RaridadesDasProfundezas
| Linha 186: | Linha 186: | ||
</p> | </p> | ||
| − | [[Multimédia:Relatório Final do Projecto lab.doc | | + | [[Multimédia:Relatório Final do Projecto lab.doc | Relatório Final]] |
| + | |||
| + | |||
---- | ---- | ||
Revisão das 01h04min de 14 de Janeiro de 2012
Raridades Das Profundezas
Projecto de Laboratório Multimédia 1 e de Imagem Digital Estática
Tema escolhido: Oceanário
Sub-tema: Espécies marinhas que se encontram em vias de extinção (espécies raras)
Titulo: Raridades Das Profundezas
Raridades das Profundezas é um projecto de aplicação multimédia destinado ao público com uma idade superior a oito anos, isto é, a partir da idade em que as crianças já deverão saber ler. Pretendemos dar a conhecer as espécies em vias de extinção existentes nos Oceanários.
A ideia surgiu após a pesquisa de vários sites relacionados com o tema, sendo que nos centrámos mais nos seguintes: [(http://adn-aquariumdesign.com/site/adn/empresa/)], [(http://www.oceanario.com.br/portugues/index.php)] e [(http://www.vasco.oceanario.pt/)]. Pretendemos inspirar-nos nas suas estruturas interactivas, na forma como é feita a navegação e nos grafismos dos meios de interacção. Para além disso, tivemos em conta a forma como são apresentados os menus e o tipo de informação que é apresentada.
Na nossa Aplicação Multimédia, o utilizador poderá ficar a saber em que consiste o nosso projecto, em que contexto surgiu e quais os objectivos do mesmo, assim como conhecer alguns dos animais marítimos que se encontram em vias de extinção e as causas desse mesmo fenómeno. Escolhemos quatro espécies: o Cavalo-Marinho, a Tartaruga Marinha, a Baleia Azul e a Foca Monge.
Cavalo-Marinho
Tartaruga Marinha
Baleia Azul
Foca Monge
A forma de distribuição do projecto será, sobretudo, off-line, deixando também a possibilidade de ser visualizada numa plataforma on-line, sendo que damos a possibilidade de ser rerideccionado para a wiki do projecto ou ao site da Universidade de Aveiro. Assim, temos prevista a realização do packaging necessário a essa mesma distribuição. Estamos a pensar utilizar um DVD ou CD-R para o efeito.
Pretendemos utilizar a técnica de programação rollOver, que consiste em passar o cursor em cima de cada item e em fazer aparecer a informação adequada a cada um deles. É uma técnica autónoma em que o utilizador detém o controlo do fluxo de informação, pois controla como e quando a informação é apresentada. Esta técnica será utilizada sobre os itens da aplicação, servindo para animar o item em questão, tal como acontece no site da mascote do Oceanário de Lisboa, o Vasco. Para além desta, está prevista a utilização da técnica onRelease para fazer aparecer a informação que o utilizador deseja visualizar, assim como no site do Oceanário Sul e do ADN Aquarium Design.
A parte inicial terá um background, com bolhas a surgirem (animação inspirada no site do Oceanário Sul), uma grelha inspirada nos sites do Vasco (Oceanário de Lisboa) e no site ADN Aquarium Design, um ícone (botão) com o nome da aplicação e botões interactivos que remeterão para o conteúdo de cada item. Depois da parte inicial, o menu será alinhado na parte superior da aplicação, estando a opção de voltar ao início (botões), assim como a de desligar e ligar o som, sempre disponível, tal com foi definido na arborescência, sendo que a inspiração ocorreu dos sites. O menu seleccionado ficará a cor-de-laranja. Desta forma, o nosso menu será de tipo index, já que tem links, botões e ícones organizados em menus explícitos. No caso da parte do Quem Somos?, após seleccionar este item, aparecerá um texto explicativo que refere os nossos objectivos e em que contexto surgiu a aplicação. Após clicar no botão de um determinado animal (menu Espécies em Risco - botão), irá surgir a informação acerca do mesmo, a galeria de imagens e o ícone que irá direccionar o utilizador para um pequeno filme sobre a espécie. A informação apresentada consistirá em abordar algumas das características de cada animal e as razões pelas quais estes se encontram em "perigo". Os Contactos disponibilizarão um e-mail que o grupo criou propositadamente para a aplicação e, nos Créditos, aparecerão os nomes dos autores do projecto.
A aplicação poderá ter efeitos sonoros que serão activados quando o utilizador clica em cada um dos itens, assim como uma música ambiente (mais especificado no Diário de Bordo nº3).
Para as fontes tipográficas, inspirámo-nos nos três sites referidos, dando um ar divertido aos itens, como acontece no site do Vasco mas, também, um ar mais sério à informação apresentada, tal como o Oceanário Sul ou o ADN Aquarium Design. Assim, optámos por escolher Georgia (51,28pt) para o titulo; Georgia (21pt) para os menus; Georgia (16pt) para o ícone do início; Calibri (18pt) para os subtítulos; Calibri (13pt) para o texto; Calibri (16pt) para as hiperligações e Myriad Pro (12pt) para o ícone do vídeo.
Relativamente à estratégia de aplicação de cor, optámos por cores mais divertidas, tal como no site do Vasco para que o utilizador ache a aplicação atractiva. Optámos por escolher #F15A24 para o titulo; #FFFFFF para os menus e para o texto; #F7931E para o ícone do início e para o ícone do vídeo; #F15A24 para o subtítulo e #29ABE2 para as hiperligações.
O grupo considerou mais apelativo a criação de uma mascote, principalmente para o público mais juvenil, tal como o site do Vasco nos apresenta. A nossa mascote é uma gota, com o nome de Bolhas e pretendemos que esta interaja em alguns momentos da aplicação.
Prints Screens
- Todos os prints mostram as grelhas do projecto
Arborescência
Nota: No ecrã principal, haverá um botão, sempre presente, para ligar e desligar o som. Haverá, também, sempre a possibilidade de voltar ao ecrã principal, a partir de qualquer ponto da aplicação.
Esta arborescência é hierárquica linear, uma vez que apresenta uma organização ramificada e hierarquizada da informação, em que o utilizador navega em profundidade entre os níveis da estrutura, sem navegar em itens do mesmo nível desta. Assim, a navegação será simples, clara e bastante acessível a todo o tipo de público, mesmo ao mais juvenil, principalmente, porque haverão sempre títulos ou cores a indicar o percurso feito pelo utilizador.
O utilizador, poderá escolher que link quer consultar, na página principal, sendo que apenas o "nó" Espécies em Risco tem continuação para outros links. Ao escolher um destes links, aparecerá a informação do animal respectivo e uma galeria de fotografias, sendo que o utilizador apenas terá que clicar nas setas que irão estar disponíveis para conseguir visualizar as restantes fotografias. Será uma espécie de slideshow, em que é o utilizador quem o controla. Nesta mesma página, estará incluído um link que terá ligação a um vídeo sobre a espécie, tal como já tínhamos pensado.
Diários de Bordo
Divisão de Tarefas:
Arborescência - Lara Morgado, Sara Eusébio e Sara Soares
Animação - Todos participam
Diários de Bordo - Todos poderão participar
Dinamização da Wiki - Todos poderão participar
Esboços/Planificação - Sara Soares
Grelhas - Ricardo Castro e Sara Soares
Idealização - Ricardo Castro, Sara Eusébio e Sara Soares
Ilustração dos cenários - Ricardo Castro, Sara Eusébio e Sara Soares
Mascote - Ricardo Castro e Sara Eusébio
Pesquisas - Todos participam
Vectorização - Ricardo Castro, Sara Eusébio e Sara Soares
Relatórios - Lara Morgado e Sara Soares
Textos da aplicação - Ricardo Castro, Sara Eusébio e Sara Soares
Tratamento das imagens - Sara Soares
Tratamento do som - Lara Morgado
Tratamento dos vídeos - Ricardo Castro
Relatório Final
Elementos do Grupo:
