30123 P04

From LABMM1_IDE

Jump to: navigation, search

Exercício Labmm1 - Análise de aplicações mm

No âmbito da cadeira de Laboratório Multimédia 1, foi proposta a análise de dois websites: 1 – J.K Rowling Official Site – Harry Potter and more (http://www.jkrowling.com/en/index.cfm), de filiação JK Rowling e Warner Bros e autoria de Lightmaer  ; 2 - Don’t click it (http://www.dontclick.it/), de filiação Don’t click it – Institute for interactive research e autoria de Alex Frank.

Relativamente ao primeiro, site oficial da escritora J.K Rowling, este é dotado de várias componentes tanto espaciais como temporais. No que toca à matriz espacial, conseguimos perceber alguns textos (Jornal "Daily News, com algumas informações), imagens de fundo (a imagem principal apresenta-se como a superfície de uma secretária com alguns elementos: papéis, canetas, doces,...). Estes elementos apresentam-se estáveis na aplicação e não são influenciados por uma linha temporal, estando sempre iguais no tempo. Em termos de componentes temporais, este mune-se também de alguns artifícios como imagens animadas (temos como exemplo a borboleta, dependente da interacção do utilizador que "activa" o seu movimento a partir da aproximação do cursor), o som de fundo (o som do cão a ladrar, dos carros, do vento,...). Tanto as animações quanto o som são dependentes de uma linha temporal (no caso da borboleta, a actuação do utilizador, no caso do som, o passar do tempo que faz com que este seja reproduzido de diferentes maneiras). Por outro lado, o website Don't click it possui maioritariamente componentes temporais que estão relacionadas com o leque de animações interactivas que este possui (por exemplo, a mão com o rato que "segue" o cursor enquanto o utilizador navega pela aplicação, os "botões" interactivos, ...). É evidente que este possui também componentes espaciais como o texto de fundo que permanece estável durante a navegação porém a interactividade sobressai-se e torna o website menos estático possível.

Em relação a plataforma de suporte e ao meio de distribuição, ambos os sítios são disponibilizados na internet tendo como recurso programas como o Adobe Flash para além de que são ambos aplicações on-line (necessitam que haja uma ligação à rede para que estes sejam visualizados e implicam a transferência de dados entre um dispositivo terminal e um dispositivo servidor.)

Penso que o conteúdo expresso no site da J.K Rowling possui uma componente literária (apesar de não ser um “livro electrónico") na medida em que trata da autora do livro Harry Potter, estando por isso o livro relacionado com o conteúdo do site. Apresenta também uma componente de educação uma vez que apresenta uma área destinada à formação profissional da autora. Pode-se apresentar também como um método de marketing na medida em que o seu produto (o seu trabalho, o livro) é exposto. Porém, penso que este não será o objectivo principal do website mas sim a disponibilização de informações úteis acerca dos assuntos relacionados com a autora. (não sendo propriamente uma técnica de marketing). É utilizado um paradigma de interacção ambiente, onde o utilizador pode navegar por uma interface possuidora de botões/ícones metaforizados em objectos em cima de uma mesa de trabalho (óculos, escova, agenda, jornal,...). No que toca ao website DontClickit, por um lado, a aplicação interactiva apresentada permite o acesso a um trabalho final realizado no âmbito do curso de Design da Comunicação pelo seu autor, Alex Franck, mostrando-se assim como instrumento de educação e de análise nesta mesma área. Por outro lado, apresenta-se também na área da arte uma vez que são utilizados diversos recursos que unem o design, a arte da comunicação, com a tecnologia. O paradigma de interacção, neste caso, tanto pode ser aplicado ao index, uma vez que nos é apresentado um menu com ícones onde podemos aceder a diversos conteúdos mas como também ao paradigma ambiente, visto que o utilizador tem um grande controlo sobre a informação da qual deseja aceder.

Como meios de navegação/interacção, como já referido, o sítio da JK Rowling apresenta botões/ícones em forma de objectos localizados numa superfície de uma mesa de trabalho que permitem que o utilizador tenha acesso às diversas áreas do site através do clique nos mesmos objectos. Apresenta também uma lista de outros websites ( em links, metaforizado pelos óculos) de empresas relacionados com o site apresentado (promotores, outros autores,etc...)) que permitem aceder a outros espaços relacionados. Neste aspecto, o Dontclickit possui divisões no menu que podem ser acedidas ao passar com o cursor ao lado dos títulos apresentados (é, na minha opinião, uma inovação na forma do utilizador aceder a links, sem ter que carregar necessariamente neles). Este possui também uma secção onde podem ser enviados e-mails, havendo interacção entre os autores e os utilizadores.

Versão corrigida durante a aula:

No âmbito da cadeira de Laboratório Multimédia 1, foi proposta a análise de dois websites: 1 – J.K Rowling Official Site – Harry Potter and more (http://www.jkrowling.com/en/index.cfm), de filiação JK Rowling e Warner Bros e autoria de Lightmaer  ; 2 - Don’t click it (http://www.dontclick.it/), de filiação e autoria de Alex Frank.

Relativamente ao primeiro, site oficial da escritora J.K Rowling, este é dotado de várias componentes tanto espaciais como temporais. No que toca à matriz espacial, conseguimos perceber alguns textos (Jornal "Daily News, com algumas informações), imagens de fundo (a imagem principal apresenta-se como a superfície de uma secretária com alguns elementos: papéis, canetas, doces,...). Estes elementos apresentam-se estáveis na aplicação e não são influenciados por uma linha temporal, estando sempre iguais no tempo. Em termos de componentes temporais, este mune-se também de alguns artifícios como imagens animadas (temos como exemplo a borboleta, dependente da interacção do utilizador que "activa" o seu movimento a partir da aproximação do cursor, os ícones que ganham destaque através do passar do rato), o som de fundo (o som do cão a ladrar, dos carros, do vento, o som pela passagem do rato pelos ícones cujo objectivo é diferenciar estes dos restantes ícones...). Tanto as animações quanto o som são dependentes de uma linha temporal , da velocidade e sequência pela qual nos são mostradas.

Por outro lado, o website Don't click it possui maioritariamente componentes temporais que estão relacionadas com o leque de animações interactivas que este possui (por exemplo, a mão com o rato que "segue" o cursor enquanto o utilizador navega pela aplicação, os "botões" interactivos, ...). Possui também sons em algumas das separações. É evidente que este possui também componentes espaciais como o texto e a imagem de fundo que permanece estável durante a navegação porém a interactividade sobressai-se e torna o website menos estático possível.

Em relação a plataforma de suporte e ao meio de distribuição, ambos os sítios são disponibilizados através da world wide web tendo como recurso programas como o Adobe Flash para além de que são ambos aplicações on-line (necessitam que haja uma ligação à rede, internet, para que estes sejam visualizados e implicam a transferência de dados entre um dispositivo terminal e um dispositivo servidor.)

Penso que o conteúdo expresso no site da J.K Rowling possui uma componente de entretenimento uma vez que possui algumas actividades interactivas que permitem ao utilizador ter uma liberdade e algum “passatempo” enquanto navega pelo site. (Porta que podemos abrir, caixote do lixo, gaveta que se tem q abrir,...). marketing na medida em que o seu produto (o seu trabalho, o livro) é exposto e, através das diversas aplicações, captar o interesse dos leitores para que adquiram e continuem a adquirir os seus livros. É utilizado um paradigma de interacção ambiente na maior parte do site, onde o utilizador pode navegar por uma interface possuidora de botões/ícones metaforizados em objectos em cima de uma mesa de trabalho (óculos, escova, agenda, jornal,...).Encontramos também o paradigma tutorial na medida em que em alguns separadores somos “obrigados” a perseguir uma determinada ordem para conseguir alcançar um certo objectivo (na bibliografia, por exemplo.). Para além destas, na página inicial do sítio e em algumas divisões específicas, encontramos itens agrupados sobre a forma de um menu. No que toca ao website DontClickit, por um lado, a aplicação interactiva apresentada permite o acesso a um trabalho final de investigação realizado no âmbito do curso de Design da Comunicação pelo seu autor, Alex Franck, mostrando-se assim como instrumento de educação e de análise nesta mesma área. Também podemos referir o entretenimento como área de foque, uma vez que possui alguns jogos interactivos. O paradigma de interacção, neste caso, tanto pode ser aplicado ao index, uma vez que nos é apresentado um menu com ícones onde podemos aceder a diversos conteúdos mas como também ao paradigma ambiente e ao tutorial, visto que o utilizador tem um grande controlo sobre a informação da qual deseja aceder (por exemplo, nos “tubos de ensaio”) e visto que, nos jogos, temos que seguir determinada sequência para conseguir chegar ao objectivo proposto.

Como meios de navegação/interacção, como já referido, o sítio da JK Rowling apresenta botões/ícones em forma de objectos localizados numa superfície de uma mesa de trabalho que permitem que o utilizador tenha acesso às diversas áreas do site através do clique nos mesmos objectos. Temos também o botão “help”, “close” e as “setas” pela qual podemos continuar a navegar nas diversas separações. Podemos também manipular alguns objectos (caneta, borracha,...) Apresenta também uma lista de outros websites ( em links, metaforizado pelos óculos) de empresas relacionados com o site apresentado (promotores, outros autores,etc...)) que permitem aceder a outros espaços relacionados. Neste aspecto, o Dontclickit possui divisões no menu que podem ser acedidas ao passar com o cursor ao lado dos títulos apresentados (é, na minha opinião, uma inovação na forma do utilizador aceder a links, sem ter que carregar necessariamente neles). Este possui também uma secção onde podem ser enviados e-mails, havendo interacção entre os autores e os utilizadores.



Júlia Farias

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox