RaridadesDasProfundezas

Da Lab. Multimédia 1
(Diferença entre edições)
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 119: Linha 119:
  
 
[[Multimédia:Diário de bordo nº4.doc | Diário de Bordo Nº4]]
 
[[Multimédia:Diário de bordo nº4.doc | Diário de Bordo Nº4]]
 +
 +
[[Multimédia:Diário de bordo nº5.doc | Diário de Bordo Nº5 ]]
 
----
 
----
 
<p>
 
<p>

Revisão das 16h22min de 6 de Janeiro de 2012

Raridades Das Profundezas

Projecto de Laboratório Multimédia 1 e de Imagem Digital Estática

Tema escolhido: Oceanário

Sub-tema: Espécies marinhas que se encontram em vias de extinção (espécies raras)

Titulo: Raridades Das Profundezas


Raridades das Profundezas é um projecto de aplicação multimédia destinado ao público com uma idade superior a oito anos, isto é, a partir da idade em que as crianças já deverão saber ler. Pretendemos dar a conhecer as espécies em vias de extinção existentes nos Oceanários. A ideia surgiu após a pesquisa de vários sites relacionados com o tema, sendo que nos centrámos mais nos seguintes: [(http://adn-aquariumdesign.com/site/adn/empresa/)], [(http://www.oceanario.com.br/portugues/index.php)] e [(http://www.vasco.oceanario.pt/)]. Pretendemos inspirar-nos nas suas estruturas interactivas, na forma como é feita a navegação e nos grafismos dos meios de interacção. Para além disso, tivemos em conta a forma como são apresentados os menus e o tipo de informação que é apresentada.

Na nossa Aplicação Multimédia, o utilizador poderá ficar a saber em que consiste o nosso projecto, em que contexto surgiu e quais os objectivos do mesmo, assim como conhecer alguns dos animais marítimos que se encontram em vias de extinção e as causas desse mesmo fenómeno. Escolhemos quatro espécies: o Cavalo-Marinho, a Tartaruga Marinha, a Baleia Azul e a Foca Monge.


220px-Hippocampus.jpg Cavalo-Marinho 1191405755.jpg Tartaruga Marinha Baleiaazul.jpg Baleia Azul Monkseal.jpg Foca Monge


A forma de distribuição do projecto será on-line, deixando também a possibilidade de ser visualizada numa plataforma off-line. Assim, temos prevista a realização do packaging necessário a essa mesma distribuição. Estamos a pensar utilizar um DVD ou CD-R para o efeito.

Pretendemos utilizar a técnica de programação rollOver, que consiste em passar o cursor em cima de cada item e em fazer aparecer a informação adequada a cada um deles. É uma técnica autónoma em que o utilizador detém o controlo do fluxo de informação, pois controla como e quando a informação é apresentada. Esta técnica será utilizada sobre os itens da aplicação, servindo para animar o item em questão, tal como acontece no site da mascote do Oceanário de Lisboa, o Vasco. Para além desta, está prevista a utilização da técnica onRelease para fazer aparecer a informação que o utilizador deseja visualizar, assim como no site do Oceanário Sul e do ADN Aquarium Design.

A parte inicial terá um background, com bolhas a surgirem (animação inspirada no site do Oceanário Sul), uma grelha inspirada nos sites do Vasco (Oceanário de Lisboa) e no site ADN Aquarium Design, um ícone (botão) com o nome da aplicação e botões interactivos que remeterão para o conteúdo de cada item. Depois da parte inicial, o menu será alinhado na parte superior da aplicação, estando a opção de voltar ao início (botões), assim como a de desligar e ligar o som, sempre disponível, tal com foi definido na arborescência, sendo que a inspiração ocorreu dos sites. O menu seleccionado ficará a cor-de-laranja. Desta forma, o nosso menu será de tipo index, já que tem links, botões e ícones organizados em menus explícitos. No caso da parte do Quem Somos?, após seleccionar este item, aparecerá um texto explicativo que refere os nossos objectivos e em que contexto surgiu a aplicação. Após clicar no botão de um determinado animal (menu Espécies em Risco - botão), irá surgir a informação acerca do mesmo, a galeria de imagens e o ícone que irá direccionar o utilizador para um pequeno filme sobre a espécie. A informação apresentada consistirá em abordar algumas das características de cada animal e as razões pelas quais estes se encontram em "perigo". Os Contactos disponibilizarão um e-mail que o grupo criou propositadamente para a aplicação e, nos Créditos, aparecerão os nomes dos autores do projecto.

A aplicação poderá ter efeitos sonoros que serão activados quando o utilizador clica em cada um dos itens, assim como uma música ambiente (mais especificado no Diário de Bordo nº3).

Para as fontes tipográficas, inspirámo-nos nos três sites referidos, dando um ar divertido aos itens, como acontece no site do Vasco mas, também, um ar mais sério à informação apresentada, tal como o Oceanário Sul ou o ADN Aquarium Design. Assim, optámos por escolher Georgia (51,28pt) para o titulo; Georgia (21pt) para os menus; Georgia (16pt) para o ícone do início; Calibri (18pt) para os subtítulos; Calibri (13pt) para o texto; Calibri (16pt) para as hiperligações e Myriad Pro (12pt) para o ícone do vídeo.

Relativamente à estratégia de aplicação de cor, optámos por cores mais divertidas, tal como no site do Vasco para que o utilizador ache a aplicação atractiva. Optámos por escolher #F15A24 para o titulo; #FFFFFF para os menus e para o texto; #F7931E para o ícone do início e para o ícone do vídeo; #F15A24 para o subtítulo e #29ABE2 para as hiperligações.

O grupo considerou mais apelativo a criação de uma mascote, principalmente para o público mais juvenil, tal como o site do Vasco nos apresenta. A nossa mascote é uma gota, com o nome de Bolhas e pretendemos que esta interaja em alguns momentos da aplicação.



Print Screens


Print - 1º cenário-fundo-grelha.jpg Print - Quem Somos.jpg Print - Espécies em Risco.jpg Print - Espécies em Risco Baleia.jpg Print - Espécies em Risco Cavalo-Marinho.jpg Print - Espécies em Risco Foca.jpg Print - Espécies em Risco Tartaruga.jpg Print - Contactos.jpg Print - Créditos.jpg



Arborescência

Arborescencia1.jpg

Nota: No ecrã principal, haverá um botão, sempre presente, para ligar e desligar o som. Haverá, também, sempre a possibilidade de voltar ao ecrã principal, a partir de qualquer ponto da aplicação.

Esta arborescência é hierárquica linear, uma vez que apresenta uma organização ramificada e hierarquizada da informação, em que o utilizador navega em profundidade entre os níveis da estrutura, sem navegar em itens do mesmo nível desta. Assim, a navegação será simples, clara e bastante acessível a todo o tipo de público, mesmo ao mais juvenil, principalmente, porque haverão sempre títulos ou cores a indicar o percurso feito pelo utilizador.

O utilizador, poderá escolher que link quer consultar, na página principal, sendo que apenas o "nó" Espécies em Risco tem continuação para outros links. Ao escolher um destes links, aparecerá a informação do animal respectivo e uma galeria de fotografias, sendo que o utilizador apenas terá que clicar nas setas que irão estar disponíveis para conseguir visualizar as restantes fotografias. Será uma espécie de slideshow, em que é o utilizador quem o controla. Nesta mesma página, estará incluído um link que terá ligação a um vídeo sobre a espécie, tal como já tínhamos pensado.



Diários de Bordo

Diário de Bordo Nº1

Diário de Bordo Nº2

Diário de Bordo Nº3

Diário de Bordo Nº4

Diário de Bordo Nº5


Divisão de Tarefas:

Arborescência - Lara Morgado, Sara Eusébio e Sara Soares

Animação - Lara Morgado, Ricardo Castro e Sara Soares

Diários de Bordo - Sara Soares

Dinamização da Wiki - Todos poderão participar

Esboços/Planificação - Sara Soares

Grelhas - Ricardo Castro e Sara Soares

Idealização - Ricardo Castro, Sara Eusébio e Sara Soares

Ilustração dos cenários - Ricardo Castro, Sara Eusébio e Sara Soares

Mascote - Ricardo Castro e Sara Eusébio

Pesquisas - Todos participam

Vectorização - Ricardo Castro e Sara Eusébio

Relatórios - Lara Morgado e Sara Soares

Sonorização -

Textos da aplicação - Ricardo Castro, Sara Eusébio e Sara Soares

Tratamento dos vídeos -


Elementos do Grupo:

Lara Morgado

Ricardo Castro

Sara Eusébio

Sara Soares

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Ferramentas