Aveirotrip

From Laboratório MM 5

Revision as of 06:22, 18 January 2011 by Catarinacosta (Talk | contribs)
Jump to: navigation, search

Agradecimentos

Várias pessoas contribuíram para que este projecto fosse levado a bom porto, independentemente de todas as circunstâncias. Gostaríamos de agradecer especialmente aos docentes da cadeira de Laboratório Multimédia V, Professor Hélder Caixinha e Professora Licínio Mano, pela sua orientação e apoio constante. Agradecemos também aos nossos colegas Samuel Manso e Domingos Martins uma vez que deram uma ajuda inestimável, relativamente ao esclarecimento de dúvidas. Gostaríamos de agradecer também individualmente a João Maurício e Luís Ramalho pela ajuda prestada.


I Capítulo - Introdução


O presente relatório surge no âmbito da cadeira de Laboratório Multimédia V do curso Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro. Nele serão espelhadas a envolvência das fases de produção do Website da empresa “AveiroTrip”. O documento apresenta-se estruturado em capítulos/secções. Primeiramente enunciamos uma pequena introdução, onde se explanam através de duas secções, os objectivos, bem como, uma visão global de todo o projecto intitulado – AveiroTrip. O “II Capítulo” design gráfico pretende explanar os estudos desenvolvidos até ao protótipo final. O “III Capítulo” refere-se à base de dados relacional desenvolvida. Nesta revelamos as entidades existentes e as relações entre as mesmas, as tabelas criadas e os respectivos campos. Neste capítulo é ainda possível visualizar o diagrama ER do MySQL Workbench. O “IV Capítulo” expõe a implementação da aplicação que se subdivide em três secções: descrição das principais funcionalidades da aplicação Web; o supracitado capítulo contém ainda o mapa de páginas (os server behaviours usados, assim como os recordsets e queries criados e parâmetro passado entre páginas) e integração com outras tecnologias (como por exemplo o Adobe Fireworks CS3) O antepenúltimo capítulo apresenta sugestões de propostas para futuros desenvolvimentos, para uma melhor optimização do trabalho. O “VI Capítulo” enuncia as conclusões finais relativamente à elaboração do projecto. O “VI Capítulo” e último, permite identificar fontes formativas que ajudaram na concretização do mesmo.

Os objectivos gerais deste documento passam por dar a conhecer a ideia conceptual do projecto através da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas. O supracitado documento pretende mostrar a planificação da Base de Dados e o desenvolvimento do site, partindo das primeiras ideias (no que diz respeito ao layout), passando pelas estratégias adoptadas (inserção de outras tecnologias para dinamismo das páginas) e ideias não concretizadas, culminando no trabalho final. No que respeita aos objectivos específicos, pretende-se apresentar os problemas técnicos surgidos e as soluções encontradas na concepção do site.


O presente projecto denomina-se “AveiroTrip” e consiste na criação de um website de acordo com as temáticas de programação abordadas nas aulas de Laboratório Multimédia 5, tendo por suporte o programa Adobe Dreamweaver CS3. “AveiroTrip” visa o desenvolvimento de um website com fins lucrativos, para utilizadores que possam constituir o público-alvo deste género de aplicações – turismo. O supracitado projecto tem por objectivo geral a criação de um site onde os utilizadores sejam capazes de planear uma visita à cidade de Aveiro. Através deste, os utilizadores poderão proceder a reservas de hotéis, restaurantes, bem como, planificar percursos turísticos dentro da cidade e partilhar imagens com possíveis utilizadores. O grupo considera esta ideia exequível, uma vez que, se verificou um fraco investimento nesta área na cidade de Aveiro.

II Capítulo - Design Gráfico

Todos os elementos gráficos, presentes na aplicação foram desenvolvidos pelos elementos do grupo. O logótipo foi desenhado, tendo como objectivo o seguinte:

       AveiroTrip logo.jpg 

Pretendia-se que a letra sobre os quadrados coloridos tivesse um duplo sentido. Uma vez que a empresa denomina-se “AveiroTrip” através do logótipo pretende-se que este possa ser ido como a iniciais principais do nome - “A” e “T”. Desta forma, toda a elaboração do logo teve em conta esta vontade, resultando a seguinte ideia:

Pretende-se que se pareça a um “A”, de Aveiro.

       AveiroTrip logo A.jpg

Pretende-se que se pareça a um “T”, de Trip.

       AveiroTrip logo T.jpg
Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox