Tolerância

From LABMM1_IDE

Jump to: navigation, search

Este princípio diz respeito à flexibilidade que a aplicação tem que ter no que diz respeito à ocorrência de erros por parte do utilizador.


Para impedir a ocorrência de erros é necessário tornar as acções e interacções previsíveis. Por exemplo, se o utilizador vir uma cruz no canto superior direito, vai imediatamente saber que é ali que deve clicar de forma a sair da aplicação, pois é assim que está acostumado a realizar essa acção.


É também necessário desactivar opções que já não sejam necessárias, a fim de não confundir mais o utilizador. Outra questão que se revela bastante útil é a de poder voltar atrás e repetir uma determinada acção. Isto pode ser implementado com um botão retroceder, por exemplo.


Por fim, outro ponto relevante para este princípio é a capacidade da aplicação de questionar o utilizador em casos que uma determinada acção do utilizador possa interferir grandemente no funcionamento da aplicação. Por exemplo, se, no botão sair, não existisse uma questão a confirmar a escolha do utilizador de sair da aplicação, este poderia involuntariamente clicar no botão de saída e quando desse por ela a aplicação estaria fechada, causando um grande incómodo.

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox