escolar. Durante a utilização da plataforma, os estudantes são incentivados a publicarem os seus trabalhos no seu portefólio sabendo que a qualquer momento, poderão ser notificados para participarem num estágio ou até mesmo convidados a ingressar numa empresa da área. Isto contribuirá para aumentar a competitividade entre alunos, onde cada um deverá mostrar aquilo que vale na elaboração dos seus projectos. Para as universidades será uma oportunidade de sobressair nos rankings universitários; Para os alunos, o momento certo de se relacionarem, comunicarem e exibirem aquilo que de melhor são capazes de fazer. Falando em termos técnicos, todos os utilizadores poderão partilhar entre si informação, fazendo publicações, estabelecendo relações de amizade, avaliando os trabalhos e ainda deixando feedback por recurso a comentários. Importa referir que a avaliação tem pesos diferentes: Alunos avaliam alunos: valor de 0,3 Professores avaliam alunos: valor de 3 Empresas avaliam alunos: valor de 2 (...)
Implementação
A implementação, no presente caso, é a fase do “Ciclo de Vida” da plataforma “Student’s Life”, na qual de procede à elaboração e preparação dos módulos necessários à sua execução.
Descrição das principais funcionalidades da aplicação Web
Inserção de trabalhos/construção de portfolios
A criação e disponibilização de portfolios na Web, com vista ao seu reconhecimento por parte das empresas envolventes, é o objectivo fulcral da plataforma Student’s Life. Como tal, os alunos, como um dos principais interessados, nesta aplicação, podem inserir trabalhos em diversos formatos (.doc, .pdf e .jpg) para que as empresas registadas e professores os possam visualizar e avaliar.
Contribuições/comentários
Cada utilizador com sessão iniciada pode inserir contribuições no seu perfil, estas que podem, posteriormente, ser comentadas por outros utilizadores e, também, por si mesmos o que pressupõe que vários utilizadores podem manter conversas assíncronas em redor de uma determinada contribuição.
Atribuição de Ratings
Os utilizadores com sessão iniciada podem atribuir uma classificação de 1 a 5 ao perfil de outros utilizadores, nunca atribuindo mais que uma vez ao mesmo trabalho, ou seja, não é permitido classificar mais que uma vez um trabalho em específico de um perfil de utilizador.
Rede de Amigos
Os alunos registados podem fazer amigos (outros alunos, professores ou empresas) de forma a criarem uma rede de seguidores. Esta rede permitirá aos alunos terem seguidores dos seus trabalhos, o que lhes permitirá uma maior divulgação do seu trabalho.
Gestão de Conta
Cada utilizador pode gerir a sua conta de utilizador no que respeita ao controlo de mensagens, contribuições e amigos, isto é, em qualquer altura o utilizador pode remover uma mensagem, uma contribuição, um amigo e ainda um comentário e resposta. Aquando da remoção de uma contribuição todos os comentários e respostas são removidos. O mesmo se aplica a um comentário que, quando removido, remove da Base de Dados todas as respostas a ele relacionadas.
Editar Perfil
Cada utilizador encontra, no seu perfil, a opção “Editar Perfil”, este que lhe permite aceder a uma página de edição de toda a informação pessoal, nomeadamente username, password e fotoperfil e tipo de agregação (empresa, aluno ou professor). Acrescente-se que os diferentes tipos de utilizadores têm acesso a diferentes opções de visionamento e edição de dados, sendo o perfil “alunos” o mais complexo (ex.: colocar, retirar e editar trabalhos).
Motor de busca/pesquisa com filtragem
A existência de um campo de pesquisa com filtragem, o que permite o utilizador focar a sua procura numa área específica, de modo a haver uma mais rápida “interacção” por aquilo que se procura (ex.:alunos, trabalho, empresas, etc.).
Mapa de páginas
O Mapa de páginas da plataforma Student’s Life está feito de forma a que haja uma interacção multidimensional, ou seja, existe um rede de páginas que interagem umas com as outras de modo consistente e contíguo. A combinação de várias páginas para a mesma plataforma permite uma gestão mais eficiente do site, bem como a visualização de “parcelas” distintas através do URL.
A “Barra de topo” é um dos elementos sempre presentes em todas as páginas pertencentes à plataforma “Student’s Life”. Esta [barra], contem, alem do logótipo, um sistema de pesquisa rápida, que permite ao utilizador fazer uma filtragem (embora que relativa) através de um vocábulo em específico; existem, ainda, alguns links de navegação “Perfil”, “As minhas mensagens”, “Ver o meu portfolio”, “definições” que permitem o destaque de páginas potencialmente importantes para os utilizadores da plataforma, o que permite um fácil acesso às mesmas.
A “Barra lateral”, a par da “barra de topo” é um dos elementos mais importantes, como referido anteriormente. Nesta encontra-se a imagem (fotoperfil) do utilizador e alguns links que dão acesso a informações, pertinentes ao utilizador, bem como a manutenção de mensagens recebidas/ enviadas, actualização no grupo de amigos e referencia aos “Favoritos”. Existe, ainda, “uma ligação” às páginas “O meu portfolio”, “As minhas propostas” e “definições de utilizador”.
“Rodapé”
No inferior da página, estão disponíveis diversos tipos de informação(links), que podem se revelar muito útil para os utilizadores, são elas: a “Ajuda”, informação sobre a plataforma “Acerca da plataforma”, termos e condutas de privacidade “Privacidade” e, por último, a referencia à empresa que esteve responsável pela presente plataforma – “MicroWeb”.
Página “Login”
O “login” é efectuado sempre que um utilizador pretende
Página “Perfil”
(...)
Página “Ver o meu portfolio”
Nesta página estão todos os trabalhos dos utilizadores (com perfil “alunos”). Os alunos têm acesso a vários comandos/informação, de forma a organizarem os seus trabalhos, tais como: a abertura e edição de documentos, através de “Editar”; consultar os detalhes de cada trabalho, através de “Abrir detalhes”; descarregar os seus trabalhos/documentos, através de “Descarregar”; têm ainda, informação de quantos trabalhos têm publicados; é possível visualizar que tipo de ficheiros têm (.pdf, .doc, etc.) Há, ainda, a disponibilização da data em que os trabalhos foram lançados na plataforma, respectivamente e o sistema de rating associado a cada qual.
Página “As minhas mensagens”
Nesta página, o utilizador tem a possibilidade de gerir as mensagens enviadas, ou recebias pelos seus “amigos”. Entre as diversas possibilidades existem as seguintes: “Apagar”; “Apagar todas”; “Marcar como lida”; “Marcar como não lida”; “Responder”. Está disponibilizada, também, a data de chegada ou envio de cada mensagem, de modo a tornar mais fácil a “leitura” das mesmas. Refira-se, ainda, que numa outra página “enviar mensagens”, é possível enviar mensagens para os diferentes amigos. Note-se que, esta opção só está presente quando o utilizador selecciona a página ”As minhas mensagens”.
Página “Registo de utilizador”
(...)
Server Behaviours utilizados
Na presente plataforma foi necessário recorrer a vários behaviours, de modo a colmatar as necessidades emergentes. Veja-se, então, os behaviours utilizados e respectiva importância: - repeat region; - insert record; - update record; - user authenticathion (sistema de login); - user authenticathion (sistema de logout); - user authenticathion (acesso restrito); - check new username;
Recordsets/Queries utilizados
A Queries possibilitam a existência de diferentes perspectivas sobre os dados, bem como a edição de informação que satisfaça determinados critérios. Foram utilizadas várias Queries por forma a responder às necessidades emergentes: - Select Query (seleccionar informação) - Action Query (alterar a informação) - CrossTab Query (dispor a informação)