Dave Mckean 49994

From LABMM1_IDE

Jump to: navigation, search
Dave.jpg

Contents

Escolha do artista

O porquê de escolher o Dave McKean? Tive o primeiro contacto com o artista numa das primeiras aulas de IDE, onde o professor nos apresentou distintos trabalhos de alguns autores que trabalham na área de edição de imagem. Nesta aula, o livro chamava-se "Cages" e era detentor de um trabalho sombrio e abstracto, de uma qualidade ímpar e de uma atmosfera difícil de reconhecer dentro do género de banda-desenhada. Devido a um interesse recente em Comic Books/Graphic Novels, este parecia-me uma escolha acertada, apesar de desconhecer a maioria dos seus trabalhos. No entanto, mal fiz uma pesquisa rápida descobri alguns interessantes e nas áreas das quais me cativavam. Destaco, obviamente, a ilustração de livros de banda-desenhada, mas também a realização de capas de CD e de livros. Neste último destaco um dos trabalhos para um dos meus escritores favoritos, Stephen King.

Biografia

Dave Mckean é um multifacetado artista inglês dos nossos tempos. Nasceu no dia 29 de Dezembro de 1963 no Reino Unido e conta com inúmeros trabalhos de sucesso em variadas áreas de trabalho. Dave McKean é inicialmente conhecido como sendo um ilustrador de algumas das mais conhecidas obras de banda-desenhada deste século como The Sandman. No entanto, é também ele um criador de BD, fotógrafo, escultor, músico, designer e produtor.

A sua carreira começa com uma tentativa falhada de se tornar um artista de banda desenhada, em 1986 numa viagem até Nova Iorque. Apesar do primeiro percalço, Dave McKean acaba por conhecer o escritor Neil Gaiman. A partir deste momento, ambos os artistas iniciaram uma carreira de sucesso trabalhando em conjunto e lançando diversas obras. A primeira aconteceu em 1987 com uma short graphic novel, Violent Cases. Também com a colaboração de Neil Gaiman, é publicada em 1988 as mini-séries chamadas Black Orchid. Mas foi em 1989 que Dave McKean produziu as capas de uma das mais célebres séries escritas por Gaiman, The Sandman.

Iniciava-se assim uma carreira de sucesso, não só na ilustração de BD mas também na ilustração de capas de CD, livros, como produtor de filmes e até músico. E no final, passados 10 anos da primeira tentativa falhada de se tornar um criador de banda-desenhada, Dave McKean alcança esse objectivo criando uma ambígua e ambiciosa graphic novel, Cages.

Bibliografia

Comic Books/Graphic Novels

. Violent Cases (1987)

. Black Orchid (1988)

. The Sandman (1989)

. Arkham Asylum: A Serious House on Serious Earth (1989)

. Cages (1998)

. Signal to Noise (1992)


Capas de CD

. Alice Cooper

. Tori Amos

. John Cale

. Dream Theater

. Machine Head

. James Murphy

. My Dying Bride

. Michael Nyman

. Paradise Lost

. Suicide Silence

. Testament


Capas de Livros

. Jonathan Carroll

. Iain Sinclair

. Someone Comes to Town, Someone Leaves Town

. The Dark Tower IV: Wizard and Glass

. Coraline

. The Graveyard Book

. The New Yorker


Livros de Fotografia

. A Small Book of Black and White Lies

. Option: Click

. The Particle Tarot: The Major Arcana

. The Particle Tarot: The Minor Arcana


Filmes

. Mirrormask (2005)

Links de Interesse sobre o artista

Dave McKean por Andrew Naylor

Uma página dedicada ao artista por Andrew Naylor, contendo alguns trabalhos referentes ao primeiro.


Dave McKean Collector

Este é um website feito por fãs do artista, contendo notícias, imagens, trabalhos e muitas outras curiosidades.


Links sobre Dave McKean

Vários links de interesse sobre o próprio artista.


Neil Gaiman & Dave McKean

Um website sobre as várias colaborações entre Dave McKean e Neil Gaiman.


The Graveyard Book

Um website sobre as séries The Graveyard, escrito por Neil Gaiman e ilustrado por Dave McKean.


Dave McKean na Wikipedia

A página sobre o artista na Wikipedia, dispondo alguma da sua biografia e bibliografia mais relevante

Imagens escolhidas


. Ilustrações realizadas para as séries The Graveyard Book escritas por Neil Gaiman.

. Illustrações realizadas para o comic book Coraline, escrito por Neil Gaiman e publicado em 2002.

. Illustrações realizadas para o livro Crazy Hair de Neil Gaiman.

Técnicas Utilizadas

Dave McKean é conhecido por ser um artista que utiliza na sua maioria o trabalho realizado em papel, o desenho. No entanto, é também um ilustrador exímio. Algumas ferramentas como a escultura, fotografia e a xerografia (técnica pondo em prática o uso de uma fotocopiadora) são algumas das suas metodologias mais correntes. A manipulação digital através de Photoshop e Illustrator fazem-se notar para um resultado mais personalizado e característico do artista.

Análise Crítica

Em primeiro lugar, a realização de capas de CD e livros é um dos meus maiores fascínios, adorando os artistas que o conseguem fazer da forma mais original e irrealista possível. Storm Thorgersen é capaz de ser o artista mais sonante na minha cabeça no que toca à edição de imagem neste campo. Não só por ter feito algumas capas de álbuns das minhas bandas favoritas (Muse, Pink Floyd, The Mars Volta) mas fá-lo de maneira original e irrepreensível. Ao mesmo nível tomei conhecimento de Dave McKean. Mais dentro da área da banda desenhada, mas também com trabalhos de ilustração de CD’s e livros. No entanto, decidi escolher este último devido ao meu recente interesse em BD, não só pela sua escrita mas muito pelo divertimento visual que podemos encontrar em vários trabalhos.

Dave McKean é um artista que se baseia muito na sua capacidade de desenho. Simultaneamente utiliza a fotografia como uma ajuda essencial e xerografia. Isto é, a utilização de uma fotocopiadora que lhe possibilite recortar e copiar as imagens várias vezes até ao resultado desejado. Esta última técnica pode ser evidenciada em trabalhos como as capas da série The Sandman. Nos trabalhos escolhidos por mim, decidi optar por imagens com bastante detalhe, principalmente no que toca às ilustrações do livro The Graveyard e Coraline. Nestas duas primeiras imagens, podemos ver que o desenho foi, de facto, parte essencial e fulcral desta composição. Mesmo tratando-se de imagens a preto e branco o traço consegue mostrar inúmeros sinais de vida e preenchimento nas personagens, principalmente no exemplo do The Graveyard. Sentimos também uma mistura de sentimentos, entre o belo e o sombrio. Na última imagem, decidi escolher algo com mais cor, e retirei uma ilustração de uma das colaborações entre Neil Gaiman e Dave McKean, Crazy Hair. Neste trabalho nota-se que o irreal é mais uma vez uma arma poderosa nas mãos do artista, transformando a imagem numa amálgama de emoções e realidades. O traço é mais linear que os anteriores, possuindo cores fortes que dão destaque a alguns elementos. Nota-se também menos detalhe na composição, dando a ideia de algumas influências cubistas (?).

Segundo o autor, este não se considera um artista, por estar apenas a utilizar aquilo que outrora fora inventado por verdades artistas, citando Picasso como uma dessas individualidades. Na minha opinião, Dave McKean pode ser considerado um dos novos artistas no que se refere às ilustrações de livros de banda-desenhada, bem como a capas de CD e livros. O seu estilo peculiar, onde o abstracto, o terror e o impensável estão sempre presentes faz dele, também, um autor único, distinguindo-o facilmente de outros artistas. Os prémios recebidos mostram também uma parte da sua qualidade enquanto artista, onde os prémios na categoria de publicidade dão-lhe igualmente alguma notoriedade nesse campo. Em suma, Dave McKean é um autor multifacetado, encarando o seu trabalho em várias frentes, e conseguindo grandes feitos em todas elas. Desde o trabalho em capas de livros e CD no início da sua carreira, até aos comic books e mais recentemente, como produtor de filmes.

No que toca à minha formação profissional, Dave McKean rapidamente se torna como uma das minhas principais influências para trabalhos futuros, bem como Storm Thorgersen, como referi anteriormente. O primeiro destaca-se por realizar algumas das actividades que mais prezo, a edição e ilustração de capas de CD. Uma tarefa que me viria a satisfazer pessoalmente e profissionalmente, bem como o trabalho em alguns campos da publicidade. Assim sendo, toda esta pesquisa sobre Dave McKean e os seus trabalhos ajudaram-me a compreender melhor o mundo da composição, edição e ilustração de imagem, e que só com muita criatividade e empenho é que se alcança o que se deseja.

Palavras-Chave

. Dave McKean

. Dave McKean works

. Dave McKean illustrations

. Dave McKean images

. Dave McKean The Graveyard illustrations

. Dave McKean Crazy Hair

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox